segunda-feira, 30 de junho de 2008

Governo Lula em alta


BRASÍLIA - A pesquisa de opinião CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira mostra que a popularidade do governo Luiz Inácio Lula da Silva se manteve estável. Hoje, 58% da população avalia o governo como “ótimo” ou “bom”, enquanto 12% classifica o governo como “ruim” ou “péssimo”.
Os dados foram divulgados na pesquisa relativa ao trimestre de abril a junho. Na última pesquisa, quando a avaliação do governo havia registrado seu melhor índice desde março de 2003, ano que Lula tomou posse, 58% avaliou o governo como “ótimo” ou “bom”, e 11% votou no governo como “ruim” ou “péssimo”. Em dezembro, na última pesquisa do ano passado, a aprovação de Lula estava em 51%.
A aprovação da maneira de como o presidente atua permaneceu elevada. Em junho, 72% disseram aprovar a forma de atuar do governo. A pesquisa mostra que 24% desaprova. Na última pesquisa, os índices estavam em 73% e 22%.
O saldo de confiança do presidente Lula também permanecu alto com 68%, o mesmo registrado em março. O número dos que não confiam ficou em 29%.
Os melhores índices do governo foram registrados na Saúde e na Educação: 62% aprova 34% desaprova. Há três meses, 60% aprovava e 37% desprovava.
Os índices que o governo tem os piores resultados estão na área econômica. A aprovação do governo Lula no que se refere ao combate à inflação caiu para 41%, ante 51% em março. Outro ponto que o governo obteve um resultado ruim é na política de juros: 71% desaprova e 31% aprova.
Também foi perguntado aos entrevistrados qual é a nota que eles dão para o governo Lula. A nota média obtida foi 7. Na última pesquisa, a nota ficou com em 7,1. Quarenta por cento dos entrevistados também dizem acreditar que o segundo mandato do governo Lula é melhor que o primeiro.
A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 de junho, com 2.002 entrevistados, de 141 municípios. A pesquisa tem um índice de confiança de 95% e a margem de erro está em 2% para cima ou para baixo.

Nenhum comentário: