quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Caso Eloá serve de alerta sobre sexualidade precoce


O caso da menina Eloá Pimentel, morta aos 15 anos pelo ex-namorado, dispara um alerta às famílias para que não permitam a sexualização precoce de crianças e adolescentes, declarou neste sábado a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos). "Em todos os noticiários nós vimos que aquele que matou Eloá entrou na sua casa e pediu autorização para a sua família, quando ela tinha 12 anos, para ter uma relação com ela. Será que é possível que os pais e mães não estejam atentos que, com 12 anos, não é possível que meninas e meninos estejam sexualizados precocemente?", afirmou a ministra, durante ação da campanha de Carnaval contra exploração e abuso sexuais de crianças e adolescentes. Não basta que governos estejam de olho a casos de violações dos direitos de crianças, disse ela, "estamos tentando fazer nossa parte, mas precisamos de pais e mães mais atentos, cuidadores mais tentos, sociedade mais atenta". Maria do Rosário disse que não pretendia, com a forte declaração, puxar a orelha da família de Eloá ou atenuar a responsabilidade do crime cometido pelo ex-namorado. "A família não é responsável pelo sujeito que apertou o gatilho, mas uma atenção maior com uma criança de 12 anos acho que todos nós devemos ter no Brasil." Em 2008, Eloá foi morta com dois tiros pelo ex-namorado Lindemberg Alves Fernandes, 22, após mais de cem horas de cárcere privado. Eles mantiveram um relacionamento por quase três anos, iniciado quando Eloá tinha 12 anos e Lindemberg, 19. O namoro, segundo relatos de conhecidos à época do crime, foi inicialmente rejeitado pela família da menina, que acabou aceitando o relacionamento na sequência. Esta semana, Lindemberg foi condenado pelo crime a 98 anos e dez meses de prisão. Questionada sobre a idade adequada para o início da vida sexual de uma pessoa, a ministra disse que não cabe a ela precisar. "Não sou eu que julgo, mas a legislação diz que, com menos de 14 anos, qualquer relação sexual é de violação e de estupro de vulnerável. Não basta a gente fazer a lei, é preciso que todo mundo cumpra."

Fonte: O Kduro (http://okduko.blogspot.com/2012/02/caso-eloa-serve-de-alerta-sobre.html)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Para dirimir qualquer dúvida


Neste mês que gozei minhas merecidas férias, muitos boatos surgiram na cidade dando conta de um suposto rompimento com a administração municipal.

Por várias vezes fui questionado sobre minha “saída” da Prefeitura e por dezenas de vezes tive que dizer que estava apenas de férias.

Faço parte de uma administração, que após cem anos de total inércia das administrações anteriores, trouxe para a município grandes investimentos federais, como o tratamento da água, a construção de creche para 400 crianças, construção das primeiras casas populares, limpeza da cidade, reforma das escolas municipais e diversos outros prédios públicos, construção da sede do PSF-Noroeste, e várias outras, que somados igualam ou ultrapassam os valores investidos por todas as outras administrações que passaram por aqui.

Existem falhas? Existem, mas estas são corrigidas no dia a dia, sem traumas e com transparência.

Assim, para dirimir quaisquer dúvidas reafirmo a minha posição de apoio à administração do prefeito Kaka e, caso ele seja candidato a reeleição, estarei junto em sua campanha.

Senado marca data para votação da reforma política


Propostas que tratam do financiamento público de campanha, da exigência de referendo para alteração no sistema eleitoral do País e de mudança na data de posse de presidente da República, governadores e prefeitos devem ser votadas no dia 21 de março no plenário do Senado. Também pode ser incluída nesta lista a proposição que altera regras para coligações partidárias, caso a matéria não receba emendas durante as sessões de discussão.

Segundo a Agência Senado, o optar por concentrar a votação das matérias sobre a reforma política em uma sessão exclusiva, o presidente do Senado, José Sarney, seguiu sugestão dos líderes, de dar prioridade ao exame das proposições já prontas para votação em Plenário.

O projeto (PLS 268/2011) que estabelece o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais foi aprovado no ano passado terminativamente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em votação apertada. A matéria poderia ter ido direto à Câmara, mas recebeu recurso para ser votada pelo Plenário do Senado.
Outra matéria pronta para votação, em primeiro turno, é a PEC 38/2011, que muda a data da posse de presidente da República para o dia 15 de janeiro e a de governadores e prefeitos para 10 de janeiro. A proposta recebeu emenda no Plenário, já aprovada na CCJ, para determinar que os mandatos dos deputados estaduais e distritais eleitos em 2014 sejam encerrados em 31 de janeiro de 2019. Essa emenda visa unificar a data de posse dos deputados estaduais e distritais em todo o País.

Os senadores também devem decidir, em primeiro turno, sobre a PEC 42/2011, que determina que qualquer alteração no sistema eleitoral dependerá de aprovação em referendo popular. PECs precisam passar por dois turnos de discussão e votação.
Coligações

A proposta (PEC 40/2011) que permite coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias (para presidente da República, governador e prefeito) também pode ser incluída na pauta do Plenário do dia 21 de março para votação em primeiro turno, mas antes precisa passar por cinco sessões de discussão, já programadas para os dias 13, 14, 15, 20 e 21. A votação dessa PEC poderá ser adiada caso a matéria receba emendas de Plenário, que precisarão ser analisadas pela CCJ.

Suplência e fidelidade partidária

Outras duas matérias que integram o conjunto de propostas da reforma política receberam emendas de Plenário e agora aguardam posição da Comissão de Constituição e Justiça: a PEC 37/2011, que muda as regras para suplência de senador, e o PLS 266/2011, que trata da fidelidade partidária. A PEC 37/2011 reduz de dois para um o número de suplentes de senador e proíbe que o suplente seja cônjuge ou parente do candidato ao Senado. Também estabelece que sejam convocadas novas eleições no caso de vacância permanente do cargo. A emenda de Plenário, apresentada por Romero Jucá (PMDB-RR), prevê que, em caso de vacância decorrente de homicídio do titular, o suplente será convocado, para assegurar que um aliado político assumirá o mandato. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) foi designado para emitir relatório sobre a emenda.
Quanto à fidelidade partidária, a CCJ já havia aprovado projeto prevendo que não ocorrerá perda de mandato quando a desfiliação partidária ocorrer por justa causa, ou seja, por incorporação ou fusão de legenda, desvio de programa partidário e grave discriminação pessoal. A comissão excluiu a criação de novo partido como justa causa para desfiliação partidária, mas essa possibilidade foi reapresentada em emenda de Plenário, que agora está em exame na CCJ. Demóstenes Torres (DEM-GO) foi designado relator da emenda.

Lista fechada

Um dos temas mais polêmicos da reforma também voltou para exame da Comissão de Justiça: a proposta (PEC 43/2011) que institui o sistema eleitoral proporcional de listas fechadas nas eleições para a Câmara dos Deputados. A matéria foi rejeitada na CCJ, mas recebeu recurso para votação em Plenário. As propostas voltaram à comissão, por conta de requerimento pedindo para que tramitem em separado.

Matérias aprovadas

Do conjunto de 11 proposições apresentadas pela Comissão da Reforma Política ao presidente do Senado, José Sarney, duas já foram aprovadas: o PLS 265/2011, que veda a transferência de domicílio eleitoral de prefeitos e vice-prefeitos durante o exercício do mandato, e o PLS 267/2011, que trata da cláusula de desempenho partidário nas eleições. Ambas passaram pela CCJ em terminativamente e foram enviadas à Câmara dos Deputados.

Os senadores rejeitaram duas propostas apresentadas pela Comissão de Reforma Política: a PEC 39/2011, que acaba com a possibilidade de reeleição para presidente, governador e prefeito, e a PEC 41/2011, que acaba com a exigência de filiação partidária para candidatos em eleições municipais. As matérias foram enviadas ao arquivo.
Fonte: Jornal do Brasil

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Horário de verão termina no país neste domingo


O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina neste domingo (26). Por causa da mudança, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e Bahia, terão que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado (25). Assim, o sábado terá uma hora a mais.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Casa própria: um sonho realizado

Fotos: Antonio Almeida




Vinte e seis famílias cambuquirenses concretizaram, hoje, o sonho da casa própria com a inauguração da primeira etapa do Conjunto Centenário.

