domingo, 30 de novembro de 2014
SAAE de Cambuquira fornece água de péssima qualidade e ainda ameaça quem deve.
O SAAE de Cambuquira além de colocar nas residências uma água extremamente perigosa de ser consumida tem a ousadia de enviar cobrança ameaçando o corte do fornecimento.
Citando a Lei 8.987/95 o SAAE informa que "ninguém é dada sua fruição sem a respectiva contrapartida". Pois é, a contrapartida do SAAE é fornecer água tratada e para TODAS as residências o que não ocorre por INCOMPETÊNCIA e ainda tem a ousadia de cobrar.
Na foto de Cíntia Silva vemos a qualidade da água.
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Festival de Esquetes é notícia no Programa do Jô
As atrizes Kellys Kelfis e Priscila Ullmann (na foto com Rosamaria Murtinho) são as idealizadoras do F.E.S.TA. (Festival de Esquetes de Santa Teresa), que este ano acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e tem Zéu Britto e o titular deste blog como membros do juri. O evento é gratuito e vai reunir também oficinas e exposições.
Kellys é a produtora do filme "No Caminho dos Pés" e Priscila foi assistente de direção no mesmo filme.
As duas estarão hoje no Programa do Jô.
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Desrespeito com a população
Perdendo uma excelente oportunidade de realizar uma festa folclórica com ternos de congada de diversos municípios se apresentando em Cambuquira o prefeito kaka prefere dar prioridade a shows de gosto duvidoso e abusando da altura como se obrigasse toda a população a ouvir a porcaria emitida pelos pseudos músicos.
Não tenho nada contra o gosto(?) musical do prefeito kaka mas meu ouvido não é pinico e acredito que as crianças recém nascidas, os idosos, os pacientes internados no hospital e a grande maioria da população da cidade não ficou satisfeita em ouvir a barulheira patrocinada pela prefeitura.
E qual a necessidade daqueles fogos de artifício na madrugada? Pura ignorância daquele que não tem um mínimo de educação e respeito com o próximo.
Na verdade, ao invés de promover tantas cacadas deveria aprender a administrar regularizando as contas do município e, principalmente, colocando água nas residências, como afirmou por várias vezes que faria.
É bom lembrar também que quem paga o salário do prefeito é o povo, portanto é a ele ( o povo ) que o prefeito tem respeitar e não agir como proprietário da cidade e fazer o que bem entender.
Para encerrar transcrevo o teor do artigo 43, do Decreto-Lei nº 3688/1941 (Lei das Contravenções Penais), ainda em vigor:
Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses.
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Congada
A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Esse fenômeno cultural é conhecido como sincretismo religioso: entidades dos cultos africanos eram identificados aos santos do catolicismo. Assim, a Igreja, as autoridades e os senhores de engenho em geral aceitavam ou prestigiavam a solenidade.
Animada por danças, cantos e música, a procissão acabava numa igreja (em geral, as de irmandades de negros, como Nossa Senhora do Rosário) onde, com a presença de uma corte e seus vassalos, acontecia a cerimônia de coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola - uma personagem da história africana, a Rainha Njinga Nbandi, do século 17. Esses autos, contudo, não existiram no território africano.
As congadas atuais são originárias dessas coroações e ainda estão presentes em diversos estados de todo o Brasil. Realizadas de maneiras diversas e mescladas a outras festas, elas basicamente são compostas de desfiles teatrais, ao som de vários ritmos: embaixadas, desafios, repentes e maracatus. Têm como padroeiras Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Ifigênia.
Por isso, geralmente se apresentam nas festas desses santos ou ainda no mês de maio. Em Minas Gerais, realizam-se no mês de outubro, (em Cambuquira por capricho do prefeito kaka é realizada em novembro)) em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Seus participantes vestem-se de branco, com um saiote de fitas coloridas e o rosário de lágrimas a tiracolo, e dançam ao ritmo das caixas e dos chocalhos. Tanto em Minas como no Rio Grande do Sul, a Rainha Ginga desfila em procissão.
Os congos formam dois grupos: do Rei Congo e do embaixador da Rainha Ginga, o qual, por meio de diálogos, realiza as embaixadas. Figuram príncipes, ministros, o general da rainha e os figurantes com seus adornos multicoloridos que dançam e reproduzem o choque das armas conhecido como dança das espadas. As melodias são executadas por viola, cavaquinho, violão, reco-reco, pandeiro, bumbos, triângulo e sanfona.
Os temas teatrais do evento são a coroação dos reis de Congo, os préstitos e embaixadas, reminiscências de danças guerreiras, representativas de lutas, como a da Rainha de Angola, defensora da autonomia do seu reinado contra os portugueses. Essa personagem rivaliza constantemente com os chefes das tribos vizinhas, inclusive com o rei de Cariongo (Luanda).
Em Recife, a coroação dos reis do congo já era realizada na igreja de Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos), em 1674. Em certas ocasiões a festa alcançava esplendor pelo empréstimo de joias e adereços, cedidos pelas senhoras e senhores do engenho. Reunidos, os escravos e mestiços iam buscar o régio casal, levando-os à igreja onde eram coroados pelo vigário.
O cortejo executava coreografias, jogos de agilidade e de simulação guerreira, como a dança de espadas. Depois da coroação havia uma festa com baile, comidas e bebidas. As Irmandades de Nossa Senhora do Rosário ajudavam em todo o processo. Por vezes a imagem da santa era pintada de preto.
Infelizmente em Cambuquira os festejos propriamente ditos são relevados ao segundo plano dando-se prioridade a shows musicais de gosto duvidoso e com atividades comerciais que prejudicam enormemente o comércio dos cambuquirenses.
