sábado, 6 de novembro de 2021

Cientistas recusam homenagem de Bolsonaro



 Um grupo de mais de 20 cientistas brasileiros que haviam sido condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico renunciaram coletivamente à homenagem em carta aberta publicada neste sábado (6).

No documento, os pesquisadores apontam perseguição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seu governo a dois cientistas que tiveram a homenagem revogada um dia após a publicação da condecoração pelo presidente.

A honraria foi concedida em decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União da quinta-feira (4), mas na sexta-feira (5) foram revogadas as condecorações dadas à Adele Schwartz Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia, e ao infectologista Marcus Vinícius Lacerda, pesquisador na mesma instituição.

“Tal exclusão, inaceitável sob todos os aspectos, torna-se ainda mais condenável por ter ocorrido em menos de 48 horas após a publicação inicial, em mais uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à ciência e tecnologia por parte do governo vigente”, escrevem os cientistas na carta de recusa.

Desde 2002, a Ordem Nacional do Mérito Científico reconhece profissionais por suas relevantes contribuições feitas às áreas de ciência, tecnologia e inovação, segundo decreto assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Os agraciados recebem diploma e medalha de prata.