segunda-feira, 31 de março de 2014

O batismo da ETA

Artigo de minha autoria publicado no Jornal de Cambuqira - O Encontro, circulando hoje. "Enfim a Estação de Tratamento de Água de Cambuquira foi inaugurada, ainda com pendências na Justiça se continuará a ser administrada pelo SAAE ou por outra Companhia, mas inaugurada e o cambuquirense, ou parte dele, poderá ter água tratada em sua residência. Mas apesar de falar da ETA, não vou me referir nesta postagem sobre o tratamento ou a falta de água no município. O que quero tocar aqui é sobre o nome que o Senhor Prefeito deu a obra inaugurada: ETA Maria da Conceição Xavier (D. Lourdes), que vem ser a falecida genitora do Senhor Evanderson Xavier, o prefeito. Com todo o respeito a senhora genitora do prefeito, que acredito haver sido uma excelente pessoa, entendo que um bem público deva ser nomeado distinguindo pessoas consagradas notória e internacionalmente como ilustres ou que tenham prestado relevantes serviços à comunidade na qual está localizada a obra ou logradouro. Homenagear a própria mãe colocando seu nome em uma obra pública fere nitidamente o conceito de impessoalidade que deve nortear o administrador público. Cidadãos ilustres cambuquirenses ou não, que prestaram relevantes serviços a comunidade ou ilustres nacionalmente, como Dr. Hilton Rocha; Comendador Inácio Midões; Irmã Laura; Sigmund Szabó; Argemiro Correa; André Filho; Cícero Acayaba; Dr. Vicente Urti; Sérgio Regina; Rafael Lero; Geraldo Silva, entre tantos outros nunca foram homenageados com nomeações em logradouros públicos. A Constituição Federal diz em seu Art. 37.: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: § 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. Não sou jurista, mas tenho convicção que o senhor prefeito feriu o preceito constitucional ao dar o nome de sua mãe a um bem público. Volto a dizer que a genitora do prefeito deve ser digna de muitas homenagens, como pessoa, como mãe. Porém a homenagem foi puramente pessoal do Senhor Evanderson Xavier à sua genitora e não da municipalidade como deveria o senhor prefeito obedecer, sendo um servidor público, eleito para administrar a cidade e comprometido com os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência" Antonio Almeida.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Zuzu Angel

Zuzu Angel (Ditadura Militar Brasil) Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. O desfile da sua coleção em Nova York consolidou sua carreira, que estava em ascensão. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Ela uma empresária, ele lutando pela revolução socialista e Sônia (Leandra Leal), sua mulher, partilha das mesmas idéias. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo que "Paulo caiu", ou seja, Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam e Zuzu visita uma prisão militar e nada acha, mas viu que as celas estavam tão bem arrumadas que aquilo só podia ser um teatro de mau gosto, orquestrado pela ditadura. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo, mas os militares continuam fazendo seu patético teatro e até "inocentam" Stuart por falta de provas, apesar de já o terem executado. Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura e ela escreve que não descarta de forma nenhuma a chance de ser morta em um "acidente" ou "assalto".

O sabotador e o entupimento do cano.

Foto: G1 Sul de Minas
Reportagem de uma importante emissora de televisão sul mineira informa que a Prefeitura de Cambuquira suspeita de sabotagem no entupimento, por garrafa pet, em um dos canos que trás a água da serra para o reservatório na cidade. É preciso dar parabéns a esse sabotador por sua extrema capacidade matemática, visto que como foi preciso um trator para chegar até o cano entupido, não foi ali que o meliante enfiou a garrafa. Pois bem, o referido sabotador planejou, provavelmente, há alguns meses atrás, subir até o reservatório na serra, entrar nele (no reservatório), introduzir a garrafa e matematicamente calcular a trajetória da garrafa para que causasse o entupimento logo após a inauguração da Estação de Tratamento, causando assim a revolta da população contra o prefeito. Um plano perfeito, não? Parece que é essa a história que a administração municipal quer nos fazer acreditar. Que imaginação! Ou melhor: que falta de imaginação.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Chegamos a marca de 170.000 acessos.

Obrigado leitores do Antonio Almeida, o blog. Uma marca para nenhum dono de hospedaria contestar.

27 de março: Dia do Circo

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolin, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolin por mais de trinta anos. Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza. Piolin era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro. Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolin. Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, em 1973.

quarta-feira, 26 de março de 2014

terça-feira, 25 de março de 2014

Edital Vitrines Culturais

O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançam, nesta sexta-feira (21), edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais. As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil. As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O edital fica aberto até 6 de abril e pode selecionar até 60.000 peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros. Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos. A exigência é que os candidatos estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República, e do Sebrae. Também participam do projeto o Sebrae, o IPHAN e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo. Fonte: MinC

domingo, 23 de março de 2014

Inaugurada a Estação de Tratamento de Água de Cambuquira

Foto: Sylvio Brito (Facebook)
Com muitos fogos e música desde cedo o que causou reclamações diversas dos moradores das proximidades, foi inaugurada ontem, Dia Mundial da Água, a tão esperada Estação de Tratamento de Água, apesar de no convite constar a inauguração do SAAE que existe desde 2004. Embora as autoridades municipais estarem em clima festivo, não foi o que refletiu o discurso do senhor prefeito quando afirmou "estar lutando para a permanência do SAAE, mas quem decidirá é a Justiça", pronunciamento esse que ao nosso ver já é prenuncio da morte prematura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto. A própria população tem mostrado seu descontentamento como podemos ver na matéria da EPTV veiculada hoje: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/03/mesmo-apos-estacao-moradores-continuam-sem-agua-em-cambuquira.html Além de vídeo exibido pela página do AtuaCambuquira, no Facebook:

sábado, 22 de março de 2014

Filó Machado em mais um inesquecível show em Cambuquira

Foto: Antonio Almeida
Autor de sambas elegantes e canções marcadas pelo cuidado com melodias e harmonias, Filó Machado tem feito carreira mais fora do Brasil - na Europa já trabalhou com músicos como Michel Legrand, e nos Estados Unidos teve seu disco "Cantando um Samba", indicado ao Grammy de Jazz Latino. Filó e seu neto Felipe se apresentaram no Estação Mineira Pub, lotando o agradável local. Apesar de pouco conhecido do grande público no Brasil, Filó tem o prestígio de ser parceiro musical de importantes nomes da MPB. Também cantor e multi instrumentista, Filó costuma recriar músicas alheias, coisa que faz, por exemplo, com o clássico "Maracangalha", de Dorival Caymmi. Cambuquira precisa de mais espetáculos dessa grandeza, pois atualmente só vemos pagode e funk.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Música Minas viabiliza shows em seis municípios do Estado entre o fim de março e o início de abril

Bandas de Vespasiano, Lavras, Varginha e da capital vão circular por cidades da Zona da Mata, Vale do Mucuri, Centro-Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte
Vinte e oito músicos mineiros serão beneficiados pela seleção do novo edital do Programa Música Minas, voltado para a intensificação da circulação, a criação de rotas, a formação de público e a construção de uma rede de cooperação pelo interior do Estado. O Edital de Descentralização Estadual atende a uma carência, potencializada pela enorme extensão territorial do Estado: a dificuldade dos artistas de circularem por Minas Gerais e, com isso, criarem novas rotas de formação de público e de fortalecimento das economias locais, sobretudo no interior. O edital continua aberto e recebe inscrições permanentemente, para viagens que serão realizadas até 14 de julho. Os recursos disponíveis para cada etapa são de R$ 28 mil. Para participar do processo de seleção, é importante atentar se a data da viagem está em conformidade com o edital. O Programa O Música Minas é uma ação de política pública firmada entre o Governo de Minas e o Fórum da Música, grupo de entidades organizadas e representativas do setor musical que reúne a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música), VALEMAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha), AMAES (Associação de Músicos, Artistas e Esportistas) e Associação Mucury Cultural. Em sua quinta temporada, o programa é de responsabilidade do VALEMAIS. O atual Núcleo Gestor é formado por Guilardo Veloso, Francisco Cereno, Gabriel Murilo e Israel do Vale – todos eles pela primeira vez à frente da condução do Música Minas. Veja AQUI os contemplados de Vespasiano, Lavras, Varginha e de Belo Horizonte.

