sexta-feira, 17 de abril de 2009

Um cambuquirense em Paris



Jonas Lemes
Joaquim Jonas Mendes Lemes, nome artístico, Jonas Lemes, natural de Cambuquira – MG, nasceu em 08/09/1964. Artista plástico, autodidata, filho de João da Silva Lemes e Olga Mendes Lemes. Casado com Geice Cristiane Saturnino Lemes com quem tem uma filha, Cristiane Saturnino Mendes Lemes. Atualmente reside em São Lourenço - MG.

Iniciou suas atividades artísticas em 1990 e desde então recebeu mais de vinte premiações em Salões de Arte pelo País. É artista catalogado no Dicionário de Artes Júlio Louzada – volumes VIII, IX, X, XI, XII e XIII.

Teve início na pintura acadêmica e faz da arte uma busca incessante aos detalhes que a configuram. Depois de conquistar várias premiações nesta modalidade, começou a definir um estilo inédito. A originalidade e apuro técnico alcançados nesta nova fase são as marcas deste artista autodidata que sempre investe em seus dons.

Após analisar diversas possibilidades para o uso adequado de materiais para desenvolver seus trabalhos. Há sete anos, encontrou uma alternativa que atendesse tanto sua constante busca no mundo das artes quanto sua preocupação com a preservação da natureza. Optou pelo material em que pudesse expressar a contemporaneidade da sua arte e que contribuísse para a preservação do meio ambiente, tão necessária e importante. A partir daí, Jonas Lemes passou a manifestar a sua criação na lona de caminhão usada com um importante valor agregado, a prática da cidadania decorrente da sua responsabilidade sócio-ambiental.

Trabalho este que agora expõe em Paris.

Nenhum comentário: