Imagem: Arquivo do blog
A câmera de monitoramento de um hotel flagrou a passagem de um meteoro em Poços de Caldas. O equipamento fica instalado no terraço do estabelecimento e filmou o exato momento da passagem do fenômeno luminoso, conhecido popularmente como estrela cadente.
O diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica, Wagner Carradi, falou sobre o acontecimento flagrado pela câmera.
“O fenômeno onde você vê o risco é chamado de meteoro, e o que é isso? Na verdade, isso tem algumas pedras, alguns objetos que estão no sistema solar e eventualmente a terra passa por eles. É como se você estivesse passando com o seu carro na chuva. Eventualmente vai cair alguns pingos em você e você vai molhar. É isso que acontece quando a terra está passando. Como ela está muito rápida e esquenta muito, esse brilho luminoso que fica esse rastro no céu”, disse.
O diretor ressaltou que pode acontecer de alguma pedra desse meteoro cair no chão, o que é chamado de meteorito.
“Eventualmente alguma dessas pedras caem no chão. Se cair no chão, é chamado de meteorito. Nós pegamos esses objetos e estudamos eles. Isso é importante, porque são restos do início da formação do próprio sistema solar. Há informação de como o sistema foi evoluindo ao longo do tempo”, falou.
A passagem do meteoro ocorreu na noite de quinta-feira (11) e a imagem circula nas redes sociais desde então.
Na foto o titular deste blog com um meteorito.
Fonte: G1 - Sul de Minas