sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Prefeito recebe ambulâncias com fogos de artifícios.
O prefeito de Cambuquira, soltando vários rojões pagos pelo povo, anuncia pela cidade a chegada de novas ambulâncias conseguidas por um deputado através do governo do Estado. Muito obrigado ao deputado, mas se Cambuquira tivesse um procedimento médico preventivo eficaz não se necessitaria de tantos veículos para conduzir doentes.
A sabedoria popular diz que “prevenir é melhor do que remediar”. Nas últimas décadas, a chamada medicina preventiva e social vem comprovando cientificamente a afirmação.
Estabelecida formalmente a partir dos anos 1960 nos Estados Unidos, essa especialidade tem como objetivo principal proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos ao prever, evitar e tratar eventuais enfermidades antes que elas se manifestem plenamente.
As doenças que mais matam os brasileiros – como câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e enfermidades ligadas ao sistema respiratório – são justamente aquelas que mais se beneficiam da antecipação do diagnóstico. As chances de cura de um câncer, por exemplo, costumam ser muito maiores quando ele é encontrado em sua fase inicial.
Mas aqui em Cambuquira a coisa é diferente. O prazer dos administradores é deixar as doenças acontecerem e arrumar ambulâncias para tratarem os doentes fora.
Belo serviço de saúde nós temos.