quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleitor pode votar usando apenas documento com foto no próximo domingo


Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento da liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4467 e adotou o entendimento de que os eleitores podem apresentar apenas o documento com foto no momento da votação. Ou seja, somente trará obstáculo ao exercício do voto caso deixe de ser exibido documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, trabalho ou motorista, passaporte).

A decisão foi tomada no julgamento da ação proposta pelo PT contra a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições, sendo o título eleitoral e um documento de identidade, exigência criada em 2009, pela Lei 12.034, que alterou o artigo 91-A da Lei 9.504/97.

Oito ministros votaram no sentido de dar ao artigo 91-A da lei o entendimento de que apenas a ausência do documento com foto poderia impedir o eleitor de votar. Ficaram vencidos os ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso.

Artes Plásticas

CNT/Sensus: Dilma venceria no primeiro turno


Foto: Roberto Stuckert Filho


A quatro dias da eleições, a pesquisa CNT/Sensus confirma a tendência de uma vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno. A candidata tem 54,7% das intenções de votos válidos e permanece à frente de José Serra (29,5%) e Marina Silva (13,3%).

A vantagem de 4,7 pontos percentuais para Dilma representa de 6,3 milhões de eleitores. "Num período de quatro dias, é muito difícil reverter essa vantagem", disse o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade.

Segundo Ricardo Guedes, do Sensus, as rejeições de Serra e de Marina são consideradas muito altas: 40,2% e 42%, respectivamente. "São números impeditivos para ganhar uma eleição", disse ele, lembrando que Dilma tem rejeição de 32,6%.

O instituto ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 a 28 de setembro, em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Guedes ressalta que Dilma mantém uma estabilidade nas regiões Sul e Sudeste, o que garante a tendência de vitória em primeiro turno

Na pesquisa estimulada, Dilma está com 47,5% das intenções, com larga vantagem sobre Serra (25,6%) e Marina (11,6%). Os indecisos somam 9,5%, e as intenções de brancos e nulos atingem 3,6%. Num eventual segundo turno, Dilma teria 53,9% das intenções e Serra, 34,5%.

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 50% e Serra com 27%


Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (29) em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 50% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 27% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 13%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Brancos ou nulos são 4%. Não souberam ou não responderam, 4%. Os demais candidatos juntos somaram 1% das intenções de voto.

No cálculo de votos válidos, no qual a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é excluída, Dilma tem 55% contra 30% de Serra e 14% de Marina. “Nesse cenário, a eleição se resolve no primeiro turno”, diz o diretor operacional da CNI, Rafael Lucchesi.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT teria 55% contra 32% do tucano. Brancos e nulos somariam 7%. Já em uma disputa de segundo turno envolvendo Dilma e Marina, a petista teria 56% contra 29% da candidata do PV. Brancos e nulos seriam 8%. No cenário entre Serra e Marina, o candidato tucano teria 43% contra 35% de Marina e os votos nulos ou brancos somariam 12%.

Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 191 municípios e a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em junho, quando a CNI divulgou o primeiro levantamento, a candidata do PT apareceu com 38% e Serra somou 32%. Marina tinha 7% das intenções de voto.

Em comparação com a última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em junho, no começo da propaganda eleitoral na TV e no rádio, Dilma subiu 12% e Marina 6%. Serra foi o único a registrar queda 5%. Para o diretor operacional da CNI, Rafael Lucchesi, a propaganda eleitoral influenciou no resultado: "O melhor aproveitamento do tempo de TV e dos programas justifica essa queda de Serra e a subida de Dilma e Marina."

Fonte: Portal G1

UFMG e a Chácara das Rosas


Na qualidade de Secretário Municipal de Cultura estive ontem em Belo Horizonte onde me reuni com o Diretor da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Dr. Luiz Antônio Cruz Souza, que é Cientista da Conservação e com o Professor Willi de Barros Gonçalves, Arquiteto, professor do Laboratório de Ciência da Conservação da UFMG, onde apresentei o Projeto de Restauração da Chácara das Rosas, para sua transformação em Casa da Cultura.

Tendo entendido a importância do projeto, os representantes da UFMG decidiram enviar em dezembro (16 e 17) uma equipe composta de professores e alunos para realizar todo o levantamento histórico e cultural do imóvel para a elaboração do projeto definitivo.

Nesse meio tempo, a Prefeitura Municipal vai buscar recursos junto a Secretaria de Estado da Cultura e ao Ministério da Cultura.

Datafolha: Dilma tem 47% e venceria no 1º turno; Serra aparece com 28%


A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 19 pontos de diferença para seu principal adversário, José Serra (PSDB), e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (30). A petista tem 47% das intenções de voto contra 28% de Serra.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada na terça-feira (28), a petista aparecia com 46% das intenções de voto contra os mesmos 28% de Serra.
De acordo com o novo levantamento, a candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 14% e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, tem 1%. Os outros candidatos não pontuaram individualmente, mas somados registram 1% das intenções. A margem de erro de é dois pontos percentuais. Os votos brancos e nulos somam 3%. Enquanto 6% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Considerando apenas os votos válidos, excluindo os votos em branco e nulos, Dilma chegaria a 52%. José Serra teria 31% das intenções de voto, Marina Silva, 15%, e Plínio, 1%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra, a petista aparece com 53% e o tucano, com 39%. Brancos e nulos somam 5%, e 3% não sabem em quem votar ou não opinaram.
Encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro, com 13.195 entrevistados em todo País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 24 de setembro de 2010, sob o número 33119/2010.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Livro

COM DILMA PARA A VITÓRIA EM 3 DE OUTUBRO


Carta do presidente José Eduardo Dutra à militância do PT
Foto: Paulino Menezes


Companheiras e companheiros,

Chegamos à reta final de um processo eleitoral histórico, que fará de Dilma Rousseff a primeira mulher presidente do Brasil.

Com Dilma, no próximo domingo teremos a oportunidade de eleger o terceiro governo popular e democrático do Brasil.

É o momento de confirmar a opção pela mudança, que a sociedade brasileira fez ao eleger o presidente Lula pela primeira vez, em 2002.

É o momento de garantir as conquistas acumuladas nos últimos oito anos; e de avançar ainda mais na construção de um país melhor, mais desenvolvido e socialmente mais justo.

A candidatura da companheira Dilma Rousseff é a certeza de que esse projeto vai prosseguir nos próximos anos.

Ela foi construída sobre uma sólida base de apoio social ao governo do presidente Lula.

Em torno dela formou-se um amplo arco de alianças, agregando todas as forças políticas que nos ajudaram a construir o projeto de desenvolvimento com distribuição de renda e ampla inclusão social.

Dilma Rousseff representa o Brasil que se transforma, que é amado por seu povo e respeitado em todo o mundo.

Ao longo dessa campanha, Dilma defendeu este projeto nos comícios, nas ruas, nos debates, nos programas de rádio e tevê.

De nossos adversários, que não têm proposta, não têm discurso, não têm representatividade, tudo o que ouvimos foi uma campanha de mentiras, falsidade e golpes baixos.

Vamos vencê-los no voto, mais uma vez.

Vamos dar a eles mais uma lição de democracia.

Vamos confirmar nas urnas o que já se sente nas ruas, nas fábricas, nas escolas, na internet: é Dilma vitoriosa no primeiro turno das eleições.

É nessa hora, nesses últimos dias de campanha, que a militância do PT vai fazer a diferença mais uma vez.

Eu me dirijo a vocês, como presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, para convocar a militância mais aguerrida do Brasil.

Você, que tem uma estrela vermelha no peito, pegue sua bandeira, reúna os companheiros, vá para as ruas defender nossa candidata, a candidata do PT e do presidente Lula.

Distribua nossas mensagens pela rede, acione o tweeter, siga nossos blogs, combata as mentiras e os boatos que os adversários espalham.

Vamos mostrar a eles que temos o melhor projeto, a melhor candidata, a melhor aliança.

E vamos mostrar, mais uma vez, que temos algo que nenhum outro partido tem: a militância mais apaixonada desse país.

É a nossa militância que vai fazer a diferença na reta final. Vamos pras ruas, vamos para decidir. Vamos fazer História mais uma vez.

Vamos com garra e determinação, com amor pelo Brasil, com a força do PT.

Vamos para a vitória no dia 3 de outubro!

José Eduardo Dutra
Presidente Nacional do PT

Como diz o mineiro, Hiii, tá mar.

Preto no branco



O ex-vereador cassado por improbridade levantou em seu blog(?) desconfianças quanto a atual administração municipal.
Porque não as aponta?
Vá até a Prefeitura, cidadão. Veja com seus olhos, leia todos os atos e licitações, ou peça para alguém ler, caso tenha alguma dificuldade.
Leve contador, advogado, analista,auditor, etc... e caso encontre irregularidade, ai sim publique.
Deixe de dizer bobagens e não analise os atos dos outros pelos os quais você praticou e por isso teve seus direitos políticos CASSADOS.

Tracking Vox/Band/iG: Dilma mantém 49%, Serra 24% e Marina chega a 13%


O tracking diário da Vox Populi/Band/iG na reta final da campanha, divulgado nesta segunda-feira ( 27) aponta Dilma Rousseff (PT), com 49%, e José Serra (PSDB), com 24%. Eles mantiveram os índices apurados no dia anterior.

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, alcançou, pela primeira vez desde o início do mês, 13% das intenções de voto. O resultado confirma o movimento ascendente da candidata verde desde a semana passada, quando ela ultrapassou a marca de dois dígitos das preferências na medição (um dia antes, Marina tinha 12%).

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

A melhor avaliação de Dilma ainda é no Nordeste, onde a petista conta com 66% das preferências. O índice, no entanto, já foi de 73% (no último dia 11) na região.

O melhor cenário para o candidato tucano é no Sul, onde ele tem 30% das intenções de voto. Já no Nordeste, Serra tem 17% - seu pior desempenho entre as regiões.

De acordo com o tracking, 10% dos eleitores ainda não sabem ou não responderam em quem pretendem votar no próximo dia 3. Brancos e nulos somam 3%.

A cada dia, o Instituto Vox Populi realiza 500 novas entrevistas presenciais em todas as regiões do País, numa amostra consolidada com 2000 pessoas. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 27.428/10.

