sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Libération chama de "show" entrevista de Lula sobre Cúpula da Amazônia

 Imagem: Reprodução



O jornal francês Libération afirma em sua edição de  quinta-feira (3) que o petista deu um "show", dia 2, em Brasília, ao falar para correspondentes estrangeiros sobre a Cúpula da Amazônia. Em sua edição impressa, o Libé dedica uma página às intenções do chefe de Estado brasileiro no encontro marcado para 8 e 9 de agosto, em Belém (PA). 

A correspondente do Libération, Chantal Rayes, afirma que Lula falou de seus objetivos "com um tom firme e fortes convicções, ainda que às custas de algumas simplificações". O governo brasileiro promete adotar uma posição política comum aos oito países que formam a bacia amazônica, para garantir um desenvolvimento 'racional' da floresta, e também combater o tráfico de drogas e o crime organizado. Lula reiterou que alcançar o desmatamento zero é possível, em 2030

Durante a cúpula, os participantes irão elaborar um documento conjunto a ser apresentado na COP 28, a Conferência sobre Mudança Climática da ONU, prevista para o final do ano em Dubai. Lula terá, nessa ocasião, "uma conversa séria com os países ricos", a quem acusa de protelar o financiamento para que os países pobres e emergentes possam preservar suas florestas, sem renunciar ao desenvolvimento. Lula não perdeu a oportunidade de ressaltar que os países da bacia possuem a maior reserva de biodiversidade do planeta. 

A correspondente do Libération explica que o governo brasileiro "espera muito da França" em relação a essa questão, por ser o único país desenvolvido a ter um pedaço da floresta amazônica, na Guiana Francesa.