segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Estudo indica que maconha poderia prevenir infecção pulmonar por coronavírus



 Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e publicado na semana passada, mostra que o THC, uma das principais substâncias psicoativas presentes na maconha, poderia ajudar a prevenir a síndrome respiratória aguda, considerada uma das complicações mais comuns geradas pela covid-19, e principal causadora de mortes pela doença.

Segundo os resultados preliminares da pesquisa, publicados na revista Frontiers in Pharmacology, o THC fortalece a resposta imunológica do organismo à infecção respiratória e também produz um aumento significativo das chamadas “bactérias pulmonares saudáveis”.

Contudo, é importante destacar que até o momento o estudo foi realizado apenas com ratos, não com humanos, mas os resultados foram bastante conclusivos: 100% das cobaias que receberam um tratamento baseado em THC desenvolveram imunidade e não sobreviveram após passarem por períodos assintomáticos ou com sintomas leves da doença. Entre os que não receberam o tratamento, todos morreram.

Agora, o estudo passará por um aperfeiçoamento do tratamento antes do início da próxima etapa, de testes em humanos, que espera que sejam realizados entre novembro e dezembro deste ano, segundo os cientistas.

Fonte: Revista Fórum