terça-feira, 18 de março de 2014

Filó Machado em Cambuquira

Foto: Arquivo
Quando exerci a Secretaria Municipal de Cultura tive a felicidade de trazer para Cambuquira, em um show memorável, o excelente Filó Machado. Agora, dia 21 de março, a partir das 21 horas ele volta a se apresentar em Cambuquira, no Estação Mineira Pub. Pra quem não sabe, esse grande músico, cantor compositor , multi instrumentista, arranjador e produtor já se apresentou com Michel Legrand, John Hendricks, Ivan Lins,Leny Andrade,Joyce,Hermeto Paschoal, Tim Maia, entre outros. Abriu show de Nina Simone no Festival de Jazz em Cannes. Tem parcerias em composições com Djavan, Sérgio Ricardo, Fátima Guedes, além da cambuquirense Judith Martins de Souza. Ele dividirá o palco com seu neto Felipe que trilha o mesmo caminho do avô. Quem gosta de boa música terá uma excelente oportunidade de apreciar esses dois talentosos artistas.

segunda-feira, 17 de março de 2014

MinC prorroga inscrições para mercado cultural na Argentina

O Ministério da Cultura prorrogou por mais uma semana o prazo de inscrição para brasileiros interessados em participar do I Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul). Agora, as inscrições ficam abertas até o dia 19 de março. O edital também foi alterado para facilitar as inscrições. A partir de agora, basta preencher o formulário online e encaminhar os documentos referentes à atividade cultural desenvolvida, tais como portfólio e currículo. Para conferir as modificações, clique aqui. Apenas se o empreendedor for pré-selecionado, é que deverá encaminhar cópia de passaporte, CPF (CNPJ, no caso de empreendimento), certidão negativa de débitos e termo de compromisso, no prazo máximo de cinco dias úteis após a divulgação do resultado. Serão selecionados até 100 empreendedores culturais para rodadas de negócios com 10 países do Mercosul, em maio, na Argentina. O objetivo é exportar a cultura brasileira e estimular a criação de redes entre países da região. Das 100 vagas disponibilizadas pelo Minc, 52 terão inscrição garantida no evento, hospedagem, ajuda de custo de até 1.500 dólares e capacitação em rodada de negócios, promovida pelo Sebrae. Os demais terão inscrição gratuita no evento, além da capacitação. Em todos os casos, o translado entre o aeroporto de Buenos Aires e a cidade de Mar Del Plata, local do evento, está assegurado, mas o transporte do Brasil até a capital argentina deverá ser custeado pelo selecionado. O edital é destinado a representantes executivos, técnicos, agentes e empreendedores culturais e criativos, produtoras, distribuidoras e representantes de festivais, brasileiros natos ou naturalizados, com residência permanente no Brasil. Poderão se inscrever empreendimentos dos seguintes segmentos: jogos digitais, aplicativos, artes cênicas (dança, circo e teatro), audiovisual, design, moda, artesanato, literatura e música. Serão contempladas também quatro apresentações musicais e três desfiles de moda. Acesse o aqui o edital. Esta ação do MinC conta com a parceria da FUNARTE e SEBRAE. Os interessados poderão obter mais informações na página do Ministério da Cultura e na do evento: www.cultura.gov.br / www.micsur.org./// 1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL) ///Realizado pela Secretaria da Cultura da Argentina, o 1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL) é uma iniciativa dos Ministérios de Cultura de países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). O objetivo é estimular os negócios entre empreendedores, empresas de setores criativos, produtores e artistas e promover o intercâmbio de conhecimento, bens e serviços entre os países da América do Sul./// O evento será uma excelente plataforma para empresas de pequeno e médio porte do setor criativo, e será realizado em Mar Del Plata (Argentina) de 15 a 18 de maio deste ano./// Serviço: 1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL) Data: 15 a 18 de maio de 2014 Local: Mar Del Plata (Argentina) Inscrições: 27 de janeiro a 19 de março 2014 – sistemas.cultura.gov.br/propostaweb Informações: editalmicsul2014@cultura.gov.br

