segunda-feira, 7 de agosto de 2023

#ForaZema

Imagem: Pato Arrependido


É esse aprendiz de picaretagem que deseja destilar xenofobia contra o Nordeste?

Piscina, beira de rio e píer particular: conheça o 'Rancho Zema', cujo acesso será reformado pelo governo de MG
Executivo estadual vai investir R$ 41,2 milhões na recuperação de uma estrada que leva até a propriedade, situada na divisa entre São Paulo e Minas
O sítio fica em Rifaina, pequeno município paulista com pouco mais de 3.300 habitantes. A cidade atrai muito turistas por conta da Represa de Jaguara, barreira formada por uma hidrelétrica no Rio Grande, que separa Rifaina de Sacramento, já em Minas. De ambos os lados do curso d'água, há uma vasta oferta de hotéis e pousadas, alguns deles de alto padrão.
O edital aberto pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em 6 de junho prevê obras de recuperação em 107 quilômetros da MG-428, do trecho que se inicia no entroncamento da BR-262, em Araxá (MG), cidade natal de Zema, até a divisa de Minas com São Paulo, onde fica o sítio da família do governador.
O projeto na MG-428 representa quase um quinto de toda a extensão de estradas com reforma concluída por Zema até hoje. De acordo com dados enviados ao GLOBO, o governo estadual recuperou 635 km de pavimento no âmbito do projeto Provias, um pacote de obras rodoviárias lançado pela administração mineira em abril de 2022. A iniciativa soma 124 empreendimentos e concluiu até agora 32 obras, segundo dados do DER-MG.
O projeto na MG-428 representa quase um quinto de toda a extensão de estradas com reforma concluída por Zema até hoje.
Apenas 23,2% das estradas mineiras estão em bom ou ótimo estado, de acordo com o mais recente relatório da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que avalia as condições das rodovias pavimentadas brasileiras. A maior parte (40,5%) das estradas em Minas tem qualidade considerada regular, enquanto 28,4% se enquadram como ruins, e 7,9% como péssimas.
A situação precária das estradas levou o Ministério Público mineiro a mover três ações, duas contra o governo estadual e outra contra uma concessionária, para obrigar a realização de obras.