sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Rede Globo ignora Cambuquira


Parece até um complô, mais uma vez a Rede Globo de Televisão ignora Cambuquira em sua reportagem. Desta vez foi o Jornal Hoje que em bela matéria sobre o Circuito das Águas, ignorou Cambuquira.
Abaixo cópia do e-mail enviado a Chefia de Redação do Jornal Hoje.

"Sr(a) Redator(a)
O município de Cambuquira é considerado um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude. Sua fama nasceu da virtuosidade de suas águas. Ao todo são sete fontes, seis delas localizadas no complexo do Parque das Águas, principal atração turística da cidade. As qualidades terapêuticas das águas, associadas ao clima agradável da região, fazem de Cambuquira uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Um diferencial é relevante: apesar de especial, Cambuquira ainda se mantém deliciosamente pacata e pitoresca.
Um passeio por suas ruas arborizadas reflete isso. A tradução exata do termo "qualidade de vida" faz parte do dia-a-dia de seus moradores e visitantes. Acácias, quaresmeiras, ipês, amendoeiras, flamboyants e outras espécies espalham-se pelas vias e praças da cidade. Formam um mosaico natural de cores, completado pela Reserva Biológica de Santa Clara e pela Mata do Parque. Em Cambuquira o turista encontra a equação perfeita para o bem-estar do corpo e da mente.
Como se não bastasse todas estas características, a cidade é berço da melhor água do Brasil, segundo avaliação feita por uma equipe de especialistas reunidos pela revista Vip Exame (Editora Abril) em 1997. A "Água Cambuquira" ficou em segundo lugar na classificação geral, um pouco atrás da marca Ty Nant, do País de Gales. Participaram da bateria de degustação todas as marcas (nacionais e importadas) que circulam no mercado brasileiro. Como a Ty Nant é européia, podemos considerar, segundo a pesquisa da Vip Exame, que Cambuquira tem a melhor água no só do Brasil, mas de toda a América.
Informações não confirmadas nos dão conta que a Ty Nant deixou de ser engarrafada por problemas em suas nascentes, o que torna assim a Água Cambuquira, a melhor do mundo.
O povoamento de Cambuquira originou-se, com a descoberta das fontes de águas minerais, no local da antiga fazenda Boa Vista, então pertecente ao Município de Campanha. A Câmara Municipal de Campanha, considerando aquelas terras como de utilidade pública, desapropriou-as em 1861, dando início assim à formação do povoado, que veio a chamar-se Boa Vista de Cambuquira.
Localiza-se na Zona Sul de Minas, a 951 m de altitude, registrando uma temperatura média anual entre 18ºC e 20º.C, com características climáticas bastante salutares.
Como principal ponto turístico destaca-se o Parque das Águas, ocupando uma área de pouco mais de 1 km. Nele existem fontes hidrominerais de grande valor terapêutico (gasosa, ferruginosa, magnesiana e sulfurosa). Conta com um balneário com serviços de hidroterapia e fisioterapia, além de extensa área de recreação, com jardins, viveiros, play-ground, lagoa lanchonete e aprazíveis alamedas.
Citam-se ainda outros atrativos turísticos em Cambuquira, como as fontes do Marimbeiro (a 2 km) e do Laranjal (a 2 km), o Salto das Sete Cachoeiras (banhos e piqueniques), a Cascata do Congonhal (a 3 km), a Cachoeira da Usina (a 18 km), a Gruta do Coimbra e a Serra do Palmital.
A água mineral de Cambuquira tem como características a cristalinidade, persistência e homogeneidade do gás, neutralidade ao olfato, qualidade e frescor, o que agrada ao mais exigente consumidor.
Além da água a cidade oferece aos turistas muita hospitalidade, paz e, principalmente, muito contato com a natureza: possui uma mata nativa com acesso pelo parque das águas, o que torna o passeio muito agradável.
Por tudo isso, causou-nos estranheza o fato de matéria veiculada pelo Jornal Hoje, edição de 21 de agosto de 2009 sobre as estância hidrominerais do sul de Minas Gerais não citar nosso município como uma das estâncias, cujas águas terapêuticas e demais atrativos atraem turistas de todos os cantos do País.
Inclusive, pelo já citado, estamos pleiteando junto a FIFA e a CBF, a inclusão de Cambuquira no Roteiro Turístico da Copa de 2014 e que sua água seja considerada a água oficial da Copa.
Isto posto, esperamos que a Rede Globo de Televisão, conceituada pelo fato de mostrar a verdade em seus programas, corrija este lamentável equívoco.
Atenciosamente,
Evanderson Xavier – Prefeito Municipal"

3 comentários:

Noticiarama disse...

O protesto deveria ser encaminhado para Varginha, pois a matéria foi da EPTV, utilizada no jornal Hoje. Toda edição, texto, produção, pauta, captação de imagens, tudo foi feito por Varginha.

Noticiarama disse...

Leia todos os dias o noticiarama

www.noticiarama.blogspot.com

Anônimo disse...

Antonio, gostaria de falar com você sobre a questão da agua em São Lourenço. Pode me enviar um e-mail : gerbermiriam@hotmail.com