quarta-feira, 14 de agosto de 2013
ONG Nova Cambuquira se posiciona em defesa das águas minerais e contra a instalação de ETE próxima ao Parque.
A ONG Nova Cambuquira emitiu nota denunciando o perigo da instalação de uma estação de tratamento de esgoto próximo ao Parque das Águas. A seguir a íntegra da nota: "Vimos, por meio deste comunicado, apresentar o posicionamento desta ONG frente às obras da Estação de Esgoto, que estão sendo realizadas no Bairro da Figueira.
Gostaríamos de esclarecer que contam com nosso apoio para fazer qualquer atividade que traga aos cidadãos cambuquirenses melhor qualidade de vida, desde que estas venham cobertas pelo manto da legalidade e sempre trazendo maiores benefícios do que prejuízos à população.
Referida obra é resultado da Ação Civil movida pelo Ministério Público contra a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) e o Município de Cambuquira, em autos de número 0107.10.000005-1, do ano de 2010, onde ficaram obrigadas as partes na realização de diversas ações, sendo destinado à CODEMIG, o estudo hidrogeológico da área de recarga dos aquíferos subterrâneos, o esgotamento do bairro da Figueira e o cercamento do entorno da Mata, com o objetivo de preservação das áreas de recarga das nascentes.
Ocorre que tal obra só deveria ter-se iniciado após a realização do estudo supracitado, para que tais áreas fossem devidamente protegidas e reflorestadas, evitando maiores impactos ambientais. Intriga-nos o fato do local escolhido para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto ter sido justamente na proximidade de nosso principal atrativo turístico, logo atrás do Balneário SPA das Águas, uma das únicas áreas que ainda não possuíam edificações.
Não podemos esquecer que o tratamento de dejetos humanos tem como resultado a liberação de gases altamente odorosos, o que prejudicaria diretamente a atividade local.
Assim sendo, a ONG Nova Cambuquira noticiou o fato ao Ministério Público, que já está tomando as atitudes cabíveis ao fato, de forma que nossas nascentes sejam, em sentido amplo, protegidas.
Mais informações podem ser adquiridas junto a Promotoria de Justiça de Cambuquira". Parabéns a Nova Cambuquira e esperamos que as autoridades encontrem uma solução para a questão, já que é de suma importância a ETE, porém em local mais apropriado.