domingo, 16 de março de 2014

Demissões dos contratados pela Prefeitura

A Constituição da República Federativa do Brasil/88 prevê em seu artigo 37, inciso IX que: “a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado par atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.” Demonstra-se que a contratação temporária no âmbito da administração pública deve preencher três requisitos, quais sejam prazo determinado, necessidade temporária e excepcional, e existência de lei autorizativa. A lei que regulamenta este tipo de contratação no âmbito Federal foi editada em 09 de dezembro de 1993, é a lei 8745, a qual define em seu artigo 2º que será considerado de necessidade temporária de excepcional interesse público, dentre outros, a assistência a situações de calamidade pública; assistência a emergências em saúde pública; - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; admissão de professor substituto e professor visitante e admissão de professor e pesquisador visitante estrangeiro. O fato é que muitos administradores, notadamente nas outras esferas de governo, confundem, talvez de modo malicioso, os conceitos de atividade temporária e permanente, bem como a excepcionalidade do serviço, como forma de burlar o concurso público e buscar de todas as formas agraciarem os eleitores mais próximos. “A Constituição prevê que a lei (entende-se: federal, estadual, distrital ou municipal, conforme o caso) estabelecerá os casos de contratação para o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público (art. 37, IX). Trata-se, aí, de ensejar suprimento de pessoal perante contingências que desgarrem da normalidade das situações e presumam admissões apenas provisórias, demandadas em circunstâncias incomuns, cujo atendimento reclama satisfação imediata e temporária (incompatível, portanto, com o regime normal de concursos). A razão do dispositivo constitucional em apreço, obviamente, é contemplar situações nas quais ou a própria atividade a ser desempenhada, requerida por razões muitíssimos importantes, é temporária, eventual. Neste sentido temporária, por não haver tempo hábil para realizar concurso, sem que suas delongas deixem insuprido o interesse incomum que se tem de acobertar”. A Constituição Federal regulamenta a figura jurídica da contratação temporária no art. 37, IX, in verbis: “A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.”. A lei estabelece três requisitos para o uso da figura jurídica como forma de ingresso no serviço público. São eles: necessidade temporária, excepcional interesse público e hipóteses expressamente previstas em lei. Dessa forma a Justiça somente fez cumprir a Lei. Infelizmente o Prefeito, como o fez em reunião na última sexta-feira quis jogar para o Poder Judiciário a culpa pelas demissões (inclusive colocando carros de som na rua), pois a responsabilidade é somente da Administração Municipal que sempre insistiu em descumprir a legislação e priorizou a nomeação de aliados como forma de “pagamento” pelo apoio nas eleições. Veja também aqui.

Dia da Poesia comemorado com estilo em Três Corações

Dia 14 de março, no calçadão em Três Corações foi comemorado o dia da Poesia, uma iniciativa do poeta Paulo César de Barros com apoio da Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura de Três Corações, estivemos presente com o poema ao lado.// Parabéns aos poetas que lá estiveram e que muitas outras atividades desse tipo se realizem.

Água dita "tratada" pela Prefeitura, contém coliformes fecais.

Clique na imagem para ampliá-la.
Conforme venho dizendo, a incompetência da administração municipal mostra mais uma vez a sua cara. O senhor Prefeito e sua equipe vinham afirmando sobre a dificuldade em concluir o processo de tratamento da água na cidade e de repente, como em um passe de mágica, atendendo uma determinação judicial anunciou aos quatro ventos que a água estava tratada.//Em 30 amostras coletadas 90% apresentava coliformes fecais e Escherichia Coli.//Levando a Justiça a determinar contato com a COPASA para fazer cumprir o que foi prometido e não cumprido pelo Prefeito: captar, tratar e distribuir água tratada para todo o município de Cambuquira. "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo." (Abraham Lincoln) Fonte: TJMG

sábado, 15 de março de 2014

Varginha: Festival de Poesia Falada abre inscrições.

