quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RECURSOS NÃO CAEM DO CÉU



Recursos não caem do céu como chuva. Temos que nos unir em torno do objetivo de batalhar verbas para nossa cidade, nossos problemas são recorrentes. Ao assumir a administração em janeiro, o Prefeito Kaka encontrou o município com problemas junto a Estado e ao Governo Federal, problemas estes que impediam o município em pleitear recursos.
Durante sete meses a equipe da Prefeitura trabalhou diuturnamente para colocar as contas em dia. Em julho a administração pode respirar aliviada e começou outra batalha, a conquista de recursos para atender as reivindicações do município e, principalmente começar a cumprir o programa de governo anunciado na campanha eleitoral.
Prioridades foram definidas, o tratamento da água é a principal. Projeto foi elaborado e encontra-se em análise na Funasa.
A reforma do Parque, prometida pelo Ministro do Turismo em sua estada em Cambuquira, quando da realização do Seminário sobre Financiamento do Turismo, também já está encaminhada e R$ 500 mil já estão no Orçamento da União, fruto de Emenda do deputado Odair Cunha
Mas não basta enviar o projeto, a burocracia governamental é lenta e entre a entrega do projeto e a liberação dos recursos demanda tempo. Não critico a burocracia, até porque cada pedido de recurso deve ser, realmente, analisado minuciosamente para evitar superfaturamento, erros de cálculos, etc.
Algumas publicações, principalmente pela Internet, vez por outra procura alfinetar a administração, não fez isso, não fez aquilo. Mas em nenhum momento procuraram a Prefeitura para se informarem como andam as coisas.
Saberiam por exemplo, que tem projetos na área da cultura, para a reforma da Chácara das Rosas, para equipar o anfiteatro Georgina Bacha, para incentivar os grupos folclóricos, entres outros.
Saberiam também que tem projetos no esporte, para construção de pista de skate, para construção de quadras nos bairros, etc...
No turismo, além da reforma do Parque, existem outros projetos encaminhados, como a pavimentação de todas as ruas da cidade, entre outros.
Existem projetos para a saúde, agricultura, meio ambiente, habitação, enfim cerca de 15 milhões de reais estão sendo pleiteados junto aos governos Estadual e Federal.
Vão ser todos liberados? Não sabemos. Depende da disponibilidade de cada órgão, dos projetos estarem corretos, das prioridades que os órgão cedentes derem, ou seja, não depende apenas da Administração Municipal. Ela está fazendo a sua parte.
Deputados e autoridades, sem cor partidária estão ajudando, esperamos que até o final do ano já estejamos com recursos empenhados e obras e/ou aquisições em andamento.
Esperamos também, que aqueles que tenham alguma crítica a fazer, que primeira procure ouvir a Administração para saber o que está sendo feito e se podem ajudar, inclusive.

Nenhum comentário: