segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cansei

Cansei. Uma hora a gente cansa mesmo. Cansa de verdade, sem desculpas, sem revoltas, sem melindres, sem arrependimentos, sem meio-termo, sem chances de descansar. A gente cansa e pronto. Cansa de acreditar em promessas. Cansa de viver de promessas. Cansa de promessas e de palavras que são somente promessas. Cansei. Porque uma hora a gente cansa de querer mudar aquilo que não vai mudar, não agora, não do jeito que a gente queria, não da forma que a gente idealizou um dia. E a gente cansa de insistir num erro. De acreditar que não é um erro. De enganar a si mesmo, de maltratar a si mesmo, de desrespeitar e inferiorizar a si mesmo. Cansei. Uma hora a gente cansa de mentiras, de acreditar em mentiras, de construir e viver de mentiras. De passar por cima dos nossos sentimentos mais verdadeiros, dos nossos valores mais preciosos, dos nossos sonhos mais bonitos. E a gente cansa das várias chances que foram dadas, das várias promessas quebradas, de tudo o que a gente falou, das inúmeras vezes que a gente tentou, das quedas cada vez mais doídas, das lágrimas cada vez mais ardidas. Cansei. Cansei de dar murros em ponta de faca, de apontar os erros e ver que a população não está nem aí. Cansei de ver tantas postagens enaltecendo uns tais Bolsonaros que pregam a volta da ditadura militar. Cansei de ver aplaudir uma jornalista que prega o ódio e a violência. Cansei dos petistas tapando o sol com a peneira tentando encobrir a merda que estão fazendo no País. Cansei de ver postagens criticando uma senadora comunista, apenas porque ela abriu um restaurante, como se comunista tivesse que fazer voto de pobreza. Cansei da ignorância e da passividade de um povo que vê tudo errado e não tem coragem de se manifestar. Cansei. Passei por muita coisa na vida, militância, luta, prisão, exílio forçado e hoje após os 60 anos não ver qualquer expectativa de mudança. O País dividido entre as mentiras do PT e as mentiras do PSDB. Cansei. Cansei da política. Hoje entre Dilma e Aécio que esperarmos do Brasil? Cansei. Em minha cidade, um prefeito que não respeita a lei maior do município, a Lei Orgânica, um prefeito que pinta a cidade de verde, um prefeito que desrespeita a tudo e a todos e o povo continua passivo. Cansei. A partir de hoje, sete de abril de dois mil e catorze, não me importarei mais com as coisas que acontecem ou acontecerão. Vai faltar água? A cidade está cheia de mato? O prefeito e sua equipe são incompetentes? A população não se manifesta? Por que somente eu e alguns poucos conscientes precisam sofrer? Cansei. Vou simplesmente me dedicar aos meus filmes, as minhas telas, aos meus escritos e deixar aos jovens as preocupações sobre o futuro. Acredito que um dia tudo possa mudar, depende de nossa juventude, embora veja com bastante preocupação o rumo que maioria da juventude está tomando. Vou votar nas eleições de outubro por razão de consciência, embora defenda a não obrigatoriedade do voto, votarei em qualquer candidato do Psol, Pstu ou PCB e em um provável segundo turno entre os corruptos do PT e os corruptos do PSDB, anularei meu voto. Para mim, chega, me desculpem aqueles que acharem covardia minha decisão, mas a vida é minha e dela faço o que acho mais justo. Adoro minha cidade, meu berço, onde nasci. Mas preciso viver o que me resta de vida tentando fazer algo de útil e vejo que estou dando murros em ponta de faca. Se continuo morando aqui não sei. O tempo dirá. Somente espero que respeitem minha decisão.