terça-feira, 24 de novembro de 2009



CURSO DE INTRODUÇÃO AO CINEMA
De 12 a 15 de dezembro de 2009
No Espaço Cultural Sinhá Prado – Cambuquira-MG
Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
INSCRIÇÕES GRATUITAS - VAGAS LIMITADAS!
CONTEÚDO PRINCIPAL
- introdução à história e à linguagem cinematográfica;
- introdução à análise crítica de filmes.
OBJETIVOS
- sensibilizar os participantes em relação à arte cinematográfica, oferecendo elementos para melhor compreensão de um filme;
- estimular a criação e participação em cineclubes, a reflexão e o debate de filmes.

MINISTRADO POR CARLA MAIA
Carla Maia é mestre em Comunicação Social pela UFMG. É uma das organizadoras do forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, promovido pela Associação Filmes de Quintal, da qual faz parte. Tem experiência na área de curadoria e organização de mostras de cinema, além de ministrar oficinas e cursos de audiovisual. Atua também como produtora e é co-diretora, ao lado de Raquel Junqueira, do filme Roda, documentário sobre a Velha Guarda de Samba de Belo Horizonte, em fase de finalização.
SINOPSE DO CURSO
O curso irá apresentar os principais aspectos da linguagem cinematográfica, a partir dos filmes e autores que marcaram a história do cinema, seja pelo ineditismo das propostas formais, seja pela relevância do conteúdo tratado. O foco do curso será pensar uma história do cinema em permanente relação com a história do mundo - o cinema como instrumento que reflete e incorpora as questões pertinentes a cada época. Buscaremos pensar como um filme pode pertencer ao seu tempo, ao seu contexto histórico, através tanto de escolhas formais quanto temáticas. O que mostrar, como mostrar, por que mostrar - essas serão as perguntas recorrentes durante o curso.
A história do cinema será apresentada em diálogo com o contexto brasileiro, a partir de uma reflexão acerca das influências e diferenças existentes entre a produção estrangeira e nacional. Ao relacionar as diferentes obras a seu contexto histórico específico, a intenção é provocar uma reflexão acerca das potências próprias do cinema - as questões políticas, éticas e estéticas que ele permite elaborar e desenvolver, a partir de seus frágeis instrumentos: imagens e sons organizados em blocos de espaço-tempo.

Em linhas gerais, o método será sempre o de assistir filmes e deixar que as questões derivem do que foi visto e ouvido. Os filmes não serão meros exemplos de um pensamento que lhes é anterior e possa ser aplicado a eles, antes, eles serão os detonadores do pensamento: toda reflexão terá inicio na imagem e pela imagem. Num primeiro momento, os participantes serão instigados a comentar suas primeiras impressões. A partir dos comentários, a discussão será conduzida e desenvolvida. Em anexo, o programa do curso, apresentando as principais questões a serem trabalhadas e os filmes que serão apresentados, parcial ou integralmente.

PÚBLICO ALVO
- interessados em cinema de todas as idades que queiram compreender os rudimentos da história e linguagem cinematográfica, bem como formas possíveis de aproximação/ leitura de um filme; e/ou
- participantes de cineclubes, bem como pessoas interessadas na implementação de pontos de exibição.

OUTRAS INFORMAÇÕES
- data: 12 a 15 de dezembro de 2009 (sábado a terça)
- local: Espaço Cultural Sinhá Prado - Av. Virgílio de Melo Franco, 481 – Cambuquira-MG
- carga horária: 20 horas / sábado e domingo, das 10h às 12h, e das 14h às 18h. / segunda e terça: das 18h às 22h.
- 35 vagas

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Antonio Almeida, aproveito o espaço para perguntar sobre os eventos no mês de Dezembro de 2009, "Festa de Natal e Réveillon? Algum evento, show e etc, confirmado pela Prefeitura?

Alexandre Sales - SP/SP

Antonio Almeida disse...

O reveillon está confirmado. Estamos fechando o Natal. Breve divulgarei.

Antonio Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Antonio.

Obrigado pelas informações.

Alexandre Sales - SP/SP