Imagem: Reprodução
Canção de 1971 transcende o Natal, unindo
melodia e ativismo para promover a paz e a reflexão sobre nossas ações no mundo
“Então é Natal…” (So this is Christmas…) é uma das aberturas mais memoráveis da música natalina, especialmente na versão brasileira imortalizada por Simone. A canção original, Happy Xmas (War Is Over) composta por John Lennon e Yoko Ono, captura o espírito de Natal, mas também carrega um peso político e filosófico que muitos ainda desconhecem.
Escrita em 1971, em meio aos protestos contra a Guerra do Vietnã (1955-1975), Happy Xmas nasceu como uma extensão do ativismo de Lennon e Ono pela paz mundial, iniciada com os icônicos “bed-ins for peace“. Esses bed-ins foram manifestações não violentas realizadas em hotéis de Amsterdã e Montreal.
A ideia de “sentar ou se deitar para protestar” ecoava de práticas como os “sit-ins“. O primeiro bed-in ocorreu durante uma lua de mel do casal, em março de 1969, e foi seguido por outro, em maio, como experimentos para divulgar suas ideias pacifistas. Esses atos não apenas ganharam ampla cobertura da mídia, mas também introduziram um novo modelo de ativismo que combinava criatividade e mensagem política.
No entanto, o start da música se deu mesmo com uma campanha multimídia
internacional lançada em dezembro de 1969, no auge dos protestos contra o
envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. A campanha foi simples,
mas impactante: John e Yoko alugaram espaço em outdoors de 12 grandes cidades
ao redor do mundo (como Nova York, Londres e Tóquio), exibindo pôsteres em
preto e branco com a mensagem: “WAR IS OVER!
If You Want It – Happy Christmas from John & Yoko” (A GUERRA ACABOU! Se você quiser – Feliz Natal de John e
Yoko).
A música, portanto, não surgiu isoladamente, mas como parte de um esforço contínuo de Lennon e Ono para combinar ativismo político com expressão artística, utilizando a força da comunicação para espalhar sua mensagem de esperança e mudança.
Fonte: Vermelho