sábado, 16 de julho de 2011

Sábado recordação



Tony Tornado ou Toni Tornado, nome artístico de Antônio Viana Gomes, (Mirante do Paranapanema, 26 de maio de 1930) é um ator e cantor brasileiro. Em 1970 foi o vencedor da fase brasileira do V Festival Internacional da Canção com a canção soul "BR-3"

Aos 11 anos de idade Tony fugiu de casa e foi parar no Rio de Janeiro onde se se tornou menino de rua e ganhava a vida vendendo amendoim e engraxando sapatos.

Aos 18 anos serviu na Escola de Paraquedismo de Deodoro junto com o empresário Silvio Santos.

Em 1957 lutou no Canal de Suez

Tony iniciou sua carreira artística nos anos 60 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa "Hoje é dia de Rock" de Jair de Taumaturgo, nessa época Tony imitava os cantores Chubby Checker e Little Richard.

Ainda nos anos 60, viajou aos Estados Unidos onde morou por cinco anos em Nova York.

Em 1970 adotou o nome com o qual passou a ser conhecido "Tony Tornado", influênciado por James Brown, Tony foi um dos artistas que introduziu a Soul Music e o Funk na música brasileira.

Nesse mesmo ano, ao lado do Trio Ternura defendeu a canção BR-3, que conseguiu o primeiro lugar no festival. Estreou na televisão em 1972 com a novela "Jerônimo", da TV Tupi.

Participa frequentemente de várias novelas e minisséries, mas quase nunca, infelizmente, em papéis de destaque. O maior papel de sua carreira na TV foi, o capanga de Getúlio Vargas, Gregório Fortunato, o "Anjo Negro", na minissérie Agosto, de 1993, baseada na obra de Rubem Fonseca. Outro capanga marcante de sua carreira foi Rodésio, que trabalhava para a Viúva Porcina (Regina Duarte), em Roque Santeiro - tão marcante que, em um dos finais gravados, era Rodésio quem terminava com Porcina, que no entanto foi vetado pela emissora globo por medo da reação do público.

Foi casado com a atriz Arlete Salles na década de 70. É pai do também ator Lincoln Tornado, que recentemente interpretou o personagem Ezequiel, na telenovela global Escrito nas Estrelas.