sexta-feira, 27 de junho de 2008

Guimarães Rosa: 100 anos de nascimento.


A comemoração do aniversário de 100 anos de nascimento de Guimarães Rosa, um dos maiores nomes da literatura brasileira, será lembrada com uma programação especial na cidade natal do escritor, em Cordisburgo, Minas Gerais. A festa prevê missa, shows e o lançamento de um selo dos Correios em homenagem ao centenário do romancista.
João Guimarães Rosa formou-se em Medicina na cidade de Belo Horizonte (1930) e foi trabalhar no interior mineiro, onde aprendeu os segredos e as falas do sertão que marcariam sua obra. Entrou para a carreira diplomática quatro anos depois, indo atuar na Europa e América do Sul. Dividido entre a literatura e a carreira diplomática, fez longas viagens pelo interior de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia, anotando os maneirismos de fala de jagunços, vaqueiros, prostitutas e beatas colhidos em conversas. Assim, renovou a prosa de ficção e foi aclamado por público e crítica com seu primeiro livro de contos, "Sagarana" (1946).
Combinando o erudito, o arcaico e expressões populares, transformou a semântica, subverteu a sintaxe e apresentou ao leitor quase um novo idioma para contar as histórias da gente do sertão. Mais tarde, publicou "Corpo de Baile" (1956) e aquele que é considerado o livro mais polêmico da literatura brasileira do século 20, "Grande Sertão: Veredas" (1956). Na construção da personagem principal (Riobaldo), fundiu o cotidiano com o requintado, o regional com o erudito, o folclore com a cultura formal, o real com o fantástico. Ainda lançou "Primeiras Histórias" (1962), reunindo 21 contos curtos, e "Tutaméia" (1967), conjunto de 40 contos. Faleceu nesse mesmo ano, no Rio de Janeiro, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras.
Veja abaixo a programação da festa em Cordisburgo:
- 9h: Missa em homenagem ao centenário de nascimento de João Guimarães Rosa (Santuário do Sagrado Coração de Jesus)- 10h: Lançamento do livro "Relembramentos: João Guimarães Rosa, Meu Pai", de Vilma Guimarães Rosa (Museu Casa Guimarães Rosa)- 16h: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Santuário do Sagrado Coração de Jesus)- 17h: Lançamento do selo do centenário de nascimento de Guimarães Rosa pelos Correios (Museu Casa Guimarães Rosa)- 18h: Abertura da exposição "Cem Anos de Rosa" (Museu Casa Guimarães Rosa)- 19h30: Posse da escritora Vilma Guimarães Rosa no cargo de Presidente de Honra da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa- 20h30: Levantamento de Mastros de São João, São Pedro e Santo Antônio, com a participação da Guarda União do Rosário de Maria e Banda de Música Vitalina Corrêa; Apresentação da Folia de Reis das Pedras de Três Marias (Museu Casa Guimarães Rosa)- 21h30: Show de João Araújo – Viola Urbana

Nenhum comentário: