terça-feira, 29 de maio de 2018
Cine EMA em destaque na América Latina
O Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo, Cine.Ema, que chega a quarta edição, nos dias 8 e 9 de junho, no distrito de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim, é o único em execução com a temática sobre o Meio Ambiente no Estado. Evento que envolve a sociedade civil, principalmente jovens nos debates sobre as carências dos recursos naturais e importância da sustentabilidade e preservação da natureza.
Em agosto do ano passado o Cine.Ema participou do primeiro encontro de produtores de festivais de Cinema Ambiental da América Latina, que aconteceu em Santos, São Paulo,com o tema “O meio é o todo”. Além das discussões sobre as dificuldades e facilidades de fazer um festival de cinema, foi criado uma rede de compartilhamento de experiências e mobilização para assuntos ligados ao Meio Ambiente.
Atuando em questões ambientais no estado desde 2011, o Instituto Últimos Refúgios, co-realizador do Cine.Ema, surgiu pela necessidade de educação ambiental através da imagem. Em Burarama, o festival envolve a comunidade e estudantes das escolas da região em sua programação. Segundo a curadora do festival Ilka Westermeyer, é preciso sensibilizar os jovens sobre a questão ambiental.
Este ano teremos um representante do sul de Minas no Cine Ema, "A Menina que Reciclava Sonhos, de Patrick Moysés, de Três Corações é o nosso representante nesse importante festival.