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado, Dilma tem a dianteira, com 42% das citações, seguida por Serra (21%), Marina (10%) e o presidente Lula, que ainda é citado por 2% dos eleitores. Nessa pesquisa o índice de eleitores indecisos chega a 20%.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Independent: Dilma será mulher mais poderosa do mundo



Reportagem do jornal britânico The Independent sobre a eleição presidencial no Brasil diz que a candidata do PT, Dilma Rousseff, se prepara para ser "a mulher mais poderosa do mundo". Para o jornal, "sua amplamente prevista vitória na eleição presidencial do próximo domingo será saudada com alegria por milhões".

De acordo com o Independent, Dilma "marca o desmantelamento final do 'Estado de segurança nacional', um arranjo que os governos conservadores nos Estados Unidos e na Europa já viram como seu melhor artifício para manter um status quo podre, que manteve uma vasta maioria na América Latina na pobreza, enquanto favorecia seus amigos ricos".

O jornal explica que a petista será "a mulher mais poderosa do mundo" porque, como chefe de Estado, ela terá um cargo superior ao da chanceler alemã, Angela Merkel, e ao da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Além disso, "seu enorme país de 200 milhões de pessoas está festejando sua nova riqueza em petróleo".

"A taxa de crescimento do Brasil, que rivaliza com a da China, é uma que a Europa e Washington só podem invejar", diz a reportagem, que inclui um perfil biográfico da candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja a matéria no jornal inglês

Conheça o Sr. José Serra








Vídeo postado por ex-aliados do Aécio

domingo, 26 de setembro de 2010

Geraldo Vandré quebra o silêncio em entrevista exclusiva para a Globo News

Desde que voltou do exílio, em 1973, o cantor e compositor não falava para a TV.



Depois de quatro décadas de isolamento, o cantor e compositor Geraldo Vandré, que se transformou em um dos maiores enigmas da MPB, resolve finalmente quebrar o silêncio. Autor de clássicos como “Disparada” e “Pra Não Dizer que Falei das Flores” – esta, transformada em hino de manifestações contra a ditadura militar - Vandré deu uma entrevista ao repórter Geneton Moraes Neto no dia em que completava 75 anos de idade. Desde que voltou do exílio, no segundo semestre de 1973, ele não falava para a televisão.


Pelo respeito ao Vandré de ontem, não farei comentários sobre o Vandré "aviador" de hoje.

Aumento real de salários bate recorde


No ano em que a economia deve crescer mais de 7%, em um ambiente de inflação ao redor de 4,5%, trabalhadores das categorias mais organizadas no País se preparam para embolsar os ganhos reais de salários mais polpudos das últimas décadas. Os metalúrgicos de montadoras do ABC paulista saíram na frente, mas acompanhados de perto por outras categorias.

Uma delas é a dos petroleiros do sistema Petrobras. Assim como os metalúrgicos do ABC, que conquistaram, na semana passada, o maior aumento real da história da categoria - de 6,26%, mais reposição da inflação de 4,29%, num total de 10,81% -, a campanha salarial dos petroleiros também resultou em ganhos históricos para a categoria, de até 4,65% acima da inflação.

Nos 15 anos em que o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) acompanha os resultados de acordos e convenções coletivas no País, 2010 deverá apresentar a maior quantidade de aumentos reais acima de 5%. Na semana passada, eles já somavam 17, o equivalente a 5,7% do painel de 299 negociações analisadas este ano.

Até agora, o melhor ano foi 1996, quando 6,9% das negociações resultaram em ganhos reais acima de 5%. “Como o ano ainda não acabou, e o segundo semestre concentra a data-base das categorias mais organizadas do País, eu não teria dúvida em afirmar que vai ganhar de 1996”, diz o economista Sérgio Mendonça, do Dieese. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Humor de domingo

sábado, 25 de setembro de 2010

Deputado em Cambuquira



Fotos: Antonio Almeida


Responsável peça liberação de recursos estaduais para Cambuquira, o deputado Sargento Rodrigues esteve hoje a tarde reunido com lideranças locais.

Ibope: Dilma aparece com 50% e Serra, com 28%


Pesquisa Ibope encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, divulgada ontem, mostra que a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 50% das intenções de voto, contra 28% do seu adversário tucano José Serra. Na mostra anterior, divulgada no último dia 17, Dilma tinha 51% e Serra, 25%. Se as eleições fossem hoje, e levando em conta os votos válidos, Dilma venceria no primeiro turno. Num eventual cenário de segundo turno, Dilma ganharia de Serra por 54% a 32%.

A candidata do PV, Marina Silva, passou de 11% para 12% e os demais candidatos juntos somaram 1% das intenções de voto. O total de votos brancos e nulos é de 5% e 5% não sabem ou não responderam em quem vão votar. A pesquisa foi realizada com 3.010 eleitores entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número 31689/2010.

O Ibope também avaliou a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a sondagem, avaliaram como ótima ou boa a gestão federal 80% dos entrevistados, enquanto 15% a consideraram regular e 4%, ruim ou péssima. Não soube opinar 1% dos entrevistados.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festa da Congada






Representando o Prefeito Municipal, na função de Secretário Municipal de Cultura, estive na Abertura da Festa da Congada de 2010, organizada pela Associação Cultural e Esportiva Afro-Cambuquirense, onde entreguei para as representantes dos Ternos cambuquirenses novos uniformes doados pela Prefeitura.
Na ocasião também foram coroados a Rainha e o Rei da Congada 2010.

Começa hoje a Festa das Congadas

Abaixo-Assinado: À NAÇÃO - Manifesto de artistas e intelectuais pela democracia e pelo povo:


À NAÇÃO

Em uma democracia nenhum poder é soberano.
Soberano é o povo.
É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.
Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.
Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar aventuras autoritárias.
Leia todo o texto e assine acessando: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7080

Residencial Centenário

Estação de Tratamento de Água: Termo de Compromisso com a Funasa é assinado.

Porque voto em Hélio Costa


Bem que eu gostaria de estar votando em Patrus para governador, trabalhei para ele na prévia interna do PT, fui voto vencido.

Hoje, tenho que pensar em Minas e não em minha posição pessoal, até por que Patrus assumiu a chapa, sendo um vice atuante e será dele a condução da política social do governo.

Hélio Costa foi ministro de Lula por mais de cinco anos, período em que sempre praticou lealdade ao governo. Devemos a seu trabalho a inclusão digital de milhares de escolas públicas e a bem-sucedida queda de braço com setores do capital na lida para implantar o Plano Nacional de Banda Larga, que de quebra permitiu à Telebrás ressurgir das cinzas para pilotar essa revolução.

A se confirmarem as pesquisas para a eleição presidencial, e estamos de alma e corpo empenhados para soprar esse vento, estará vencido um capítulo, certamente vital, da história que o Brasil passou a escrever. Ainda assim, será parte de um processo com muito chão a percorrer.

Os que desejam o retrocesso escondem suas armas nos paióis dissimulados. Minas, coração do país, pode ser motor que acelera as mudanças ou trincheira de um atraso modernamente trajado. Perder aqui não significa somente condenar nossa terra a descompassar-se do Brasil no mínimo mais quatro anos, o que já seria demasiado. É também dar geleiras à frialdade que não tolera o calor do povo a cantar.

Aos que estão agora sentados sobre o próprio silêncio, tomo a liberdade de lembrar: não haverá segunda chance porque não vai haver segundo turno. Trocando em miúdos, será tarde para se arrepender da inércia se ela permitir que ao Palácio da Liberdade se reconduza quem, titereiro ou títere, a ela desserviu e desservirá.

Agora depende do esforço diuturno de cada um de nós de dar à companheira Dilma inequívoca vitória em Minas e levar ao governo do estado a chapa que, integrada por Hélio e Patrus, vai fazer da prioridade social seu compromisso inarredável.

Filme sobre vida de Lula vai representar o Brasil no Oscar


O longa-metragem "Lula - O Filho do Brasil" foi anunciado nesta quinta-feira (23) como representante do Brasil na corrida por uma vaga na categoria de filme estrangeiro da próxima edição do Oscar, a maior festa do cinema norte-americano.

O filme, que concorreu a vaga com outros 23 longas, foi escolhido por unanimidade por uma comissão formada por nove especialistas, indicados pelo Ministério da Cultura e pela Academia Brasileira de Cinema.

"Lula - O Filho do Brasil" foi dirigido por Fábio Barreto, que já concorreu ao Oscar de filme estrangeiro em 1996 com "O Quatrilho". Lançado em janeiro, conta a história do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, já havia afirmado que o critério para eleger o brasileiro no Oscar não seria qualidade ou bilheteria, mas sim a "cara" de Oscar. "Qualquer filme que fosse mandado para lá teria qualidades para concorrer. Outra coisa é analisar quais são os filmes brasileiros escolhidos nos outros anos, com que frequência determinados filmes são vencedores, qual é o tema, qual deles teria mais condições do que o eleito no ano anterior. São muitas variáveis", explicou.

Roberto Frias afirmou ainda que o filme "parece ser o mais indicado por mostrar a história de centenas de milhares de brasileiros, não apenas do presidente". Ele acrescentou que outro critério utilizado foi o de que "Lula é uma personalidade não apenas no Brasil, mas também lá fora", completou.

A comissão foi composta por Cássio Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão e o próprio Roberto Farias.

Categoria

O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2011 vai disputar com outros de mais de 95 países a chance de estar entre os cinco finalistas na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A lista dos indicados será divulgada no dia 25 de janeiro de 2011. A cerimônia de premiação, por sua vez, acontece em 27 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles.

Em toda a história, apenas quatro filmes foram indicados ao Oscar de filme estrangeiro, e nenhum deles venceu: "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

"Cidade de Deus" não conseguiu uma vaga entre os indicados a filme estrangeiro em 2003, mas no ano seguinte concorreu a quatro estatuetas: direção, roteiro adaptado, fotografia e montagem.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vox Populi: Dilma mantém 51% e venceria no 1º turno


A candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, lidera a corrida eleitoral com 51% das intenções de voto, segundo pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (23) no Jornal da Band. O candidato tucano José Serra atingiu 24% da preferência do eleitorado. Se o pleito fosse hoje, Dilma seria eleita já no primeiro turno. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais.
Em terceiro lugar, vem Marina Silva (PV) com 10%. Nenhum dos outros candidatos somou 1% dos votos. Brancos e nulos somam 5% e 9% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder.
A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31705/2010, no dia 18 de setembro. O levantamento foi realizado entre os os dias 18 e 21 de setembro e entrevistou 3 mil eleitores.
Em relação a última pesquisa Vox Populi, divulgada no dia 17 de setembro, Dilma e Serra mantiveram sa intenções de voto e Marina Silva ascendeu 2 pontos percentuais, de 8% para 10%.

Escritora cambuquirense lança livro


Ana Paula Lemes de Souza, jovem e promissora escritora cambuquirense estará lançando seu livro "O Vento me Soprou", pela Editora Livro Novo.com.br, dia 10 de outubro, das 16 às 21 horas, na Galeria dos Prefeitos, da Prefeitura Municipal.
É mais um talento de Cambuquira se revelando.

Você quer anestesia?

Congada 2010


Clique no cartaz para ampliar

Datafolha: Dilma oscila para baixo e vai a 49%


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, registrou uma variação negativa de 2 pontos percentuais, passando a 49 por cento das intenções de voto, informou pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira.

Segundo o levantamento divulgado pela TV Globo, José Serra (PSDB) oscilou 1 ponto para cima, indo a 28 por cento. Marina Silva (PV) teve uma variação positiva de 2 pontos, para 13 por cento.

Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 47% a 51%. Serra pode ter de 26% a 30%, e Marina, de 11% a 15%.

Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) – nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 5%.

O Datafolha ouviu 12.294 eleitores em 444 municípios entre os dias 20 e 21 de setembro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31330/2010.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

TSE prorroga prazo para pedido de 2ª via de título eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira (21) prorrogar, para o próximo dia 30 de setembro, o prazo para que os eleitores possam tirar a segunda via do título de eleitor. A data limite seria esta quinta-feira (23), mas em razão de uma sugestão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o prazo foi ampliado para o último dia deste mês.
O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, destacou que cartórios eleitorais de todo o País estão envolvidos em um grande processo de atendimento aos eleitores. "Eu acho que é de bom alvitre prorrogarmos por mais uma semana", afirmou o presidente antes de proclamar a decisão da Corte.
A Justiça Eleitoral emitiu até o início da noite desta terça a segunda via de 2.220.102 títulos eleitorais de pessoas que tiveram o documento perdido ou extraviado em todo o País.
Nas eleições deste ano, o eleitor terá que apresentar dois documentos de identificação aos mesários nas seções eleitorais. Além de levar o título eleitoral, o cidadão deverá apresentar um documento oficial com foto.
São considerados como documentos oficiais a carteira de identidade, carteira de identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade. A medida é uma exigência da Lei 12.034 (minirreforma eleitoral) que foi criada e aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em setembro de 2009.

Prefeito de Ouro Preto-MG denuncia pressão do Estado de Minas.


“Peço aos prefeitos que tenham coragem de enfrentar as pressões que o governador tem feito em cima dos prefeitos que não o estão apoiando. Estou perdendo verbas porque sou do PMDB e apoio Hélio e Patrus ao governo de Minas. Sei de diversos prefeitos do PT, por exemplo, que estão sofrendo com o corte de recursos por apoiarem a coligação. Quero colocar aqui meu incentivo para que enfrentem essas pressões em nome de um projeto maior e melhor para Minas”, denunciou o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.

É assim que agem os tucanos. Vamos reagir e fazer uma Minas melhor!

Prêmio Camões 2010


Foto: MinC
O poeta e dramaturgo maranhense Ferreira Gullar recebeu, na tarde de quinta-feira, 16 de setembro, o Prêmio Luís de Camões 2010, o mais importante prêmio literário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia aconteceu na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, da qual participaram o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, representando o ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira; o conselheiro cultural de Portugal, presidente do Instituto Camões e representante do Embaixador de Portugal no Brasil, Adriano Jordão; o acadêmico Murilo Melo Filho, da Academia Brasileira de Letras, e Adair Rocha, representante do ministro Juca Ferreira no Rio de Janeiro.
“Estou muito feliz com esse prêmio. Valeu a pena”, disse Ferreira Gullar. “Estou feliz porque os meus amigos estão felizes com a escolha. Todos sabem que esse prêmio tem uma alta significação. Indica um critério, uma seriedade. Estou na companhia de gente fina”, afirmou, lembrando os ganhadores das edições anteriores.
“É razão de muito júbilo quando se festeja, no presente, um poeta, um filósofo. A festa é muito maior quando se premia um grande poeta, como Ferreira Gullar”, disse Muniz Sodré, presidente da FBN.
Durante a cerimônia, Gullar leu o poema “Verão”, de sua autoria, que dedicou aos amigos do Grupo Opinião, marco do teatro de protesto e resistência no Brasil, durante os anos 1960. “A gente escreve para o outro. O sentido da vida é o outro. É o outro o nosso herdeiro, em todos os sentidos”, disse.
Adriano Jordão ressaltou a importância de se ter um prêmio “a quatro mãos”, entre Brasil e Portugal, e disse que “a maneira brasileira de ser está na poesia de Gullar”. Para Adair Rocha, a poesia de Gullar “interfere diretamente no sentido das coisas”. O acadêmico Murilo Melo, em nome dos imortais da ABL, disse que a instituição está orgulhosa pela escolha do júri neste ano: “Prêmio outorgado ao poeta, pensador e escritor que tanto honra a inteligência brasileira”.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Começa a chover


Após 106 dias chove em Cambuquira desde as 23 horas. Esperamos que perdure por algumas horas para amenizar a seca que se abate sobre a cidade.
Abaixo uma homenagem à chuva:

domingo, 19 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ibope: Dilma amplia vantagem e venceria no 1º turno


A candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, lidera a corrida eleitoral com 51% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira (17) no Jornal Nacional. O candidato tucano José Serra atingiu 25% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar, vem Marina Silva (PV) com 11%. Nenhum dos outros candidatos somou 1% dos votos. Brancos e nulos somam 4% e 8% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Na última pesquisa Ibope divulgada, Dilma também liderava a corrida pela presidência com 51% das intenções de voto, Serra tinha 27% da preferência do eleitorado e Marina estava com 8% das intenções de voto. O candidato tucano oscilou dois pontos para baixo e a candidata verde subiu três pontos percentuais.
Num possível cenário de segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra, Dilma também venceria com 56% e Serra alcançaria 31% da preferência do eleitorado. Brancos e nulos no segundo turno somam 6% e indecisos, 7%.
A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 3027/2010. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de setembro. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 munincípios.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Falta de água já é calamidade


Na foto de Vanessa Junqueira podemos ver que o nível da represa não atinge o cano de abastecimento.
Em virtude da seca que se abate na região, com cerca de cem dias sem chuvas, a Prefeitura Municipal de Cambuquira que anteriormente já havia baixado decreto de estado de emergência, foi obrigada a declarar calamidade uma vez que a estiagem evoluiu para seca.

Também foram mantidos contatos com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e com o Sistema Nacional de Defesa Civil, em Brasília, para onde será encaminhada documentação relativa à situação emergencial.
Amanhã, dia 17. O Prefeito estará em audiência com o Comandante da ESA e com o Comandante do Corpo de Bombeiros, buscando alternativas para amenizar a situação.
O que já era preocupante, hoje é grave, começando a afetar os serviços essenciais como saúde e educação.
Esperamos que a população entenda a gravidade da situação e continue colaborando evitando o desperdício.

Reflexões sobre a decepção


Porque nos decepcionamos com uma pessoa, com um acontecimento, com uma situação, com a vida?

A decepção é um sentimento tão frustante, talvez seja das sensações que mais me entristece, me deita abaixo, me impede de continuar, me bloqeia.

Será que criamos expectativas altas demais? Ou será que as expectativas eram normais, próprias e adequadas, mas a decepção teimosamente nos bate à porta?

Será um problema de ansiedade, de querermos que tanto se realize, que tanto aconteça?

Será que somos exigentes demais, e exigimos dos outros, coisas que nem nós próprios sabemos fazer?

Será que uns são mais atreitos a decepções que outros?

Será que uns, nem percebem a decepção não lhe dando a importância que outros lhe dão?

Será que as decepções só acontecem aos emotivos? Aos frágeis? Aos corajosos? Aos exagerados? Aos idiotas?

E acordar depois de uma decepção?

Acordar para a Vida, acordar para o Dia, pôr os pés fora da cama, levantar o corpo, calçar qualquer coisa para começar a pisar o chão, a terra, olharmo-nos no espelho, olhar uns olhos decepcionados,….

E depois, muitas vezes voltar ao mesmo local, ver a mesma pessoa, ter de falar com essa pessoa, voltar e reencontar o mesmo ambiente, o mesmo cenário…..

Reagir…. Como se faz para Re Agir? Reagir é voltar a agir! Para voltar a agir, é preciso ter vontade de agir. E o mundo que nos rodeia, exigente, que não tolera a insatisfação, não tolera tristezas, que como uma criança mimada, quer-nos Lindos, Contentes, Sorrizinhos, Arranjados, Elegantes, Perfeitos, e todos nos pedem, “Vá reage, faz qualquer coisa, tens de melhorar! Lá estás tu com o teu péssimismo!…”. E para culminar, lá dizem a frase: “Não percebo, porque ficas assim, não é caso para isso!”. E nós, envolvidos num manto negro de tristeza, de amargos na boca, de nós no estomâgo, de dedos das mãos frios, de joelhos ligeiramente a quebrar, ficamos perplexos a olhar para aquela gente que nos diz “Que não é nada!”. Não é nada???! Mas não percebem, que para nós É TUDO!Que houve uma derrocada de terras, por cima da nossa boca, que houve uma inundação de líquidos salgados, que nos deixou molhados de suores frios, que o nosso coração saltou, mexeu-se, como se de um sismo se tratasse e nos deixou com taquicárdia, que houve um corte a meio dos nossos pulmões, e os pôs a trabalhar em limites mínimos, que sentimos o sangue a parar nas veias e que fomos invadidos por um vento frio e quente, que levantou todas as areias no ar que nos sufocam e nos cegam? Pois, não vêem isto?Faltam as lágrimas? Ah, as lágrimas, as piegas lágrimas, que comovem os outros….. Mas olhem, os decepcionados não choram por fora, choram por dentro! Choram, choram, choram, até ficar secos, como um solo africano, seco, ressequido, morto….

