sexta-feira, 24 de julho de 2020
Proibida a venda de cloroquina e ivermectina sem receita
Imagem: Ilustração
A Anvisa (Agência Nacional de Saúde) incluiu os medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina no rol dos fármacos proibidos de venda sem receita em farmácias. A proibição está contida na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 405/2020, publicada ontem no Diário Oficial da União. De acordo com a agência, a lista poderá ser revista a qualquer momento para a inclusão de novos medicamentos, caso seja necessário.
A proibição visa impedir a compra indiscriminada de medicamentos que têm sido divulgados, inclusive pelo ex-capitão Bolsonaro, como benéficos no combate à infecção pelo covid-19, embora não existam estudos conclusivos sobre o uso desses medicamentos para o tratamento da doença.
Os referidos medicamentos são usados no tratamento de outras doenças, como malária (cloroquina e hidroxicloroquina), artrite reumatoide, lúpus e outras (hidroxicloroquina), doenças parasitárias (nitazoxanida) e tratamento de infecções parasitárias (ivermectina) e sua venda indiscriminada nas farmácias fruto dessas propagandas irresponsáveis prejudicará sensivelmente os pacientes que realmente precisam deles.
A venda em farmácias e drogarias será permitida apenas com apresentação da receita médica em duas vias. A resolução será revogada automaticamente a partir do reconhecimento, pelo Ministério da Saúde, de que não mais se configura a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.
Fonte: Agência Brasil