Presentes ao ato, o prefeito Kaka, diversas autoridades municipais e o deputado federal Odair Cunha, além de dirigentes da Caixa Econômica Federal.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Porque o Vasco mereceu a classificação?


Matéria publicada pelo ex-jogador e hoje comentarista esportivo Neto

"Só para variar vai ter muita gente me xingando. Pouco importa. Fato é que estou certo de que o Vasco mereceu passar pelo Flamengo nesta disputa de semifinal da Taça Guanabara. E um exemplo que personifica muito bem esse merecimento está dentro de campo. Quem são os grandes craques das duas equipes? Do lado rubro-negro, claro, Ronaldinho Gaúcho. Do cruz-maltino é o Juninho Pernambucano, considerado o Reizinho de São Januário.

Pois bem, se colocar na balança as conquistas e o desempenho da carreira dos dois, obviamente o atual camisa 10 da Gávea levará vantagem. Afinal, foi campeão com a Seleção Brasileira em 2002 e conseguiu consolidar uma carreira brilhante no Barcelona. Abocanhou, inclusive, dois prêmios de melhor do mundo da Fifa. Do outro lado, o vascaíno até fez sucesso no futebol francês. Se tornou ídolo incontestável do Lyon. Mas longe de ter o mesmo brilho.

Só que vejam o que acontece atualmente, ou seja, a diferença entre ambos. Um fez leilão para assinar um contrato milionário e chinelou quando seus salários atrasaram. Já faltou em treinamentos por muitas vezes. Em vários momentos acaba sendo um estímulo negativo para o elenco. Em contrapartida o Juninho, ídolo do clube, assinou um contrato em branco para receber por produtividade. Tem sido o fio condutor dessa equipe entrosada e de excelente qualidade técnica.

Alguém vai me falar: "Poxa, mas um time não se resume a apenas um nome". Claro que não! Mas vale o exemplo pra dizer o quanto fiquei contente por essa vitória. Até porque torço para quem trabalha honestamente e busca sempre o melhor. E o Flamengo de Ronaldinho e da diretoria incompetente que o cerca está longe de ter esse pensamento. Quem vive o futebol carioca sabe o que estou falando".

Fonte: Blog do Neto

Bloco Nova Era


Em reunião mantida com a direção do Bloco Nova Era, ficou esclarecido que o incidente envolvendo o nome de ex-prefeito no desfile não teve o apoio daquela agremiação e a utilização da faixa para provocação ao atual prefeito foi gesto isolado de algumas pessoas e que as mesmas serão advertidas pela direção do Bloco.

Dessa forma, este blog se desculpa por alguma forma haver ofendido a grande maioria dos componentes do bloco, uma vez que o ato isolado não era do conhecimento de todos.

Em tempo e a título de esclarecimento: O ex-prefeito não foi o patrocinador do bloco e sim um dos apoiadores, não sendo o único.

Fernanda Abreu

Sem comentário!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca vence no Rio



Classificação final:
1 – Unidos da Tijuca
2 – Salgueiro
3 – Vila Isabel
4 – Beija-Flor
5 – Grande Rio
6 – Portela
7 – Mangueira
8 – União da Ilha
9 – Mocidade
10 - Imperatriz
11 – São Clemente
12 – Porto da Pedra
13 – Renascer de Jacarepaguá

e começa o ano novo...

Terça de Carnaval

Fotos: Fernando Ricardo Filho



Todos os blocos receberam, das mãos do Prefeito Municipal e do Secretário de Cultura troféus pela participação no Carnaval.

Destaque para os blocos "Tô Rica" e "Deixa Arder" que deram uma demonstração de união, comemorando juntos o último dia.

Depois a banda Megazoeira fez a festa no Parque.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bamdamel lota em frente ao Parque

Fotos: Fernando Ricardo Filho


O grupo baiano de axé, Bamdamel, lotou o espaço em frente ao Parque das Águas.

Arrependidas 2012




Mais uma vez ficou comprovado que o bloco Arrependidas é o maior do sul de Minas.

Cerca de 15 mil foliões sairam de acordo com o lema: mulher veste de homem, homem veste de mulher e o resto vai como quizer.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval no Parque

Fotos: Fernando Ricardo Filho

Este blogueiro não tem ido aos shows em frente ao Parque das Águas, mas as informações dão conta que tem sido um sucesso.

Nas fotos ao lado vemos a apresentação do cantor Márcio, ex integrante do grupo Katinguelê.

Bloco usa o carnaval para politicagem


O bloco Nova Era que foi patrocinado pelo ex-prefeito derrotado nas últimas eleições aproveitou-se do desfile para, em uma total falta de ética, fazer propaganda política e com desrespeito ao chefe do executivo municipal eleito com maioria dos votos do eleitorado, inclusive com insistente provocação ao exibir uma faixa com o nome do ex-prefeito e pretenso candidato às próximas eleições.

Este blog lamenta a utilização que um bloco carnavalesco se preze a este tipo de atitude, agindo por mero interesse financeiro e provocando uma candidatura antecipada para as próximas eleições.

Esperamos que o Ministério Público tão atento aos atos ilegais faça a sua parte.

Abaixo umas considerações sobre a Lei Eleitoral:

O art. 237 do Código Eleitoral (Lei nº 4737, de 15.07.65) dispõe, na íntegra:
"Art. 237 - A interferência do poder econômico e o desvio ou abuso do poder de autoridade, em desfavor da liberdade do voto, serão coibidos e punidos.
§ 1º - O eleitor é parte legitima para denunciar os culpados e promover-lhes a responsabilidade, e a nenhum servidor público, inclusive de autarquia, de entidade para estatal e de sociedade de economia mista, será lícito negar ou retardar ato de ofício tendente a esse fim.

§2º - Qualquer eleitor ou Partido Político poderá se dirigir ao Corregedor-Geral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, e pedir abertura de investigação para apurar uso indevido do poder econômico, desvio ou abuso do poder de auturidade, em benefício do candidato ou de Partido Político.

§ 3º - O Corregedor, verificada a seriedade da denúncia, procederá ou mandará proceder as investigações, regendo-se estas, no que lhes for aplicável, pela Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952."

Estatui, outrossim, na sua totalidade, art.22 da Resolução nº 7.651, de 24.08.65, do Colendo Tribunal Superior Eleitoral:

"Art. 22 - Qualquer eleitor, ou partido político poderá se dirigir ao Corregedor-Geral, ou Regional,
relatando fatos e indicando provas, e pedir abertura de investigação para apurar uso indevido do poder econômico, desvio ou abuso do poder de autoridade, em benefício de candidato ou de partido político.

§1º - O Corregedor, verifica a seriedade da denúncia, procederá ou mandará proceder a investigações, regendo-se estas, no que lhes for aplicável, pela Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952.

Blocos agitam o domingo em Cambuquira


Os blocos carnavalescos animaram a noite de domingo. A única nota destoante foi do bloco Nova Era que usou o carnaval para propaganda eleitoral, como já comentamos acima.

Carnaval família


O Carnaval de rua de Cambuquira é extremamente familiar. As crianças podem brincar tranquilas.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Grupo Samba da Gente, hoje.

Carnaval 2012: Samba e chorinho

Fotos: Antonio Almeida


Começou à pouco a apresentação de samba e chorinho, abrindo o domingo de carnaval em Cambuquira.

Do camarote especial deste blog registramos o inicio da apresentação.







Um pequeno e solitário folião fez a festa na avenida enquanto o conjunto se aquecia.

Coração tranquilo

Fundação Cultural de Varginha abre concurso para 64 vagas


Cargos são para nível fundamental, médio/técnico e superior.
Os salários variam de R$ 596,92 a R$ 2.748,07.



A Fundação Cultural de Varginha divulgou edital de concurso público para 64 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Do total, 3 vagas são reservadas a portadores de deficiência. Os salários vão de R$ 596,92 a R$ 2.748,07.

Os cargos de nível superior são para apresentador de TV (comunicação social), editor de imagem, editor de texto, produtor cultural, repórter, arquiteto e contador.

As vagas de nível médio são para locutor noticiarista apresentador, oficial administrativo, operador de áudio e estúdio, operador de câmera, operador de controle mestre e técnico em informática.

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de serviços de manutenção e conservação, ilustrador, maquinista de cenário e motorista.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.reisauditores.com.br, entre os dias 27 de fevereiro, às 9h, e 16 de março, às 16h. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente no escritório da Reis & Reis, localizado na Avenida Rui Barbosa, 200 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11 e das 13h às 17h. A taxa vai de R$ 25 a R$ 70.

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no dia 15 de abril. Candidatos aos cargos de ilustrador, motorista, operador de áudio e estúdio, operador de controle mestre, operador de câmera, locutor noticiarista e apresentador, editor de imagem e apresentador de TV vão passar por prova prática no dia 6 de maio.

Cultura: Abujamra declama Fernando Pessoa

Primeira noite dos Blocos anima o Carnaval

Fotos: Antonio Almeida





O cambuquirense assistiu entusiasmado o desfile dos blocos e da Escola Galera do Alto.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012


O carnaval na cidade começou, ontem, com samba e chorinho. Hoje será a abertura oficial com a entrega, pelo prefeito, da chave da cidade ao Rei Momo.

CURTA O CARNAVAL SEM VIOLÊNCIA.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - Cante com as "Arrependidas"



Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Justiça condena Lindemberg Alves a 98 anos e 10 meses de prisão

Foto: Estadão.com.br

Ao final do quarto dia de julgamento, Lindemberg Alves, de 25 anos, foi condenado a 98 anos e 10 meses de reclusão pela morte de Eloá e pelos outros 11 crimes cometidos durante o sequestro ocorrido em 2008 em Santo André, no ABC. Além disso, terá de pagar 1.320 dias-multa. A sentença começou a ser lida por volta das 19h35 desta quinta-feira (16) no Fórum de Santo André O júri composto por seis homens e uma mulher considerou que houve dolo (intenção) por parte de Lindemberg de matar Eloá - a defesa tentava convencê-los de que Lindemberg gostava da garota e não tinha a intenção de matá-la.

A decisão saiu pouco mais de três anos após Lindemberg sequestrar e matar Eloá, após mais de 100 horas de cativeiro. Para chegar a conclusão de que ele foi culpado pela morte, os jurados ouviram os depoimentos dos jovens que também foram sequestrados por Lindemberg, dos policiais que atuaram no caso e do próprio Lindemberg, o último a depor na quarta-feira (15). Foi a primeira vez que Lindemerg falou sobre o sequestro.

Maioria dos ministros do STF vota pela aplicação da Lei da Ficha Limpa


Após o voto de Carlos Ayres Britto na tarde desta quinta (16), a maioria (seis) dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou favoravelmente à aplicação dos principais pontos da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições municipais de 2012.

Depois de Ayres Britto, o ministro Gilmar Mendes votou contra a aplicação da lei. Com o dele, são dois os votos contrários (ou outro foi de Dias Toffoli). O julgamento só será encerrado após os votos do presidente do Supremo, Cezar Peluso, e dos ministros Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. O resultado só será proclamado no final porque, até o julgamento terminar, os ministros podem modificar o voto.

A Lei da Ficha Limpa prevê a proibição da candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

Quase dois anos depois de entrar em vigor, a lei gerou incertezas sobre o resultado da disputa de 2010 e chegou a ter sua validade derrubada para as eleições daquele ano.

O julgamento começou em novembro do ano passado e foi interrompido três vezes por pedidos de vista (quando ministros pedem a interrupção do julgamento para estudar melhor o processo).

Estão em julgamento três ações, que buscam definir os efeitos da ficha limpa para 2012. As ações foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).

Cultura e Educação


O Ministério da Cultura desenvolverá em 2012 vários projetos que promovem a interface entre cultura e educação. Todo esse trabalho faz parte da estratégia elaborada pelo MinC para cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que serão implementadas até o ano de 2020. O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), no final de 2011, com previsão de recursos da ordem de R$ 80 milhões, garante o desenvolvimento de seis ações entre as duas pastas, nas escolas públicas de ensino básico de todo o país.

Para o mês de março, por exemplo, está previsto o lançamento do edital Mais Cultura nas Escolas, programa que irá levar as experiências artísticas realizadas em Pontos de Cultura e Centros Culturais para dentro dos colégios públicos de nível básico. Também está previsto o lançamento, ainda no primeiro semestre deste ano, dos editais Agente de Leitura nas Escola; Cine Educação; Programa Nacional Biblioteca Escolar-Artes; Programa de Pesquisas nas Escolas, Mapeamento e Georreferenciamento; e o Programa de Formação Continuada para Professores de Arte.

As ações

O Programa Mais Cultura nas Escolas vai selecionar duas mil propostas elaboradas em parceria entre as escolas e as instituições culturais, com o objetivo de aproximar experiências artísticas ao projeto pedagógico dos colégios. Cada projeto selecionado irá receber R$ 20 mil para desenvolver um plano de trabalho no período de um ano. O orçamento total para este edital é de R$ 40 milhões.

A ideia, segundo a diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), Juana Nunes, é a de levar as escolas públicas a desenvolverem trabalhos conjuntos com estas instituições para a realização de projetos culturais. “São ações voltadas para a Educação que vão atuar como base para as políticas culturais, queremos transformar as escolas em um espaço de produção e circulação da cultura brasileira, potencializar a relação de ensino e aprendizagem e contribuir para a formação de público”, comentou a diretora. O Mais Cultura nas Escolas receberá apoio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas, do Ministério da Educação.

Agente de Leitura e demais ações

O edital Agente de Leitura nas Escolas tem previsão de lançamento para o mês de maio. É uma ação para ampliar o programa já em andamento no Ministério da Cultura, que agora passará a ter o foco centrado nas escolas públicas. Serão selecionados 4 mil agentes de leitura que vão trabalhar no desenvolvimento do hábito de ler entre crianças e jovens.

O projeto será inserido dentro das ações do programa Mais Educação, do MEC, que alcança 15 mil escolas públicas em todo o país. Os agentes de leitura vão atuar integrados aos projetos de incentivo à leitura, desenvolvidos pelos professores. Para este edital estão previstos R$ 28,8 milhões a serem distribuídos em 4 mil bolsas de R$ 400,00, para um período de 10 meses, além de custear a formação de profissionais e a elaboração do material didático.

O programa Cine Educação, desenvolvido pela Cinemateca Brasileira, instituição vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, será fortalecido com um aporte de recursos de R$ 8 milhões. É uma ação que visa à capacitação de professores da rede pública e a disponibilização do acervo cinematográfico nacional de títulos da Programadora Brasil. A entrega dos kits audiovisuais está prevista para abril deste ano e prevê a distribuição de 100 filmes nacionais, acompanhados de um caderno pedagógico, com informações sobre cada título. O processo de formação dos professores está agendado para os meses de abril e maio.

O projeto Pesquisa nas Escolas, Mapeamento e Georreferenciamento irá realizar um levantamento sobre as iniciativas que promovam a interface entre Cultura e Educação. É uma ação que contribui para a aproximação das políticas públicas de Cultura com as escolas e para o diálogo sobre os processos educativos regionais. Será destinado R$ 1,7 milhão para esta iniciativa que deverá abranger o universo de 15 mil escolas de ensino básico, nas cinco regiões do país. A ação deverá ser desenvolvida ao longo do ano de 2012.

O Programa Nacional Biblioteca Escolar do MEC receberá um acervo de obras de arte, que inclui livros, filmes, discografia, mídias e artes digitais. O material será destinado para democratizar o acesso de alunos e professores à Cultura, em todas as escolas públicas do país. A ação envolverá curadoria especializada para a definição do acervo, envolvendo MinC e MEC, professores e artistas.

O programa de Formação Continuada para Professores de Arte é uma ação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e visa à capacitação do corpo docente das escolas públicas, no ensino de Artes, com ênfases na diversidade da cultura brasileira. A previsão inicial é a formação de 1,5 mil professores e ainda não há orçamento fechado para esta atividade.

