O Prémio Literário José Saramago, instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago e pensado como instrumento para a defesa da língua através do estímulo ao surgimento de jovens escritores da lusofonia, abre as candidaturas para a sua 12.ª edição no início do próximo ano.
A partir de 8 de janeiro de 2022, os candidatos podem submeter ao Prémio uma obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, com um mínimo de 200 mil caracteres com espaços, escrita em língua portuguesa por pessoas com idade não superior a 40 anos, de qualquer país da lusofonia, excluindo as obras póstumas, bem como os autores que tenham já sido premiados em edições anteriores do Prémio.
A escolha da obra vencedora será efetuada pelo Júri com base numa seleção de obras finalistas que estará a cargo de uma Comissão Executiva, orientada pela Presidente do Júri, que verificará a regularidade formal das candidaturas recebidas e fará a leitura das obras admitidas a concurso.
As obras admitidas a concurso terão de ser apresentadas à Fundação Círculo de Leitores até 31 de maio de 2022. Para o efeito, os interessados deverão, a partir de janeiro de 2022, registar-se na plataforma www.premiojosesaramago.pt, facultando os elementos de identificação do autor e de caracterização da obra que lhe sejam solicitados.
A obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Concretamente, em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia em que não seja publicada localmente. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de € 40 000,00 (quarenta mil euros).
O regulamento integral está disponível para consulta aqui.