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, publica edital.


O ICMBio abriu ontem as inscrições em processo seletivo para chefe de três de seus Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação: Mamíferos Aquáticos,Cerrado & Caatinga e Biodiversidade Amazônica.
Os editais na íntegra estão na página da internet http://www.icmbio.gov.br/menu/editais.
A inscrição dos interessados deverá ser realizada até 19 de setembro de 2010 via e-mail, com envio de currículo, preferencialmente no formato Lattes.

Em visita em Varginha, Dilma reforça apoio ao Hélio


Milhares de pessoas acompanharam a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, em visita à Varginha, ontem. No local, ela reforçou a importância da eleição de Hélio Costa (PMDB), um governador de Minas para trabalhar em sintonia com ela. "É importante a parceria do governo federal com o governo de Minas. Votem Hélio Costa governador e Patrus vice. Podem ter certeza, vamos seguir na trilha que o presidente Lula abriu, que é a trilha do emprego, é a trilha do Brasil de cabeça erguida", discursou Dilma para uma multidão de pessoas, no ginásio do Colégio Marista, Centro de Varginha.

O candidato ao governo pela coligação "Todos Juntos por Minas" (PMDB-PT-PCdoB-PRB), Hélio Costa, reiterou a defesa de Dilma para que os dois trabalhem juntos por mais justiça social em Minas e no Brasil. "É importante termos um governador em Minas afinado com as propostas do governo Lula. Isso é uma garantia de fazer em Minas Gerais o que Lula fez no Brasil e que Dilma vai continuar", ressaltou Hélio.

Vice na chapa de Hélio, Patrus Ananias (PT) lembrou investimentos do governo federal em Varginha como o Bolsa Família, programa criado por ele quando esteve à frente do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. "Estamos na reta final. É hora de multiplicar os votos e conquistar novos horizontes. Vamos integrar Minas com as grandes conquistas do Brasil. É hora de expandirmos nossa campanha. É hora da onda vermelha", afirmou.

Dilma frisou em seu discurso que Lula não só passa a ela o governo, mas também a disputa pelo voto dos brasileiros. "Minha vitória significa cuidar do povo brasileiro, não é só governar", avaliou, emendando que sua gestão como presidente romperá as barreiras dos preconceitos contra as mulheres.

Dilma, Hélio e Patrus foram recepcionados em Varginha pelo prefeito da cidade, Eduardo Corujinha (PT), e dezenas de outras lideranças do Sul de Minas. Também estava presentes o candidato ao Senado pelo PT, Fernando Pimentel (PT), o presidente do PT de Minas, Reginaldo Lopes (PT), e o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

Fonte: O Estado de Minas, foto idem.

Datafolha aponta Dilma com 51% e Serra com 27%


Marina Silva (PV) tem 11% das intenções de voto.
Margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 51% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 27%, e Marina Silva, do PV, tem 11%, segundo o levantamento.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
Considerando a margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter entre 49% e 53%. Serra pode ter entre 25% e 29%, e Marina, entre 9% e 13%.

Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 7%.

Foram realizadas 11.784 entrevistas em 423 municípios da segunda-feira (13) à quarta-feira (15). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30014/2010.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última sexta-feira (10), Dilma aparecia com 50%, Serra, com 27%, e Marina, com 11%.

Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando brancos e nulos, a petista alcança 57%, o tucano, 30%, e a candidata do PV, 12%.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 57%, e Serra, com 35%. Brancos e nulos seriam 5%, e indecisos, 4%.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Congada

Turismo no Circuito das Águas


(Fotos: Divulgação)
As cidades que compõem este circuito possuem muitas características semelhantes. Estão incrustadas na Serra da Mantiqueira, possuem serras, vegetação, clima de montanha e muita água - em rios, cachoeiras, lagos e fontes diversas.
A culinária mineira, rica e variada, encontra diversas opções na região. Além disso, é possível encontrar diversas opções em doces, artesanatos (palha, crochê, tricô, etc).
É possível desfrutar na região de passeios de charrete e outras atrações.
As fontes de águas minerais são a grande atração no circuito, oferecendo diferentes tipos de água mineral e tratamentos variados através da água e suas propriedades (termalismo). Os parques de águas e fontes são comuns nas cidades.
A rede hoteleira é diversificada.
O turismo religioso encontra espaço em Baependi, onde se encontra a Igreja de N. Sra.da Conceição, construída por Nhá Chica, a quem se atribui milagres. Além disso, muitos consideram São Lourenço o centro mágico de poderosas vibrações espirituais, além de estar em Cambuquira a melhor água mineral do mundo e uma das melhores rampas para a prática de paraglider e asa delta do país.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DataTempo x Ibope em Minas Gerais


Coluna de Vittorio Medioli,
publicada no jornal O Tempo de 14 de setembro


Liga-me o amigo e pergunta: "Mas como o DataTempo dá um resultado na disputa para governador em Minas e o Ibope dá outro totalmente diferente?".

A pergunta é interessante, os resultados, intrigantes; o Ibope poderia responder melhor de quanto eu possa fazer. Explico ao amigo que a pesquisa DataTempo apresenta resultados alinhados a um bom referencial, o Datafolha. Pesa também a favor do DataTempo, de acordo com o professor Antônio de Pádua, uma amostragem mais ampla de quanto usam os concorrentes. Traz, assim, das regiões periféricas do Estado um quadro mais detalhado, claro e, se for o caso, questionável.

As amostragens do DataTempo conspiram para um melhor acerto, embora a confiabilidade possa existir também numa pesquisa bem estruturada, com volume menor de entrevistados, como vem adotando o Ibope.

Mas, para se conferir a possibilidade de desvios, casuais ou induzidos, é possível traçar um paralelo entre resultados para presidente e para governador apresentados pelos institutos. Na prática, o Ibope está chegando à mesma conclusão do DataTempo e do Datafolha para presidente, embora esteja gritantemente divergente para governador. Em síntese, um eleitor Ibope é "sui generis", é um mineiro diferenciado, especialmente nas regiões mais distantes da capital, já que na RMBH os três institutos estão mais próximos em suas conclusões.

Vale ainda uma observação: DataTempo e Datafolha não vivem exatamente de pesquisas, são ligados a grupos editoriais que prezam por um jornalismo de vanguarda e de qualidade. Erros, para eles, respingam não apenas sobre uma atividade cíclica, mas também sobre um conjunto de publicações e veículos que não tem descanso e variação de intensidade.

Aqui não se pretende fazer processo a ninguém. O "fenômeno" badalado pelo Ibope pode estar antecipando uma realidade que inda não aconteceu. Contudo, serve neste momento para criar um clima mais propenso a quem precisa mostrar força eleitoral e atrair indecisos.

Tudo, enfim, pode acontecer numa campanha que entrou agora no olho do furação, mostrando que a luta será dura e apertada entre dois candidatos, Anastasia e Costa. A pesquisa retrata um momento. O DataTempo usa a maior lente e a de melhor qualidade. Disso tenho certeza.

Dilma amplia vantagem e seria eleita no 1o turno, diz CNT/Sensus


A candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, ampliou sua vantagem para 24,1 pontos à frente de seu principal adversário, José Serra (PSDB), mantendo a possibilidade de ser eleita no primeiro turno, mostrou pesquisa do instituto Sensus nesta terça-feira.

Segundo o levantamento, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Dilma tem 50,5 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 26,4 por cento, e Marina Silva (PV), com 8,9 por cento.

Na pesquisa Sensus anterior, divulgada em 24 de agosto, Dilma tinha 46,0 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparecia com 28,1 por cento e Marina Silva (PV), com 8,1 por cento.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. O Sensus realizou duas mil entrevistas entre 10 e 12 de setembro.

Atenção Petistas: DILMA estará amanhã, dia 15 em Varginha


A candidata Dilma Rousseff, do PT estará amanhã as 11 horas no Calçadão em Varginha.

Refrescando a memória


Em 2001, o ministro da Saúde, José Serra, que segundo a propaganda, era o “melhor Ministro da Saúde, da história”, gastou R$ 81,3 milhões em propaganda e apenas R$ 3 milhões em campanhas de combate à dengue. Como parte do plano econômico, demitiu seis mil mata-mosquitos contratados para eliminar os focos do Aedes Aegypti (transmissor da dengue). Resultado: em 2002 o Estado do Rio de Janeiro registrou 207.521 casos de dengue, com 63 mortes.

O que os tucanos esqueceram de mostrar sobre o metrô do Serra em SP

Dilma volta a subir em pesquisa diária, vai a 54% e abre 32 pontos sobre tucano


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, subiu um ponto percentual no tracking Vox Populi/Band/iG desta segunda-feira (13) e passou de 53% para 54% das intenções de voto. Já o tucano José Serra caiu de 23% para 22%.

Em votos válidos, se as eleições fossem hoje, Dilma teria 63,5% e venceria no primeiro turno.

Marina Silva (PV) também caiu um ponto e foi de 9% para 8%. Os outros candidatos somaram 1%, mesmo número da última pesquisa. Brancos e nulos passaram de 5% para 4%, enquanto o número de indecisos oscilou de 10% para 11%.

Dilma Rousseff aparece à frente do tucano em todas as regiões do País, sendo que o melhor desempenho da petista é no Nordeste, com 74% da preferência do eleitorado, contra 14% de Serra.

Na pesquisa espontânea, Dilma aparece 27 pontos percentuais à frente do tucano, com 44% das intenções de voto, enquanto Serra tem 17%.

A oscilação dos candidatos na pesquisa de hoje está dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A cada dia, o Instituto Vox Populi realiza 500 novas entrevistas. A amostra consolidada com 2000 entrevistas, portanto, só é totalmente renovada após quatro dias. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o número 27.428/10.