sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Tetê Espíndola pede socorro ao Pantanal: A canção “Adeus Pantanal”, de 1988, ganha novo arranjo com a participação de vários artistas da nossa música



 Quando Itamar Assumpção gravou a sua canção “Adeus Pantanal”, no primeiro e único álbum seu feito por uma gravadora, “Intercontinental – Quem Diria”, em 1988, não poderia imaginar o quão dramático o seu lindo apelo se tornaria, mais de 30 anos depois.

Na época, a gravação contou com as participações de Tetê Espíndola e Alzira E, duas dos principais expoentes da música da região. Desta vez, as irmãs voltam com o apelo multiplicado pela devastação que sofre o bioma com as queimadas, em um clipe com 32 artistas consagrados da nossa música.

Estão na gravação Chico César, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Arrigo Barnabé, Jane Duboc, Rolando Boldrin, Suzana Salles, Vânia Bastos, Zeca Baleiro entre vários outros artistas.

É difícil, muito difícil ver e ouvir o clipe sem um travo na garganta e lágrimas nos olhos. O mesmo parece transparecer dos cantores e instrumentistas que se apresentam, em um misterioso branco e preto, todos de óculos escuros, com a simbologia do que não pôde ser visto:

Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar a bicharada
Eu fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada

Eu não vi lambari, nem pintado nem mandi, a peixarada
Paca também não vi, pacu, índia guarani
Vi quase nada

Veja toda a matéria na Revista Fórum, clicando aqui

Assista ao clipe aqui