Previsão do tempo para o final de semana

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Recado

Carnaval em Cambuquira: hotéis lotados


Segundo informação passada à este blog a lotação da rede hoteleira de Cambuquira está completa.

Assim quem ainda deseje passar os festejos de Momo por aqui deverá se acomodar em casa de amigos ou parentes.

Pelo visto, o carnaval cambuquirense vai, mais uma vez, ser um dos melhores da região.

Carnaval 2012

Pessoas de esquerda são mais inteligentes


Um estudo feito pela Universidade Brock, de Ontário (Canadá) coletou dados por mais de 50 anos e chegou a uma polêmica conclusão: pessoas com ideologia de esquerda (ou liberal, como dizem no hemisfério norte) são mais inteligentes que pessoas de direita e conservadoras.

Após entrevistar cerca de 15 mil pessoas no Reino Unido em 1958 e 1970, os pesquisadores compararam os níveis de inteligência com a posição política dos participantes da pesquisa depois de adultos.

Como efeito de comparação: pessoas muito conservadoras tinham Quociente de Inteligência de 94 pontos (a média é 100). Pessoas de centro tinham QI de 100 pontos e as pessoas muito liberais tinham QI médio de 106 pontos.

Fonte:@Psychology Today

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cultura: Abujamra declama Brecht



Sobre o autor: Bertolt Brecht (1898-1956), nascido em Augsburgo. Escritor e dramaturgo alemão, além de grande teórico teatral. Desde menino escrevia poesias de forte conteúdo social. Foi perseguido pelos nazistas pelo seu comunismo militante.

Humor de domingo

Pesquisa aponta Kaka com alto índice de aprovação


Divulgada ontem (11/02), a pesquisa do Instituto de Estudos e Pesquisas na Administração Pública - IEPAP aponta o prefeito Kaka com 80% de aprovação, considerando que 66,5% dos entrevistados consideraram o prefeito como ótimo e 13,5% apontaram como bom (veja o gráfico ao lado).

Morre aos 48 anos a cantora Whitney Houston


A cantora foi encontrado por volta das 15h55 (hora local) em um quarto do Beverly Hilton Hotel. Segundo a polícia de Beverly Hills, paramédicos tentaram reanimá-la sem sucesso.

Ganhadora de seis prêmios Grammy, com mais de 170 milhões de discos vendidos, a cantora norte-americana passou anos batalhando contra o vício em drogas e álcool.

Nos anos 1980, ela se tornou uma das mais vendidas do mundo. Entre seus maiores sucessos estão How Will I Know, Saving All My Love For You e I Will Aways Love You, trilha sonora do filme O Guarda-Costas (1992), no qual também atuou.

Whitney deixa uma filha, Bobbi Kristina, fruto do relacionamento com Bobby Brown. Os dois foram casados de 1992 a 2007.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Patrimônio Histórico


Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai” ou “paterno”. De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade.

Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta a noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria”, “evolução” e “progresso”.

Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva.

Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita.

A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes. Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais.

Os governos devem asssumir o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.

Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.

Cabe a nós, população juntamente com o Poder Público, zelar para que o patrimônio histórico seja preservado.

Portela 2012

Sábado recordação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Kassab na festa do PT


Como todos os presidentes de partidos aliados, Gilberto Kassab foi convidado a participar da festa de anivesário do PT, hoje em Brasília. O telefonema com o convite fora feito pelo presidente do PT, Rui Falcão.

Kassab prontamente aceitou o convite e deve comemorar os 32 anos do PT em Brasília, hoje, por volta das 18 horas, hora em que a presidente Dilma Rousseff visitará o partido pelo qual ela se elegeu.

A curiosidade geral é: qual será a receptividade do partido a Kassab – com quem Lula gostaria de firmar uma aliança e um grupo forte, liderado por Marta Suplicy, resiste à idéia.

Mas, se Lula quer mesmo a aliança, ninguém no partido duvida que ela sairá. Portanto, há a expectativa de que Kassab não passará por constrangimentos.

Pois é PT, quem te viu, quem te vê.