segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Estão abertas inscrições para o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Fotografia


Hoje denominado Prêmio Décio Noviello, o antigo Edital de Ocupação da Fundação Clóvis Salgado (iniciado em 2004) é uma importante ferramenta de estímulo à produção artística em âmbito nacional, permitindo o acesso do público a diferentes linguagens. Desde 2020, quando passou a homenagear o multiartista mineiro, quase duas dezenas de proponentes já foram contemplados, resultando em diversas exposições nos mais variados suportes. Celebrando a 5ª edição da iniciativa, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) abre inscrições para artistas, curadores, pesquisadores e outros profissionais interessados em expor seus trabalhos ou propor curadorias para as Galerias do Palácio das Artes (Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão) e para os dois espaços expositivos da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 2/9 (segunda-feira) a 25/10 (sexta-feira), por meio de formulário disponível no site da FCS. O resultado final, após o período de recurso, será divulgado no dia 15 de novembro, também no portal da instituição.

O Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais aceita tanto inscrições individuais quanto propostas coletivas de brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência no Brasil. Os documentos exigidos, bem como os critérios de seleção, são especificados em edital que pode ser encontrado nos sites da FCS e da APPA – Cultura e Patrimônio.


 

Exposição “La Maison de Clarice”, sobre Clarice Lispector em Varginha, a partir do próximo dia 8

 Imagem: Reprodução


A partir do dia 8 de outubro a Biblioteca Pública e Museu Municipal de Varginha,  estará apresentando a exposição “La Maison de Clarice” que traça um paralelo entre a vida e a obra de Clarice Lispector e suas contemporâneas Marquerite Duras e Nathalie Sarraute.

 

Os romances, contos e crônicas, entrevistas e, principalmente, suas cartas, foram as fontes selecionadas para a Exposição que mostrará trechos das missivas e entrevistas, além de fotos e imagens de arquivo.

 

A exposição pode ser vista a partir do dia 8/10 até 31/10 das 9 às 17hs na Biblioteca Municipal e Museu Municipal, Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro – Varginha – MG.

Agendamentos de visitas guiadas podem ser feitas pelo Telefone/Whatssap (35)3690.2141.


Fonte: Jornal Cidade Varginha/Gustavo Marangão 

domingo, 29 de setembro de 2024

Dilma recebe Medalha da Amizade, honraria mais alta da China

Imagem: Reprodução 

Dilma Rousseff e o presidente chinês Xi Jinping


A presidenta do Banco Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), recebeu na manhã de hoje, domingo (29) na capital chinesa, Pequim, a Medalha da Amizade, a mais alta honraria concedida pelo Estado chinês. Dilma é a segunda latino-americana a receber a medalha, depois do ex-presidente cubano Raúl Castro. 

A medalha foi criada em 2016, e é concedida àqueles que fazem contribuições notáveis ​​para a modernização socialista da China, ao promover intercâmbios e cooperação entre a China e países estrangeiros. Dilma foi a 12ª pessoa estrangeira a receber a honraria. 

Dilma discursou durante a cerimônia de entrega das medalhas, no Grande Salão do Povo, o edifício utilizado para as sessões da Assembleia Popular Nacional, recepção de presidentes, entre outras cerimônias e atividades. Ela elogiou tanto o governo chinês como o presidente Xi Jinping – a quem chamou de "verdadeiro campeão da cooperação internacional e um forte defensor do multilateralismo"–, pela governança e contribuições ao desenvolvimento global.

"O compromisso assumido pela China com a reforma e abertura não apenas permitiu a retirada de centenas de milhões de pessoas da pobreza, como contribuiu, de forma significativa, para o crescimento econômico e a estabilidade globais", disse a presidente a uma plateia com a presença de vários dos" principais líderes chineses, militares, estudantes e representantes de diversas áreas. 

No discurso de encerramento da cerimônia, Xi Jinping, elogiou a presidenta brasileira. "Nos últimos 75 anos, houve muitos velhos e bons amigos no mundo que compartilham as mesmas aspirações e permanecem juntos com o povo chinês nos bons e maus momentos; a sra. Dilma Rousseff (...) é uma representante notável entre eles"

"O povo chinês nunca esquecerá aqueles amigos internacionais que fizeram contribuições extraordinárias para o desenvolvimento da China e a amizade entre o povo chinês e o povo de outros países", finalizou o mandatário chinês. 

Nesta rodada de entrega das honrarias, a presidenta foi a única estrangeira homenageada. Quatro pessoas receberam a Medalha da República, e outras dez receberam títulos honorários nacionais. 

Fonte: Brasil De Fato


sábado, 28 de setembro de 2024

Prefeito de Cambuquira pode sofrer investigação por nepotismo.

Imagem: Reprodução


Segunda-feira, dia 30, será apreciada pelo Plenário da Câmara de Vereadores de Cambuquira, solicitação de investigação contra o Prefeito Fabrício da “Creuza”, acusado de nepotismo por haver nomeado sua esposa, como gari e segundo a denúncia a referida pessoa nunca exerceu a função, sendo considerada “funcionária fantasma”.

O nepotismo e vedado pela Constituição Federal e por diversos outros dispositivos legais e apesar do prefeito possuir maioria na Câmara, esperamos que os vereadores dignifiquem  os cargos que ocupam e votem pela abertura de processo de investigação e se for o caso, cassação, até por que é um instrumento para o prefeito provar que não praticou qualquer ato ilícito.

Tentamos contato com o prefeito e não conseguimos. 







 

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Festa do Caruru de Cosme e Damião agora é patrimônio imaterial da Bahia

 Imagem: Reprodução


27 de setembro é dia de comer caruru na Bahia. A tradição do Caruru de Cosme e Damião ultrapassa as religiões, é uma grande manifestação da cultura popular baiana, tornada agora patrimônio imaterial do estado.

Foi publicado hoje (27), no Diário Oficial do Estado a sanção do governador Jerônimo Rodrigues à decisão do Conselho Estadual de Cultura pela patrimonialização da festa.


Na história hagiográfica dos santos gêmeos, Cosme e Damião, não consta que tenham algum dia comido caruru e vatapá. Mas na Bahia, todo setembro é necessário oferecer aos santos mesa farta de comidas de terreiro, com a presença de muitas crianças.

Isto porque, em tempos de escravização, essas pessoas sequestradas de África e proibidas de manter suas tradições culturais e religiosas desenvolveram estratégias para subverter proibições. Daí passaram a chamar por nomes portugueses suas figuras sagradas. Nesse processo, que acostumamos chamar de "sincretismo religioso", orixá Ibeji, duas crianças gêmeas, passou a ser chamado de Cosme e Damião.

Mas, na Bahia, não precisa ser nem católico nem do candomblé para cultivar devoção pelos santos gêmeos e oferecer festa a eles em setembro. A comida oferecida varia muito de família para família. Há os sempre presentes caruru e vatapá, e pode haver peixe ou xinxim de galinha, farofa de dendê e de mel, feijão fradinho e feijão preto, milho branco, acarajé, abará, ovos cozidos, cana de açúcar, banana da terra frita, inhame, etc. Cada um desses sendo comida preferida de um orixá a quem se pretende agradar.

Fonte: Brasil de Fato



Delegações abandonam Assembleia da ONU antes de Netanyahu discursar

Imagens: Reprodução


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, subiu ao palco da Assembleia Geral da ONU,  nesta sexta-feira (27/9), ao som de vaias. O líder israelense discursou em meio à escalada da guerra contra o grupo xiita Hezbollah que, em apenas uma semana, já matou 700 pessoas a morte no Líbano.

Várias delegações se retiraram do plenário, inclusive a brasileira. A delegação do Irã, foi a primeira a se retirar assim que o líder israelense subiu ao palco.

Contar os mortos é um desafio na Faixa de Gaza, bombardeada por Israel e transformada em ruínas. O número de mortos ultrapassa 40 mil, em sua maioria mulheres, crianças e idosos.

 Nota do blog: É preciso um ponto final nesse genocídio. Viva a Palestina!

                                            Plenário esvaziado enquanto o premier israelense falava.

Fontes: Metrópoles/Rádio França Internacional (rfi)



 

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Zambelli é internada em hospital e não participa de audiência do STF

Imagem: Reprodução

A deputada federal Carla Zambelli (PL/SP) pediu dispensa de audiência de instrução, realizada pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, após sentir mal-estar, nesta quinta-feira (26/9). A parlamentar acompanharia os depoimentos no caso em que ela e o hacker Walter Delgatti são investigados por suposta invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eles também são suspeitos de falsidade ideológica.

Por meio de nota, a deputada informou que não estará presente, pois nos últimos dias fez testes de Looper a fim de diagnosticar uma arritmia, e na última madrugada teve um mal-estar. Ela foi internada na rede intensiva coronária do Hospital do Coração, em São Paulo, sem previsão de alta.

Na última audiência de instrução do caso, realizada na segunda-feira (23/9), Zambelli participou ao lados dos advogados. Ela não prestou depoimento, mas estava on-line em todos. O advogado Daniel Bialski a representa. O servidor do CNJ, Rosfran Lins Borges, será a primeira testemunha ouvida nesta quinta (26/9).

Walter Delgatti está on-line na sala para audiência. Como ele está preso, logo no início, foi solicitado que as algemas fossem retiradas enquanto ele aguarda para prestar esclarecimentos. O juiz auxiliar de Alexandre de Moraes, Rafael Henrique, que conduz as oitivas, cedeu ao pedido.

Nota do blog: Sem duvidar do estado de saúde da deputada, achamos muito estranho que todo bolsonarista seja internado às vésperas de qualquer ato da Justiça em que figure como investigado.

Fonte: Metrópoles 


Descubra algumas bebidas alcoólicas com menos risco à sua saúde!

Imagem:  Reprodução 


O consumo de álcool  é uma prática comum em muitas culturas, mas é essencial entender que qualquer bebida alcoólica pode ter impactos negativos na saúde se consumida em excesso. No entanto, algumas bebidas podem ser consideradas menos prejudiciais quando consumidas moderadamente, devido ao seu perfil de ingredientes e efeitos no corpo. Aqui estão 14 bebidas alcoólicas que têm menor risco associado à saúde quando comparadas a outras opções mais intensas.

Opções menos prejudiciais:
Vinho tinto: Rico em antioxidantes como resveratrol, que podem ajudar a proteger o coração.

  • Tequila: Alguns estudos sugerem que a tequila pode ter efeitos menos prejudiciais em comparação com outras bebidas alcoólicas.
  • Vodca com soda: Baixa em calorias e açúcar, especialmente se feita com água com gás e cítricos.
  • Bloody Mary: A presença de vegetais pode oferecer alguns benefícios nutricionais, mas é importante ficar atento ao teor de sódio.
  • Espumantes e champanhe secos: Geralmente possuem menor teor alcoólico e açúcar.
  • Cerveja artesanal: Algumas cervejas artesanais podem ter maior teor de nutrientes em comparação com as industrializadas, mas o consumo deve ser moderado.
  • Cerveja Sem Álcool: A cerveja sem álcool é uma alternativa mais saudável, pois contém menos calorias e, frequentemente, menos álcool. Ela pode ajudar a reduzir a ingestão calórica sem comprometer a experiência de sabor da cerveja tradicional.
  • Gin tônica: O gin, quando consumido com moderação, pode ter propriedades antioxidantes.
  • Whiskey: Alguns tipos de whiskey podem conter compostos fenólicos benéficos.
  • Rum: Similarmente ao whiskey, alguns tipos de rum podem ter propriedades antioxidantes.
  • Margarita com suco de limão: A presença de suco de limão pode adicionar vitamina C.
  • Vinho branco: Assim como o vinho tinto, possui antioxidantes, mas em menor quantidade.
  • Sake: O sake é uma bebida alcoólica japonesa feita a partir de arroz fermentado. Quando consumido com moderação, pode ser uma opção saudável devido ao seu baixo teor de aditivos e processos de fermentação natural.
  • Cider (Sidra): A cidra, feita de maçãs, é uma alternativa mais leve e pode ter menos calorias e açúcares do que muitas outras bebidas alcoólicas, especialmente se for feita de forma artesanal e natural.
Fonte: Petit Chef




Petra Costa lança documentário abordando relação de evangélicos com o bolsonarismo.

Imagem: Reprodução


Indicada ao Oscar pelo documentário "Democracia em Vertigem" (2019), pelo qual ficou internacionalmente conhecida ao denunciar o golpe contra a então presidenta Dilma Rousseff , a cineasta mineira Petra Costa estreia um novo documentário que analisa o impacto do fundamentalismo religioso no Brasil durante a pandemia de covid-19 e a gestão de Jair Bolsonaro, intitulado “Apocalipse nos Trópicos”.

O nome faz referência ao período conturbado da pandemia no Brasil e do negacionismo científico que se espalhou pelo país após declarações do ex-presidente contra as vacinas e as medidas protetivas contra o vírus, que ceifava naquele momento em média 2 mil pessoas por dia.

“Apocalipse nos Trópicos” oferece uma análise profunda da intersecção entre religião e política na sociedade brasileira desde o governo Bolsonaro, que transformou a religião evangélica em instrumento político de ódio. O longa inclui depoimentos de figuras influentes tanto do meio evangélico quanto da esfera política, como o pastor Paulo Marcelo, apelidado de "pastor do Lula nas eleições de 2022.  

Fonte: Revista Fórum

 

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Fundação Bill Gates premia o Presidente Lula

Imagem: Reprodução


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado com o prêmio Goalkeepers 2024, do Instituto Bill e Melinda Gates. Ao introduzir o líder brasileiro, o bilionário destacou a trajetória inspiradora de Lula, que superou a fome na infância para se tornar uma figura de liderança global na luta contra a pobreza e a desigualdade.

“Presidente Lula, sua jornada, de uma experiência com fome na infância até se tornar um líder global é verdadeiramente inspiradora”, disse Bill Gates, ao apresentar o presidente brasileiro em evento em Nova York, Estados Unidos. 

Lula demonstrou sua indignação com a persistência da fome no mundo e defendeu que os líderes globais tomem atitudes para acabar com essa mazela. “É inadmissível que no século 21, num mundo com alta tecnologia, a gente tenha criança que vai dormir de noite sem comer, e levanta de manhã sem ter um pão com manteiga para tomar café. A fome não é um fenômeno da natureza. A fome é a irresponsabilidade dos governantes do mundo que não querem enxergar as pessoas mais pobres, que não cuidam da necessidade de distribuição de alimentos”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado com o prêmio Goalkeepers 2024, do Instituto Bill e Melinda Gates. Ao introduzir o líder brasileiro, o bilionário destacou a trajetória inspiradora de Lula, que superou a fome na infância para se tornar uma figura de liderança global na luta contra a pobreza e a desigualdade.

“Presidente Lula, sua jornada, de uma experiência com fome na infância até se tornar um líder global é verdadeiramente inspiradora”, disse Bill Gates, ao apresentar o presidente brasileiro em evento em Nova York, Estados Unidos. 

Lula demonstrou sua indignação com a persistência da fome no mundo e defendeu que os líderes globais tomem atitudes para acabar com essa mazela. “É inadmissível que no século 21, num mundo com alta tecnologia, a gente tenha criança que vai dormir de noite sem comer, e levanta de manhã sem ter um pão com manteiga para tomar café. A fome não é um fenômeno da natureza. A fome é a irresponsabilidade dos governantes do mundo que não querem enxergar as pessoas mais pobres, que não cuidam da necessidade de distribuição de alimentos”, afirmou.

O presidente recebeu o prêmio Goalkeepers 2024, do Instituto Bill e Melinda Gates, como um reconhecimento ao esforço da sociedade brasileira na redução da pobreza e no combate à fome.

A Fundação Bill e Melinda Gates, fundada em 2000, é uma das maiores entidades de caridade privada do mundo. Ela é responsável pelo evento Goalkeepers, que na edição de 2024 destaca soluções para manter as pessoas saudáveis ​​e nutridas em um mundo em rápido aquecimento.

 Fonte: Brasil 247


Apostas online se espalham na escolas

Imagem: Reprodução


Apostas endividam crianças e adolescentes.

A prática de apostas, como o Jogo do Tigrinho, está invadindo escolas e impactando gravemente crianças e adolescentes. É o que diz um levantamento feito pela jornalista Vanessa Fajardo do Portal Lunetas e publicado na Agência Pública. Estudantes como Gabriel, 16, têm perdido grandes quantias, alimentando o vício em busca de recuperar perdas. Ele chegou a gastar 400 reais em uma hora. Proibido no Brasil, o jogo viralizou em redes sociais, preocupando educadores. Segundo a Unicef, 22% dos adolescentes apostaram pela primeira vez aos 11 anos ou menos.


O programa federal Pé-de-Meia, criado para auxiliar alunos de baixa renda, está sendo usado em apostas, como relatam professores que observam o aumento desse comportamento. O professor João Paulo Oliveira, do IFPB, revela que um aluno já gastou mais de mil reais no jogo.

A regulamentação do uso de celulares nas escolas tem sido ineficaz, já que muitos conseguem burlar bloqueios. A ilusão de “dinheiro fácil” preocupa especialistas, pois desestimula o interesse nos estudos. Educadores, como o psicólogo Rodrigo Nejm, sugerem maior conscientização digital e diálogo entre escola, pais e alunos para combater essa epidemia silenciosa.

 Fonte: Estudantes Ninja

 

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Estão abertas inscrições para Concurso Público para Professor do IFSULDEMINAS em 5 cidades da região

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abriu edital para o Concurso Público para Professor, para o cargo de Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) nas seguintes áreas: Administração/Ciências Econômicas/Engenharia de Produção; Engenharia de Alimentos; Segurança do Trabalho; Informática; Educação Física; Enfermagem e Matemática, as vagas são para Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Passos.

Remuneração: de R$ 4.875,18 (vencimento básico) a R$ 11.481,64 (com Doutorado), mais Auxílio-Transporte, Ressarcimento de Plano de Saúde, Auxílio Pré-Escolar e outras vantagens previstas no Plano de Carreira e Cargos do Magistério EBTT.

Informações e Inscrição

Edital


 

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

"Ainda Estou Aqui" é o filme brasileiro indicado ao Oscar

Imagem: Reprodução

 


A Academia Brasileira de Cinema anunciou na tarde desta segunda-feira (23) que "Ainda Estou Aqui", primeiro longa-metragem do Globoplay, irá representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª do Oscar, que acontece no próximo ano e os amigos famosos vibraram com a notícia.

Por decisão unânime, o longa disputou com outras cinco produções: "Cidade Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Motel Destino", de Karim Aïnouz; "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges; e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.

Fonte: GShhow

Cantor bolsonarista, Gustavo Lima, tem prisão decretada

Imagem: Reprodução


 O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou, nesta segunda-feira (23), a prisão do cantor Gusttavo Lima. A decisão ocorre no âmbito da Operação Integration, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro por meio de jogos de apostas online.

 A influenciadora Deolane foi presa no âmbito da mesma investigação, que agora determinou a prisão de Gusttavo Lima.

Entre os argumentos utilizados para decretar a prisão do cantor Gusttavo Lima a justiça levou em consideração a relação entre o artista e os demais investigados, que estão foragidos. Lima é um dos alvos indiciados pela Operação Integration, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo influenciadores digitais e casas de apostas online.

Para embasar a justificativa, a decisão cita que Gusttavo Lima deu "guarida a foragidos" e cita uma viagem em que o cantor fez com o casal de investigados na Operação Integration, José André e Aislla, de Goiânia para a Grécia.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife

Na decisão, a magistrada afirma que a relação entre Gusttavo Lima e os foragidos da investigação "deve ser encarada com extrema cautela" pelo fato de apresentar, "em tese", "características espúrias e duvidosas".

 No documento, ela informa também que, no dia 1º de junho deste ano, o cantor e empresário adquiriu uma participação de 25% na empresa Vai de Bet, uma das casas de aposta investigadas na operação, o que, na avaliação da juíza, representa indícios de participação no esquema.

Fontes: Catraca Livre/G1

 

Clarice Lispector é homenageada pela atriz Cate Blanchett

 Imagem: Reprodução


A atriz australiana Cate Blanchett prestou homenagem à escritora brasileira Clarice Lispector durante o Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha.

A estrela de produções como O Senhor dos AnéisBlue Jasmine e Tár, ao receber o Prêmio Donostia pelo conjunto de sua obra, neste sábado (21), encerrou seu discurso citando Lispector e a descreveu como uma "gênia em absoluto". Cate revelou que tem lido obras da escritora e usou uma das passagens de livro de Clarice para finalizar sua fala na premiação.

Blanchett comentou que a escritora brasileira tem sido uma inspiração e destacou uma frase de Lispector: “Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva.”

Durante a coletiva de imprensa, Blanchett voltou a falar sobre a sua admiração pela autora de livros como A Hora da Estrela e observou que “é preciso muito esforço para ser simples”, citando mais uma vez as palavras da escritora.

Blanchett foi homenageada pela entrega de seu prêmio por grandes nomes do cinema, como o diretor Alfonso Cuarón e o ator George Clooney, que a comparou a lendas da atuação como Marlon Brando e Meryl Streep. A atriz acumula uma coleção de prêmios, incluindo dois Oscars e múltiplos Critics' Choice Awards.

Fonte: Revista Fórum

domingo, 22 de setembro de 2024

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, inaugura exposição inspirada em personagem do poeta mineiro

 Imagem: Reprodução


Desde ontem, (21), o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, exibe a exposição temporária “Olhar”, da artista Letícia Pinto. A mostra, que integra o programa Minas Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e ficará aberta ao público até fevereiro de 2025, é um retorno da artista ao poema “Ismália”, de Alphonsus, que habita seu imaginário desde a infância, propondo uma reflexão sobre a introspecção e a loucura, com fotografias nas quais a personagem aparece com os olhos fechados ou sem íris.

As variações das fotografias remetem ao processo de escrita do poema, ocorrido entre 1910 e 1915. Neste período, Alphonsus de Guimaraens publicou, reescreveu várias vezes e devolveu aos jornais os seus versos, a princípio como Ofélia. A personagem reaparece em 1920 na versão final como Ismália e torna-se o centro do poema considerado a obra prima do simbolismo brasileiro. Sob curadoria da própria artista, o público poderá explorar as dimensões emocionais das muitas “Ismálias” de nossa sociedade. Letícia Pinto conta que seu trabalho “é instigado por textos, pela história da arte e pelo atrito de meu olhar sobre as insignificâncias do cotidiano, sobre a passagem do tempo nas cidades e sobre detalhes das obras em museus”.

“Em minhas colagens fotográficas, uso os recursos do ambiente digital para criar texturas e efeitos a partir da superposição de muitas camadas. Às vezes, sou surpreendida por derivações inusitadas. Prossigo agregando, desfazendo e refazendo, fundindo a imagem conforme o meu desejo de contar uma história”, acrescenta a artista.

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Inaugurado em 1987, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, localizado em Mariana, foi desenvolvido com o propósito de preservar e difundir a memória do escritor ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), um dos principais autores simbolistas da literatura nacional. No acervo, objetos pessoais do poeta, objetos referentes à sua carreira de juiz, fotografias, sua biblioteca particular, além de documentos textuais, com destaque para os artigos publicados em periódicos e muitos outros!

Fonte:SECULT/MG




sábado, 21 de setembro de 2024

Geralda, a mulher que driblou a fome, a violência doméstica e a repressão

Imagem: Editora Relicário/Divulgação


Nos dias 20 e 21 de setembro, durante o Festival Artes Vertentes, em Minas Gerais, o livro "A porta aberta do sertão: histórias da Vó Geralda" (Relicário) será lançado trazendo à tona episódios de perseguição no campo pela ditadura militar. 

A obra relata esse episódio no sertão mineiro e toda a travessia desta forte senhora de 83 anos, mostrando o que Vó Geralda, Oscar Niemeyer e Carlos Marighella têm em comum.

A porta aberta do sertão – Histórias da Vó Geralda nasceu a partir de um processo de escuta e transcrição dos relatos da Vó Geralda, que há 10 anos recebe na Fazenda Menino os Caminhantes do Sertão, que realizam a travessia inspirada em Grande Sertão: Veredas, livro de Guimarães Rosa. Isla Nakano e Renata Ribeiro são caminhantes que se transformaram em interlocutoras de Vó Geralda e coautoras deste livro.

Como nos mostra o livro e a pesquisa intitulada "Domínios do Demasiado: a cidade projetada por Oscar Niemeyer no vale do rio Urucuia (1955-1963)", desenvolvida pela coautora do livro e historiadora Renata Ribeiro, a Fazenda Menino, região onde Vó Geralda vive desde 1968, alimentou há 57 anos um dos projetos mais ambiciosos do país, mas que foi paralisado por disputas de terra e sufocado pela ditadura militar. Trata-se da construção de Marina, cidade projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto foi encomendado pelo empresário Max Hermann – dono da Fazenda Menino, financiador e ligado ao PCB –, meses antes da construção de Brasília. Hermann sonhava em construir uma cidade sustentável para 200 mil habitantes no Vale do Urucuia para homenagear a esposa, Marina Ramona.

“O povo falava que a cidade era preparação comunista, que era murada, muro fechado pra guerrilha...” (A porta aberta do sertão, p. 106).

Os blocos de habitação coletiva estariam cercados de parques, jardins e vegetação abundante, o que, segundo Niemeyer, integraria o “o seu verdadeiro objetivo, que é aproximar o homem da natureza para lhe proporcionar um ambiente natural e sadio". Na parte central dos conjuntos, estaria o "centro cívico" para a vida social: elementos de cultura, economia, trabalho e diversão. O projeto paisagístico da cidade estaria a cargo de Roberto Burle Marx.

Vó Geralda é testemunha viva da história de Marina, cidade enterrada sob o chão arenoso do sertão mineiro por diversos fatores, dentre eles a ditadura militar. Mas nem esse episódio lamentável foi capaz de tirar seus sonhos e sua alegria de viver. Como ela mesma diz, "no sertão você é livre, livre, e não tem medo".

De acordo com Maíra Nassif, editora da Relicário, a proposta de publicar o livro da Vó Geralda foi aceita e cumprida como missão. “Publicar seu livro foi o modo de me juntar às suas centenas de netos que percorrem o caminho do sertão todos os anos em busca de suas histórias", conta Maíra, para quem as memórias de Vó Geralda são não apenas individuais, mas também sociais e coletivas, e falam de um período traumático e turbulento do Brasil.

Ela cita, entre outros, a história da Fazenda Menino com o trânsito de membros do PCB na região, dentre eles Marighella (ainda que Vó Geralda não soubesse quem eles eram), a perseguição e quase morte de Vó Geralda pelas mãos dos militares no período da ditadura como fatos que, por si só, merecem projeção e conhecimento geral. 

“Mas tudo isso ganha ainda mais força, pois vem justamente através de sua voz: uma mulher sertaneja de 83 anos com o dom da palavra, que carrega uma força descomunal e o desejo de agregar”, diz.

Fontes: Revista Fórum/O Estado de Minas




quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Após 30 anos de pesquisa é lançado o Dicionário Kaiowá-Português

 Imagem: Reprodução


A professora de História Graciela Chamorro lançou o “Dicionário Kaiowá-Português”, em Dourados no Mato Grosso do Sul. O trabalho levou 30 anos para ficar pronto e envolveu muita pesquisa e acompanhamento dos povos indígenas guarani-kaiowá da região. Junto com os alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e encontros com a comunidade, a professora, que é paraguaia, foi a campo para desenvolver as pesquisas.

 O dicionário revela toda a riqueza da língua indígena e seus significados em 582 páginas e 6 mil verbetes, com a pronúncia e escrita do idioma de um dos povos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Além disso, a obra ainda conta com ilustrações do desenhista Kaiowá Misael Concianza Jorge e a apresentação de 26 colaboradores indígenas que auxiliaram na elaboração do dicionário.

