domingo, 11 de setembro de 2011

Encontro de Bandas

Fotos: Antonio Almeida




Dando sequencia a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural a partir das 10 horas de hoje, em frente ao Parque das Águas ocorreu o Encontro de Bandas de Cambuquira.

Saudando as bandas e o público,o prefeito Kaka afirmou que o Encontro de Bandas passará a constar do calendário oficial de eventos da cidade,acontecendo sempre ao segundo domingo do mês de setembro.

Difundida na Europa, a banda de música parece ter suas origens na França.

No Brasil, embora haja a confirmação da existência de bandas militares na segunda metade do século XVIII em Pernambuco, elas vieram a ser mais populares a partir da chegada de D. João VI com sua corte ao Rio de Janeiro, em 1808. O rei trouxe consigo uma banda de música portuguesa e durante a estada da família real no Rio de Janeiro foram realizados vários concertos pelas bandas existentes na época.

As bandas civis, que herdaram a disciplina e a organização das bandas militares, foram criadas por todo o Brasil. Havia bandas de músicas, tanto nas cidades, quanto em vilas, povoados e até em sítios e fazendas. As cidades do interior organizavam suas bandas civis, que passavam a ser um veículo de entretenimento coletivo, participando de movimentos políticos, acontecimentos religiosos, cívicos e sociais.

No dias de apresentação, as bandas saíam da sua sede em formação militar, com os músicos de uniformes limpos, engomados, sapatos engraxados, quepes na cabeça, desfilando pelas ruas ao som de dobrados, em direção ao coreto da praça principal, onde executavam o melhor do seu repertório, que além de dobrados incluíam xotes, quadrilhas, valsas, choros, maxixes, frevo, aberturas de óperas.

Cambuquira retoma assim a tradição de nossa cultura popular.

Agora a tarde,as Bandas se apresentam na quadra coberta do CTC.