Lamentavelmente o conhecimento cultural é algo que falta aos nossos administradores.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Feira Literária de Cambuquira
Teve inicio hoje a 1ª Feira Literária de Cambuquira e a primeira mesa de debates teve como tema "Cambuquira e região como polo turístico e cultural - desafios". Participaram da mesa, da esquerda para a direita: Antonio Almeida, Márcia Lemos, Judith de Souza, Magali Oliveira, Thata Pereira, Gustavo de Souza Valin, Celso Simões, Paulo César de Barros, Flávia Borges e F. Marcelo Lemos.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Som alto é contravenção penal
O direito ao sossego consiste em um direito da personalidade, decorrente do direito à vida e à saúde. Decorre, também, do direito de vizinhança e da garantia de um meio ambiente equilibrado. Partindo-se desse conceito, podemos afirmar que todas as pessoas têm direito ao sossego de acordo com o artigo 42 da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei n. 3.688/1941).
Inclui-se também som automotivo, igrejas, propagandas sonoras, etc...
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Festival de intérpretes ‘Vozes de Itajubá’ está com inscrições abertas
Segue até o dia 3 de dezembro as inscrições para o 1º Festival Vozes de Itajubá (MG). O evento é um concurso de canto em língua brasileira voltada para todos os gêneros da música popular de qualquer autor brasileiro, onde músicos solistas ou duplas podem participar em modalidade única de interpretação.
Os candidatos devem participar com música única, morar em Itajubá ou em cidades vizinhas de um raio de até 50 quilômetros e ter idade mínima de 14 anos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.itajuba.mg.gov.br.
No dia 6 de dezembro, acontece a pré-seleção dos inscritos. Já no dia 7 será a confirmação da inscrição dos selecionados. Entre os dias 17 e 19 acontecem as audições, sempre das 18 às 23 horas. As finais e a cerimônia de entrega de premiações acontecem no dia 20.
Os 10 primeiros colocados recebem premiações que vão de R$200,00 até R$3.500.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Poema com P de puta: uma surpresa
Recebi hoje de meu amigo Luiz Cláudio um exemplar do livro "Poema com P de Puta". O livro foi uma agradável surpresa. Os ácidos poemas de David Dioli incomodam como toda poesia deveria incomodar. Pessoas "comuns" terão dificuldade em digerir a mensagem do livro. Eu somente posso dizer: EXCELENTE!
Cinema brasileiro em destaque no Festival de Estocolmo
O Brasil está representado na 25ª edição do Stockholm International Film Festival, que acontece entre os dias 5 e 16 de novembro na capital sueca. São seis longas nacionais e um curta-metragem integrando a programação do Festival em Estocolmo:
"Obra", de Gregório Graziosi (Superfilmes)
"Praia do Futuro", de Karim Aïnouz (Coração da Selva)//
"Quase Samba", de Ricardo Targino (Bananeira Filmes)//
"Trash", de Stephen Daldry //
"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro (Lacuna Filmes)//
"Cativas - Presas Pelo Coração", de Joana Nin//
Curta "No Caminho dos Pés", de Stefânia Vasconcellos
O Festival de Estocolmo tem o propósito de levar para a região da Escandinávia obras audiovisuais variadas, incluindo narrativas tradicionais. Esta edição, que celebra os 25 anos do evento, conta com uma vasta programação exibindo cerca de 200 filmes de 60 países. O tema deste ano, Hope (Esperança), contempla filmes que não necessariamente tenham um final feliz, mas que colaborem para o crescimento das pessoas. A edição comemorativa é dedicada à Lauren Bacall, uma das maiores estrelas de Hollywood, que recebeu em 2.000 o The Stockholm Lifetime Achievement Award, pela relevância de sua carreira. Quem recebe o mesmo prêmio esse ano é o diretor britânico, Mike Leigh, que também estará no Festival apresentando seu mais recente filme Mr. Turner.
Além de exibições, parte do festival é dedicada às discussões da indústria do audiovisual. O evento é reconhecidamente porta de entrada para o mercado de cinema na Escandinávia e uma oportunidade para produtores, distribuidores e agentes de venda se conectarem. Este ano esse encontro acontece de 12 a 15 de novembro. O Cinema do Brasil participa do mercado colaborando para a realização de eventos de networking e sua consultora internacional, Marika Kozlovska, estará presente durante o festival para promover encontros de negócios entre os associados do programa e profissionais da indústria do audiovisual.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
2º Festival de Esquetes de Santa Teresa juri já confirmado.
Já confirmados para o juri da 2ª F.E.S.T.A. Rosamaria Murtinho, César Augusto, Jorge Salomão, Alamo Facó, Zéu Britto, Antonio Almeida e Débora lamm.
A 2ª Edição do F.E.S.T.A. - Festival de Esquetes de Santa Teresa - tem como finalidade incentivar a criação teatral, a formação de plateia, difundir valores culturais, artísticos, sociais e democratizar o acesso ao teatro e demais expressões artísticas, através de esquetes concorrentes e convidados. O Festival ocorrerá no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2014.///
TEMA//
O tema é livre, portanto serão aceitos textos inéditos ou consagrados, incentivando assim a pesquisa sobre teatro e a divulgação de novos dramaturgos. Não há distinção em relação à linguagem cênica, podendo competir esquetes de qualquer estética.///
PARTICIPANTES//
São aceitos grupos amadores e profissionais. Os grupos devem ter de 01(um) a 10(dez) participantes em cena. Cada grupo terá um representante, que será o responsável pela inscrição, comunicação com a produção do evento e pelo grupo. Os grupos poderão se inscrever com quantos esquetes desejarem, o que poderá acarretar na seleção de mais de um esquete/grupo ou não.///
As inscrições se encerram no próximo dia 15.
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)