quinta-feira, 7 de julho de 2011

Deputado Ulysses Gomes confirma sua presença em Cambuquira


O deputado estadual Ulysses Gomes confirmou presença na reinauguração do Parque das Águas de Cambuquira, que ocorrerá às 14h de amanhã (8). O anúncio foi feito aos vereadores da cidade Roginaldo da Costa Batista e Celso Alves da Silva, que visitaram Ulysses na tarde de ontem (6), em seu gabinete, para convidá-lo pessoalmente. Durante o encontro, eles presentearam o deputado com uma garrafa da melhor água do mundo: a água mineral de Cambuquira. “Por ser considerada mundialmente a melhor, ela é a única brasileira que será envazada em vidro, para ser disponibilizada em hoteis, salas vips e outros ambientes de padrão internacional”, contou Roginaldo.

Ulysses afirmou que não poderia faltar a um evento de tamanha importância para o Sul de Minas. O projeto de restauração do Parque das Águas recebeu recursos da ordem de R$ 1 milhão, sendo metade disponibilizada, em 2009, por meio de esforços e emendas do mandato do deputado federal Odair Cunha, quando Ulysses ainda integrava a equipe, como chefe de gabinete. A outra parte foi disponibilizada pelo Ministério do Turismo, no Governo Lula.

A última reforma do Parque das Águas havia ocorrido há mais de 50 anos, na década de 1960. As fontes foram restauradas, assim como alguns equipamentos de ginástica do parque, que ainda ganhou outros. A captação das fontes, no entanto, foi totalmente preservada. A partir de agosto, inicia-se a segunda etapa da reforma, que vai alterar – até o final do ano – o lago local, além de criar um espaço para leituras e eventos culturais.

O Parque das Águas de Cambuquira é um dos mais importantes do país e conta com seis fontes com indicações terapêuticas e águas ricamente mineralizadas. Em mais de oito hectares de área, o parque fica numa área remanescente de Mata Atlântica, com vegetação nativa. Impregnado de tranquilidade, além das fontes, existem jardins sombreados, alamedas floridas, muita árvore e o "Lago Três Escravos", com suas muitas aves aquáticas.

CAMBUQUIRA
A encantadora estância hidromineral e climática está cercada de montanhas, a 950 metros de altitude, em um dos mais belos espaços do planalto do Sul de Minas. Cambuquira integra o Circuito das Águas, circuito turístico que engloba as cidades onde se localizam estâncias hidrominerais. A fama da cidade nasceu das qualidades de suas águas e, hoje, ela é considerada uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil.

Com economia baseada na cultura do café e no turismo, Cambuquira possui um excelente artesanato em crochê, arranjos com vegetais desidratados, doces caseiros, mel, rapaduras, pinga e queijos. Parte dessa oferta pode ser encontrada, inclusive, dentro do Parque das Águas.

O clima, a beleza local e a tranquilidade de seus 13 mil moradores fazem com que Cambuquira seja muito procurada por turistas que buscam paz e sossego.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Ulysses Gomes