quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Moeda Social


Em reunião com dirigentes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cambuquira o Prefeito Kaka e sua assessoria discutiram a implantação no município da "moeda social".
A moeda social não é um sistema alternativo e sim complementar à economia. Ela é produzida, distribuída e controlada por seus usuários. Por isso, o valor dela não está nela própria, mas no trabalho que pode fazer para produzir bens, serviços, saberes. Esta moeda não tem valor até que se comece a trocar o produto pelo produto, o serviço pelo serviço, o produto pelo serviço ou o serviço pelo produto. A moeda começa a servir como mediadora destas trocas. Ela é diferente também porque não está ligada nenhuma taxa de juros, por isso não interessa a ninguém guardá-la, mas trocá-la continuamente por bens e serviços que venham responder às nossas necessidades.
No mundo de hoje, a moeda mudou o conceito do valor das coisas e dos bens, redirecionando para o valor do trabalho humano que elas representam.
É uma moeda isenta de imposto e a prova de inflação, o que é justo, pois uma hora de serviço sempre equivalerá a uma hora.
Ao fazer parte deste sistema, vai sendo criado um tecido social que integra as pessoas numa rede segura que oferece proteção contra as mudanças. A moeda social faz com que os membros da rede gastem menos com moedas correntes.
As pessoas que utilizam as moedas sociais praticam a solidariedade, a fraternidade e o amor, elas são prosumidoras, termo inventado por Alfin Toffler em seu livro A Terceira Onda, ou seja, pessoas que são ao mesmo tempo consumidoras e produtores de bens e serviços.
O dinheiro que é criado é gasto e investido localmente, permitindo saber o que acontece com o nosso dinheiro. "Dizem que o dinheiro não tem coração, não tem alma, não tem consciência e não tem pátria, só conhece a ganância. É chegado a hora de darmos um chão, um espírito, um coração a nossa moeda local." (Autor - Altagracia Villareal - Coalizão Rural do México).
Outras reuniões serão agendadas e a população brevemente será convidada a participar e opinar sobre o assunto.

Nenhum comentário: