sexta-feira, 25 de dezembro de 2009


Muita coisa aconteceu em nossa Cambuquira, em 2009, poderíamos relembrar a posse do Prefeito e dos Vereadores, demonstrando que cambuquirense decidiu que estava na hora de trilhar novos caminhos, visto que elegeu 100% da Câmara Municipal e rompeu com o modelo de administração que, em vez de gerar crescimento, produziu estagnação, desemprego e desesperança, elegendo um jovem, de classe média, idealista e acima de tudo, desligado dos grupos políticos que sempre administraram a cidade.
Cambuquira teve um excelente Carnaval de Rua com a animadíssima Banda Bahia Band, Swingueira do Axé! que tocou até as 5 da manhã. Os foliões e pessoas presentes tiveram uma boa música e muita animação. Foi uma super festa, com muita animação, organização (bares, banheiros químicos, segurança, limpeza, policiamento, hotéis para o melhor conforto dos turistas), paz e alegria a todos até o último dia.
Governo do Estado de Minas Gerais atendeu o pedido da Prefeitura para a cessão de instrumentos musicais para a Banda 12 de Maio e para a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Nova Estação.
O Prefeito realizou viagens importantes para Brasília, onde discutiu o tratamento de água para o município, a pavimentação de toda a cidade, reforma do Parque das Águas, tratamento dos resíduos sólidos entre outros.
Diversos cursos foram realizados pela Prefeitura em parceria com entidades e a grande maioria dos participantes foi encaminhada para empregos formais.
As ruas da cidade foram limpas.
Após vários anos em inadimplência com o Governo Federal, em julho a Prefeitura de Cambuquira se habilitou a receber recursos dos vários órgãos federais e para isto a Gerência de Captação de Recursos implantou no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, projetos no valor aproximado de dezesseis milhões de reais, abrangendo as áreas de: turismo (infra-estrutura, reforma do Parque das Águas, recuperação de praças, eco-turismo, terceira idade, etc.); cultura (readequação do Georgina Bacha, formação de cine-clubistas, artes-plásticas, reconstrução da Chácaras das Rosas, criação do Centro Popular de Cultura, festa folclóricas, festival de invernos, entre outras); agricultura (aquisição de máquinas agrícolas, recuperação das estradas vicinais e tanque de resfriamento de leite); meio-ambiente (criação de Unidade de Conservação da Mata do Parque, tratamento de resíduos sólidos, preservação e recuperação dos mananciais, etc.); saúde (aquisição de UTI móvel, construção de mais um PSF, aquisição de equipamentos para o SUS, etc.); saneamento (construção de ETA-Estação de Tratamento da Água, tratamento do lixo, tratamento da água no Congonhal, etc.), além de outros projetos de interesse do município.
Com recursos próprios a Prefeitura recuperou os veículos e as máquinas, iniciou a recuperação das estradas vicinais, fez a limpeza do matagal em que se encontrava a cidade, realizou a limpeza do reservatório de água na serra, recuperou os canos furados na serra, tapou os buracos no asfalto de diversas ruas, promoveu a festa em comemoração ao Centenário, promoveu Seminário sobre Financiamento do Turismo, com a presença do Ministro Luiz Barreto, que na ocasião prometeu a liberação de um milhão de reais para a revitalização do Parque das Águas, realizou a Primeira Oficina sobre Meio-Ambiente, promoveu a Semana do Meio Ambiente, aumentou a lista de medicamentos disponíveis na farmácia do SUS, aprimorou o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais, deu andamento ao asfaltamento no bairro do Marimbeiro (encontrado inacabado pela administração anterior), aumentou o repasse para o Hospital Geral de Cambuquira, entre outras atividades.
Através de Emendas Parlamentares, recebeu um veículo para o Conselho Tutelar (deputado federal Odair Cunha) e uma ambulância (deputado estadual Sargento Rodrigues).
Em parceria com o Governo Estadual promoverá a plantação de cerca viva em torno da Mata do Parque, construirá vestiários e alambrado no Campo de Futebol da Figueira.
A Prefeitura está pleiteando junto ao BDNEs financiamento de cerca de 2 milhões e meio de reais para a aquisição de maquinário para conservação das estradas rurais e para a aquisição de ônibus escolares, a fim de atender a população da zona rural.
Em sete meses e meio a nova administração municipal tem demonstrado que o lema “Cidadania se faz com trabalho” é pra valer.
Dirigentes da CODEMIG estiveram em Cambuquira, dia 1º de julho e em reunião com o Prefeito Municipal definiram os termos para a regularização dos terrenos localizados no bairro da Figueira.
Oras foram realizadas entre elas a de recuperação da Avenida Antonio Almeida Santos, da Galeria Fluvial do Parque do Marimbeiro, da Ponte do Pico Paco e do Calçadão ligando o Bairro Nova Estação ao Bairro Marimbeiro.
Foi realizada mais uma etapa do Circuito Mineiro do Café, uma realização da EMATER/MG, Universidade Federal de Lavras - UFLA e Prefeitura Municipal.
Depois dos veículos para a Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar, a Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, um veículo para a Secretaria de Educação.
Em audiência com a Secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond, o prefeito Kaka entregou o Projeto de Gestão do Desenvolvimento Turístico de Cambuquira, que foi elogiado pela Secretária e encaminhado aos setores técnicos competentes. Logo em seguida, a Secretaria de Turismo esteve em visita ao município, onde acenoucom a possibilidade de novos recursos para o Parque das Águas.
Reunidas em nossa cidade, as prefeituras do Circuito das Águas decidiram pela criação de um Consórcio para a gestão dos resíduos sólidos, consórcio este que está sendo analisado pelos Governos Estadual e Federal.
.Realizado Seminário do Meio Ambiente, que contou com a presença de Representante do Ministério Público de Minas Gerais, do Ministério Público da Comarca de Cambuquira, do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Estadual de Florestas, do Departamento Nacional de Produção Mineral e do Serviço Geológico do Brasil.
Foi realizada com êxito a Conferência Municipal de Cultura de Cambuquira, com a presença de 172 participantes que elegeram 8 representantes para a Conferência Estadual.
O Prefeito Kaka esteve em Pouso Alegre onde foi reivindicar da empresa concessionária da Rodovia Fernão Dias (BR-381), a colocação de placas indicativas do município de Cambuquira ao longo daquela rodovia.
O projeto de revitalização do Parque das Águas, já está em fase final, sendo que um milhão de reais já estão empenhados e a obras devem começar no início de 2010.
Em audiência com o Ministro da Previdência Social, José Pimentel, o deputado federal e Terceiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara em Brasília, Odair Cunha (PT/MG), e o Prefeito de Cambuquira, Evanderson Xavier discutiram a instalação de Agências do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS em cidades mineiras.
Foi realizado o XIV Encontro de Corais de Cambuquira.
Foi firmado acordo de conciliação com os servidores municipais, que por cerca de uma década e meia estão lutando por seus direitos na Justiça.
Em audiência de Conciliação de Precatórios, o prefeito Kaka autorizou o pagamento devido aos servidores.
Muitos outros assuntos poderiam ser tratados aqui, mas o espaço não permite.

Nenhum comentário: