sábado, 27 de novembro de 2021

Omicron: a nova variante do coronavírus



 A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira (26/11) que a variante do coronavírus registrada pela primeira vez na África do Sul, batizada de Omicron, representa um risco maior de reinfecção de covid-19, segundo evidências preliminares.

Antes chamada de B.1.1.529, a cepa já foi identificada em Israel, Bélgica, Hong Kong e Botsuana, além da África do Sul. A OMS classificou a Omicron como "variante preocupante" (variant of concern, o termo usado para descrever as variantes mais problemáticas até agora, como a delta, gamma etc).

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o governo adote restrições para voos e viajantes vindos da África do Sul e cinco países vizinhos - Botsuana, Suazilândia (Essuatíni), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Horas depois, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, escreveu no Twitter que restrições a passageiros vindos destes países entrarão em vigor a partir de segunda-feira (29).

Ao mesmo tempo que a Anvisa recomendava restrições nos aeroportos o ex-capitão que ocupa a presidência da República em conversa com seus admiradores (cada vez mais escassos) negava qualquer restrição.

O Brasil, ao abrir os estádios sem a devida fiscalização, festas e agora na iminência do carnaval core mais uma vez o risco de ser o epicentro da doença.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Lula e Macron selam aliança

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido nesta manhã com honras de chefe de estado pelo presidente francês Emmanuel Macron. Além de ser recebido pela Guarda de Honra do Palácio do Eliseu, Lula foi tratado como presidente de direito do Brasil por Macron. 

No encontro, Macron esteve acompanhado de dois ministros, enquanto Lula participou com o ex-chanceler Celso Amorim e o atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante. 

Durante o diálogo, Macron e Lula defenderam uma aliança entre União Europeia e Mercosul para evitar uma nova Guerra Fria entre Estados Unidos e China. Os dois também concordaram sobre a necessidade de maior cooperação entre os dois blocos para fazer frente à ascensão da extrema direita no mundo. Lula disse que a União Europeia é uma das grandes construções da humanidade em busca da paz e disse que este exemplo de união deve ser seguido por todos que perseguem um mundo mais justo e solidário. Ambos concordaram sobre a necessidade de construção de um mundo multipolar. 

O ex-presidente está no país após passar por Alemanha e Bélgica. Nos últimos dias já se encontrou com Anne Hidalgo, prefeita de Paris. Também recebeu o prêmio Courage Politique.

Ainda está programada antes de sua volta ao Brasil uma reunião com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez.



terça-feira, 16 de novembro de 2021

Desembargador responsável por caso de Flávio Bolsonaro integra comitiva do capitão Bolsonaro à Dubai

 Imagem: Reprodução



O passeio á Dubai, também está revelando o porque Flávio Bolsonaro ainda está numa boa por aí. Entre os que viajaram com a comitiva presidencial de Bolsonaro á capital dos Emirados Árabes, está também o desembargador do caso Flávio Bolsonaro.

Até vereador bolsonarista de Belo Horizonte foi á Dubai com a comitiva presidencial, contudo a presença que mais chamou a atenção foi a do…. desembargador do caso Flávio Bolsonaro.

Bolsonaro comete mais uma irregularidade, agora no Enem.

 Imagem: TV 247


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, será convocado para depor na comissão de Educação da Câmara dos Deputados para dar explicações sobre a debandada de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), responsável por cuidar das provas do Enem e do Enade.

O requerimento, que deve ser votado nesta terça-feira (16) na comissão, havia sido pedido por mais de três parlamentares na semana passada, mas ganhou força com as denúncias trazidas à tona pelo Fantástico e pela declaração dada nesta segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro. Em Dubai, ele disse que as questões do Enem agora “começam a ter a cara do governo“. 

O deputado Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Mista da Educação e um dos parlamentares que pediu a convocação de Ribeiro, afirmou que “a frase do presidente é uma assinatura de culpa, a prova que eles não têm a menor noção. O presidente comprovou o que estamos denunciando há meses, que há interferência política na prova do Enem”, disse “Não é papel do Enem ter cara de governo A ou B. A prova é uma política de Estado”, completou.

O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), afirmou que “quando Bolsonaro interfere politicamente em uma prova como o Enem, coloca em risco a qualidade do exame e o futuro de nosso país. Nós, da oposição, vamos propor a convocação dele”.


quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Alunos com Covid na volta às aulas em Varginha



 As aulas do Cemei Maria Amélia de Jesus, na Vila Martins, em Varginha, foram suspensas temporariamente até o dia 25 de novembro. Em nota, a Prefeitura de Varginha informou que as aulas foram suspensas por 14 dias em cumprimento ao Protocolo Sanitário estabelecido para as Instituições de Ensino. Três alunos da escola testaram positivo para Covid-19 nesta terça-feira (9).

Ainda de acordo com a nota, todos os profissionais da Cemei e os alunos com a autorização dos pais, foram testados, sendo que três alunos testaram positivo, além de dois casos notificados anteriormente.  

É uma total irresponsabilidade essa volta às aulas. Esperamos que o bom senso volte aos responsáveis por essa decisão equivocada de colocar alunos, professores e familiares em risco com a volta às aulas.

Lula receberá o Prêmio Coragem Política da revista francesa Politique Internationale,

 Imagem: Reprodução


Apenas outras três lideranças mundiais ganharam prêmio que Lula receberá.

Ao receber o Prêmio Coragem Política, da revista francesa Politique Internationale, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará ao lado de três nomes que entraram para a história com ações em defesa da democracia, dos direitos humanos e da integração entre os povos.

A premiação é concedida pela Politique Internationale apenas em ocasiões extraordinárias. Ela é entregue quando o conselho da publicação, uma das principais do mundo na área das relações internacionais, reconhece que alguma personalidade destaca-se globalmente por sua coragem de pensamento e ação na política.

Lula foi escolhido para receber o prêmio este ano por conta de sua atuação contra a desigualdade social e racial durante suas gestões como presidente do Brasil. A revista também aponta a tenacidade do ex-presidente ao enfrentar a perseguição política e judicial, “esforços recompensados com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as suas condenações”.

Antes dele, o primeiro a receber a premiação foi o ex-presidente do Egito Anwar Al Sadat, em 1981. Ele foi o primeiro líder de um país árabe a visitar Israel, em 1977, num gesto que foi considerado fundamental para selar a paz entre os dois países após a Guerra do Iom Kippur. Sadat recebeu o Nobel da Paz em 1978 por essa postura de diálogo, o que também garantiu o seu reconhecimento pela revista francesa anos depois.

Onze anos depois, em 1992, a revista voltou a entregar o prêmio Coragem Política, desta vez para o então presidente da África do Sul Frederik De Klerk. Ao lado de Nelson Mandela, De Klerk foi responsável por conduzir os acordos e processos políticos que levaram ao fim do regime racista do Apartheid sul-africano.

O prêmio foi entregue novamente só em 2004. Neste ano, a revista reconheceu o papa João Paulo II por sua atividade mundana, não eclesiástica, na defesa dos direitos humanos. Em especial, a revista apontou o trabalho do papa como um líder político que enfrentou ditaduras de diferentes espectros políticos.

Lula receberá o prêmio Coragem Política no dia 17 de novembro, em Paris.



terça-feira, 9 de novembro de 2021

Cidades do Sul de Minas suspendem aulas presenciais após casos suspeitos de Covid-19

Imagem: Reprodução 



Alunos de duas cidades do Sul de Minas tiveram que retornar para o ensino remoto nesta semana após o registro de casos de Covid-19. Em São Lourenço, três escolas registraram casos entre os alunos e corpo discente. Já em Poços de Caldas, dois funcionários de uma unidade estão com suspeita.

Na verdade não entendemos a decisão do governo em permitir o retorno as salas de aula em novembro, praticamente no final do ano quando poderia aproveitar para preparar um estudo visando a recuperação do tempo perdido pelos alunos.

Mas o que esperar desse governo?

Infelizmente estamos somente com incompetentes  no comando do País.

Fundação Vagão 98, de Lambari, lança edital para compor os Conselhos Diretor, Curador e Fiscal.



 A Fundação Cultural Vagão 98 está com inscrições abertas para candidatos à composição dos conselhos Curador, Diretor e Fiscal. Os mandatos são de 4 (quatro) anos, a serem cumpridos a partir de 1º de Janeiro de 2022, até 31 de Dezembro de 2025. Os interessados devem preencher todos os requisitos discriminados nos respectivos editais (abaixo) e devem submeter suas inscrições até o dia 16 de novembro de 20201.

Acesse aqui os Editais do Conselho Curador, Diretor e Fiscal.

Conheça o Estatuto da Fundação clicando Aqui.

Mais informações: secretaria@vagao98.org

sábado, 6 de novembro de 2021

Cientistas recusam homenagem de Bolsonaro



 Um grupo de mais de 20 cientistas brasileiros que haviam sido condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico renunciaram coletivamente à homenagem em carta aberta publicada neste sábado (6).

No documento, os pesquisadores apontam perseguição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seu governo a dois cientistas que tiveram a homenagem revogada um dia após a publicação da condecoração pelo presidente.

A honraria foi concedida em decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União da quinta-feira (4), mas na sexta-feira (5) foram revogadas as condecorações dadas à Adele Schwartz Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia, e ao infectologista Marcus Vinícius Lacerda, pesquisador na mesma instituição.

“Tal exclusão, inaceitável sob todos os aspectos, torna-se ainda mais condenável por ter ocorrido em menos de 48 horas após a publicação inicial, em mais uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à ciência e tecnologia por parte do governo vigente”, escrevem os cientistas na carta de recusa.

Desde 2002, a Ordem Nacional do Mérito Científico reconhece profissionais por suas relevantes contribuições feitas às áreas de ciência, tecnologia e inovação, segundo decreto assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Os agraciados recebem diploma e medalha de prata.

O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, está sem chefia praticamente há quatro meses.



Criado há quase meio século para expandir o acesso à vacinação no Brasil, o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, está há praticamente quatro meses sem chefia. O vácuo de comando no órgão, que não tem um titular desde o dia 7 de julho, ocorre não apenas durante a pandemia de covid-19, mas em um momento de queda das coberturas vacinais no país ao nível da década de 1980.

Especialistas  consideram que a demora em nomear um novo coordenador mostra falta de preocupação do governo e que é urgente resolver o problema.

As taxas de vacinação de doenças como meningite, hepatite B e paralisia infantil, que estavam próximas de 100% até 2015, caíram para menos de 80% no ano passado. Para os infectologistas, o risco de ressurgimento de doenças é real.

A última titular do PNI, a servidora Francieli Fantinato, estava na função desde outubro de 2019. Em julho passado, no entanto, ela decidiu deixar o cargo devido à politização em torno das vacinas. Fantinato falou sobre sua saída em depoimento à CPI da Covid, ocasião em que afirmou aos senadores que viu falhas do governo na campanha de imunização contra a covid.

Matéria completa da UOL clicando AQUI.

 

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O teatro de Ciro Gomes

 Imagem: Reprodução


O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), um dos deputados do PDT que contrariou a orientação partidária e decidiu acompanhar a oposição no voto contrário à PEC dos Precatórioscriticou a reação do ex-ministro Ciro Gomes após o partido orientar voto favorável ao projeto. Para Ramos, Ciro já sabia da articulação feita com Arthur Lira para aprovar a proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes .

“Não acredito que eles não tenham conversado com o Ciro Gomes, porque se eles fizeram isso é muito mais condenável”, afirmou Ramos à coluna Painel, da Folha.

O deputado comentou sobre a reunião de bancada que foi feita pouco antes da votação e disse que parecia que “tudo estava articulado com o Ciro e com a cúpula do partido”.

O parlamentar destacou que a bancada do Ceará participou da articulação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que isso dava um indicativo de que Ciro sabia o que estava ocorrendo.

A reação de Ciro de suspender a pré-candidatura pela legenda parece, dessa maneira, apenas um jogo de cena para ficar bem com o eleitorado. PURO TEATRO.

Outra hipótese é estar buscando uma saída honrosa da disputa presidencial já que as pesquisas indicam uma derrota acachapante de sua candidatura.