quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Anvisa discute a proibição de remédios emagrecedores nesta quarta-feira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza nesta quarta-feira uma audiência pública para discutir a proibição da sibutramina, substância usada no tratamento da obesidade. Existem hoje no país 52 produtos com essa substância na fórmula, usados como inibidores de apetite.
A Anvisa poderá suspender ainda o registro de 15 anorexígenos, feitos à base de anfepramona, femproporex e mazindol, também utilizados para tratamento de emagrecimento.
A agência decidiu proibir a comercialização de remédios elaborados a partir dessas quatro substâncias porque estudos revelaram aumento de problemas cardiovasculares entre os usuários. EUA e Europa já retiraram os medicamentos do mercado.
A proibição da Anvisa, além de atingir a produção industrial dos remédios, vai se estender também às farmácias de manipulação, que não poderão utilizar essas substâncias na elaboração de seus produtos.
Na audiência de hoje deve ser consolidado o documento que condenará o uso dessas substâncias em medicamentos.
A indicação da Anvisa está baseada em pesquisas científicas e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) de outubro de 2010. No documento, o órgão recomenda o cancelamento desses registros. Uma nota técnica da Anvisa, da área de Farmacovigilância e da Gerência de Medicamentos, concluiu que a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo.
Fonte: Yahoo