terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Vice-prefeito de Itajubá é preso acusado de corrupção.

Imagem: Reprodução


 Nilo César do Vale Baracho (MDB), foi preso na manhã desta terça-feira (20/2), em decorrência de duas operações deflagradas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Nilo é suspeito de desviar recursos do Hospital das Clínicas do município e de recursos superfaturando serviços de manutenção dos veículos do executivo.

Ao todo, dez mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã em Itajubá (MG), Campos do Jordão e São José dos Campos, ambas em São Paulo. O MPMG, junto das Polícias Civil e Militar, deflagraram as Operações Transfusão e Sepulcro Caiado contra corrupção.

A operação Transfusão investiga desvios de recursos públicos e privados do Hospital das Clínicas de Itajubá, consentidos por alguns de seus administradores, em favor do atual secretário Municipal de Saúde e vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho. Já a operação Sepulcro Caiado investiga a prática de desvio de recursos públicos por meio do superfaturamento de serviços de manutenção da frota veicular das Secretarias de Saúde, Educação e de Obras de Itajubá.

De acordo com o MPMG, o município realizava pagamentos dos serviços que não eram realizados. A quadrilha utilizava falsas notas fiscais de peças veiculares que não eram instaladas. Em contrapartida, os servidores públicos recebiam os valores, caracterizando o desvio de recursos.

Fonte: Jornal "O Estado de Minas"