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Festival de Poesia Falada de Varginha. O Festival ocorre todo ano e já faz parte do calendário cultural da região. O festival tem como objetivo integrar, fomentar e revelar novos valores da literatura, oferecendo oportunidades para a criação e exposição de novos trabalhos e novas linguagens, tendo sempre como objeto de partida para o processo criativo a poesia. Ao todo serão 20 apresentações artísticas dos mais diversos temas e estilos. Cada poesia será apresentada por um intérprete que não é necessariamente o autor do texto. Uma comissão julgadora vai analisar de forma distinta o texto e a interpretação. Haverá premiação em dinheiro para as duas categorias. Serão distribuídos R$ 4.000,00 em prêmios. O empreendedor do projeto, Tadeu Terra, frisa que é uma tarefa árdua para chegar aos 20 finalistas. “Todos anos são inscritos centenas de trabalhos, mas no final, é compensador. Finaliza”./// Oficina Literária O Festival Nacional de Poesia Falada de Varginha 7ª Edição reserva ainda ao público uma excelente oportunidade de interação. Como nos anos anteriores a comissão organizadora prepara uma oficina sobre literatura e poesia que será ministrada gratuitamente para alunos da rede pública municipal e estadual. As vagas são limitadas, por isso a organização recomenda que os interessados se apressem em assegurar a participação. Os interessados em participar do Festival de Poesia Falada de Varginha deverão entrar em contato pelo telefone (35) 3222 9016 ou solicitar o edital e a ficha de inscrição pelo e-mail tadeuterra28@hotmail.com/// Fonte: Jornal de Varginha

É Tudo Verdade 2014 - 19º Festival Internacional de Documentários

Foi anunciada a programação do É Tudo Verdade 2014 - 19º Festival Internacional de Documentários, que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Belo Horizonte entre abril e julho deste ano, sempre com sessões gratuitas. Nesta edição, serão exibidos 77 títulos de 26 países, sendo 34 brasileiros. A produção nacional está distribuída entre as competições brasileiras de curtas e longas-metragens; a mostra em homenagem a Helena Solberg, que exibirá 8 obras realizadas pela cineasta e o longa "As Aventuras de Helena ‐ Para o É Tudo Verdade", versão especial do programa sobre Helena Solberg, dirigido por Betse de Paula; homenagens especiais a Eduardo Coutinho e Leon Hirszman; em mostras e sessões especiais; na seção O Estado das Coisas, dedicada a documentários com temas da atualidade; e na sessão de abertura da mostra no Rio de Janeiro, com a exibição, em première mundial de "Tudo Por Amor ao Cinema", de Aurélio Michiles, cinebiografia de Cosme Alves Netto, curador da Cinemateca do MAM-Rio. Entre os destaques nacionais da programação estão os longas "O Mercado de Notícias", novo filme de Jorge Furtado, com um olhar crítico sobre a imprensa brasileira; e "Dominguinhos", de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar, recheado de imagens raras do sanfoneiro pernambucano. Acesse o site oficial do festival para conhecer a seleção completa de filmes da 19ª edição do É Tudo Verdade. Fonte: Ancine

segunda-feira, 10 de março de 2014

MOSCA 9: Inscrições abertas

Foto: Stephanie de Oliveira / RUA - Revista Universitária Audiovisual
A MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira é uma mostra de filmes de curta-metragem focada na difusão da produção audiovisual brasileira e na formação de público crítico. Além da exibição de filmes, a programação conta com debates, oficinas, exposições, clubinho e café da MOSCA. Cambuquira está localizada no Circuito das Águas mineiro e abriga o Cine Elite; antigo cinema da cidade que permaneceu fechado por aproximadamente 20 anos e foi revitalizado em 2001 pelo Espaço Cultural Sinhá Prado, onde acontece o evento. Além dos espectadores da cidade e da região – variado em sua faixa etária, camada social e morador da zona urbana ou rural – os realizadores e espectadores que vêm à cidade especialmente para a mostra têm manifestado interesse no intercâmbio de impressões e informações geradas pela programação naquele contexto, e pelo resgate do ato de ir ao cinema. A programação é para público de todas as idades, e a entrada é franca. Regulamento e ficha de inscrição clique AQUI.

sábado, 8 de março de 2014

Curta Cinema - Festival Internacional do Rio de Janeiro - 2014

Evento anual e competitivo que acontece há 23 anos, e desde 2006 é o primeiro festival brasileiro a qualificar os vencedores do Grande Prêmio para se candidatarem ao Oscar®. Busca a cada ano melhor traduzir as novidades (formais, conceituais e tecnológicas) que cada safra de curtas-metragens traz para as telas. Data: 6 a 13 de novembro de 2014// Categoria competitivo para curtas de todos os gêneros, finalizados a partir de 2013 e com até 40 minutos de duração//Locais de Exibição: Cinema Odeon Petrobras, Centro Cultural Justiça Federal e outras salas a definir// Inscrições 5 de maio a 17 de julho de 2014 //Programação Competição Nacional e Internacional, Panoramas, Programas Especiais, Retrospectivas, Foco, Programa Escolas e Curta Galeria Atividades Paralelas: Laboratórios de Projetos de Curta Metragem, Workshop de Direção e outros a definir, além de um ciclo de debates. Fonte: Kinoforum

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - 2014

Ponto de encontro entre a produção latino-americana e internacional, promovendo o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem. A programação é composta por uma instigante seleção da mais recente produção internacional e latino-americana, além da maior projeção anual da produção nacional. Data21 a 29 de agosto de 2014// Categoria não competitivo para curtas de todos os gêneros finalizados entre 2013 e 2014. Os dez preferidos do público são destacados e prêmios são oferecidos por parceiros do festival.// Locais de Exibição: Museu da Imagem e do Som, CineSESC, Espaço Itaú Augusta, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp Paulo Emílio// Inscrições1 de fevereiro a 31 de maio de 2014//Programação: Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso, Mostra KinoOikos, Mostra Infanto-Juvenil, Programas Especiais. Fonte: Kinoforum

Dia Internacional da Mulher

quinta-feira, 6 de março de 2014

Marcha antifascista

Até 15 de abril podem ser inscritos filmes no 5° Curta Amazônia

Nessa edição o Festival traz o conceito “Olhar de Cinema na Amazônia”, com a proposta de consolidar, difundir e promover o Cinema Brasileiro em Porto Velho de 1 a 7 de junho. Podem participar produções brasileiras e estrangeiras, com temática livre, filmes nos formatos de longa, média e curta nas categorias de animação, documentário, ficção, experimental e clipes, com produção a partir de 1 de janeiro de 2010. Os títulos serão exibidos na mostra competitiva e paralela. O Melhor Filme receberá o troféu “Arara Azul”. De acordo com os organizadores do 5° Curta Amazônia, a iniciativa além de formar novos públicos e plateias através do Cinema, pretende discutir questões ligadas à cultura regional e produção audiovisual na Amazônia, por meio da exibição dos filmes com palestras e atividades que incluem a participação do público em geral. Com objetivos claros e específicos que possam estar contribuindo para a formação de políticas públicas e fortalecimento da cultura regional. Os filmes inscritos e selecionados serão exibidos gratuitamente aos estudantes da rede pública e particular de ensino e ao público em geral durante 7 dias de realização do 5° Curta Amazônia, em mostras itinerantes em comunidades e escolas. Lembrando que o tempo dos filmes que o Festival adota será o padrão Ancine (Agência Nacional do Cinema): para curta metragem o tempo de 1 até 15 minutos; média metragem até 69 minutos e longa metragem a partir de 70 minutos. O 5° Festival de Cinema Curta Amazônia é uma realização da Associação Curta Amazônia que a cada edição busca parcerias, apoios e patrocinadores para promover e fortalecer o Cinema Brasileiro na Amazônia. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de abril. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.curtamazonia.com. Os filmes selecionados serão divulgados até o dia 20 de maio. Mais informações pelo e-mail festival@curtamazonia.com.