quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
'DIA D' de Combate à Dengue e à Febre Chikungunya em Cambuquira.
Foi criado uma força tarefa para promover ações de Combate à Dengue e à febre Chikungunya no sábado dia 21/2 em Cambuquira.
O ‘Dia D de Mobilização’ será realizado em toda a cidade com o objetivo de evitar a proliferação das doenças, através da eliminação dos criadouros e da conscientização da população para depois realizarem inspeções semanais e se tornarem conhecedores e divulgadores dos procedimentos corretos.
O Dia D é normalmente composto de um mutirão de limpeza e orientação nos bairros mais afetados de acordo com as estatísticas fornecidas pela Epidemiologia com os registros de focos e pela Secretária de Saúde com os registros dos casos confirmados. O trabalho será realizado com a ação de voluntários da comunidade e de agentes da Prefeitura da Secretária de Saúde, dos agentes da Epidemiologia e da Limpeza.
O objetivo do evento vai além da Limpeza, também será o de conscientizar e orientar para se obter resultados mais consistentes e duradouros.
*O município deve programar a transmissão de informações por meio de carros/motos de som avisando do evento e depois no dia fornecendo informações sobre o combate e o mutirão.
A organização do evento informa:
*Precisamos de panfletos explicativos para o combate e cuidados com a doença.
*A Coleta deve ser providenciada para ser no mesmo dia, recolhendo sacos de lixos e entulhos separados nas ruas da cidade, o caminhão deve ser preparado para rodar no sábado e no domingo.
*Os Agentes de Epidemiologia e Saúde deverão realizar visitas domiciliares com a ajuda dos voluntários para inspeção e instrução dos moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
*Organização de pedágios na Rua Direita com entrega de panfletos e pedindo adesão ao Mutirão.
*Iremos precisar de vassouras, pás, luvas e sacos de lixo para a coleta de material nas residências.
*É ideal termos um ponto base, sendo um local para divulgarmos as ações que estarão acontecendo na cidade, distribuição de panfletos e conscientização do pessoal.
Sugestão: Tenda Cultural para atividades de Orientação na entrada do Parque com a presença de voluntários e um agente para que a população tome conhecimento dos cuidados para o combate ao mosquito. São informações de como é a larva (precisamos de amostras), as características do mosquito para que as pessoas possam identificar os focos do mosquito e eliminá-los. Palestras e exibição de material educativo.
ESTE BLOG ESTA A DISPOSIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.