 

A importância acadêmica e cultural do dicionário indígena também colabora no combate ao preconceito contra os povos originários, conforme destaca a pesquisadora: “Hoje ainda me perguntaram se o guarani-kaiowá é um dialeto. Deixa o dialeto para lá, é uma língua. Existe um racismo linguístico, a gente quer achar que é língua, só aquelas associadas com o poder”.

Roseli Jorge, uma das colaboradoras indígenas, comentou: “o dicionário kaiowá é uma herança que as gerações mais antigas estão deixando para as gerações mais novas, sendo uma necessidade contemporânea que acompanha a introdução da escrita, da leitura, da pesquisa acadêmica nas comunidades Kaiowá.”

O dicionário Kaiowá-Português pode ser acessado gratuitamente AQUI.



Mais uma cantora brasileira indicada ao Grammy: Cátia de França

Imagem; Reprodução


A cantora paraibana Cátia de França, 77 anos, foi indicada, nesta terça-feira (17), ao Grammy Latino 2024 com o álbum “No rastro de Catarina”. O prêmio é um dos mais importantes da música internacional.

O trabalho da artista concorre ao “Melhor álbum de rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”. A obra, gravada ao vivo em João Pessoa este ano, conta com 12 faixas e trata sobre diversos temas, entre eles, um poema escrito por ela aos 14 anos de idade e o contexto político brasileiro.

A música que dá nome ao álbum é um jogo de palavras do verso “No Raso da Catarina” da sua canção do disco “20 Palavras ao redor do Sol”(1979). Cátia agora junta-se a Chico César e Elba Ramalho como os únicos paraibanos que já concorreram ao prêmio. Em sua rede social, a cantora comemorou a sua indicação.

“Queria me caber mas não estou dando conta! Sou felicidade pura transbordando e olhando este caminho que fiz para chegar neste momento tão singular da minha carreira! Há muito para ser dito, mas é o momento de agradecer a quem construiu, tijolo a tijolo, este disco maravilhoso e que me enche de tanto orgulho”, comentou.

Fonte: MaisPB


 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Maria do Rosário Rivelli lança em BH seu terceiro livro

Imagem: Facebook


Terceiro livro da escritora Maria do Rosário Rivelli, “Em nome da mãe” foi lançado nesta terça-feira (17), em Belo Horizonte, durante a Oficina de Escrita da OAP/UFMG, idealizada e coordenada pelo poeta Ronald Claver. Foi uma tarde untada pelo azeite da amizade, cooperação e amorosidade; uma belíssima celebração da literatura praticada nas Alterosas.
“Em nome da mãe” é um romance autobiográfico que faz um recorte temporal na vida da protagonista Zarinha, que, tendo uma mão na literatura e a outra na psicanálise, rememora, reflete e ressignifica um período importante de sua vida, que vai da infância no interior de Minas Gerais, até o início da vida adulta.

Todo o livro é permeado pelo resgate memorialístico que a autora faz de sua mãe, Maria José Quintão Rivelli, a Mariinha. Nesse sentido “Em nome da mãe” é um leque aberto por onde respiram muitas vivências: pobreza, religiosidade, inocência, valores éticos, saberes, mineiridade, família, trabalho, amor, amor...
O livro foi editado pela Tabula Rasa, ilustrado pela artista plástica Kathia Pimentel e recheado com reflexões textuais do escritor Sebastião Braga e da psicanalista Denise Rennó.

Para adquirir 31.99612-6423, direto com a autora.

Fonte: Wagner Vieira/Facebook


 

Aos 88 anos, Alaíde Costa é indicada ao Grammy 2024.

Imagem: Reprodução

Aos 88 anos, Alaíde Costa, ícone da música brasileira, foi indicada ao Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa por sua interpretação de "Ata-me".
A música faz parte do disco "E o tempo agora quer voar", lançado em 2024 e produzido por Emicida.
Com uma carreira que atravessa décadas, Alaíde reafirma sua relevância no cenário musical, entregando uma performance que combina sua voz única com arranjos sofisticados, cativando o público e a crítica. A indicação celebra não apenas a potência vocal de Alaíde, mas também sua capacidade de inovar e dialogar com diferentes gerações da música brasileira.

Fonte: Bossa Nova Club