sábado, 5 de dezembro de 2009

Plano Estadual de Cultura é ponto central das 68 propostas aprovadas pelos 276 delegados da Conferência Estadual


A elaboração de um plano estadual de Cultura, a ampliação do fomento para a construção, recuperação e revitalização dos equipamentos de cultura nos municípios, como museus, teatros e salas de cinemas; e a integração das políticas culturais com as de meio ambiente foram algumas das 68 propostas aprovadas por 276 delegados que participaram da Plenária Final da II Conferência Estadual de Cultura realizada, nesta sexta-feira (4/12/09), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As propostas compõem o documento final do evento que será levado para discussão na conferência nacional, prevista para março de 2010, em Brasília. Também foram eleitos 50 delegados que irão participar da conferência nacional.

Com o tema "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento", o encontro reuniu representantes de diferentes segmentos da área em todo o Estado. No final do evento, o documento final foi entregue à presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e será encaminhado ao secretário de Estado da Cultura, Paulo Brant, e também será utilizado como subsídios para ações parlamentares e para a definição de políticas culturais pelo Estado. O evento foi organizado pela ALMG e pela Secretaria de Estado de Cultura.

A presidente da Comissão de Cultura da Assembleia, deputada Gláucia Brandão (PPS), que coordenou os trabalhos, destacou a necessidade de se universalizar o acesso à produção cultural, desenvolver uma política que proteja e promova a diversidade cultural, garantir o financiamento às iniciativas na área e a busca de sinergia entre os vários setores para potencializar o desenvolvimento cultural em Minas Gerais e no Brasil. Já a secretária municipal de Cultura de Diamantina, Márcia Betânia, ressaltou que o documento final é o resultado de um longo processo de produção social.

Cambuquira participou com 7 representantes e Marcelo Lacerda, estudante do CEMAS e músico independente, foi eleito delegado para a Conferência Nacional a ser realizada em março de 2010, em Brasília.

Nenhum comentário: