segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mal súbito afeta mais de 270 pessoas na Colômbia


Bogotá, 23 nov (EFE).- Pelo menos 276 moradores das zonas urbana e rural de Orito (Colômbia), na fronteira com o Equador, precisaram ser internados com sintomas de uma doença desconhecida, informaram hoje serviços de emergência locais.

"Os doentes, muitos deles crianças, parecem ter gastroenterite", disse à Agência Efe em Bogotá o sacerdote católico Julio César Mora, designado pelas autoridades municipais como porta-voz sobre o tema.

"A maioria dos pacientes sofre de febre, diarréia e tem vômitos", explicou Mora, advertindo ainda que pelo menos 48 casos foram registrados desde domingo.

O sacerdote explicou que 185 pessoas deram entrada no hospital municipal desde a última sexta-feira, enquanto outras 91 foram atendidas em dois centros médicos privados.

"Não sabemos se a causa é um alimento, água contaminada ou fumigações", disse, referindo-se ao glifosato, um herbicida usado na Colômbia em plantações de coca.

Com temor de que um aqueduto local esteja contaminado, a administração municipal suspendeu o fornecimento de água potável.

No entanto, a chegada de camponeses à zona urbana apresentando os mesmos sintomas "deixou as autoridades em alerta sobre outra possível causa", afirmou Mora, acrescentando que amostras de água foram enviadas a laboratórios em Bogotá, que fica a cerca de 1.000 quilômetros de distância.

A coordenadora de Vigilância de Saúde Pública de Orito, Ruby Buelvas, informou à Agência Efe que epidemiologistas da capital colombiana viajaram hoje à região. "Eles nos darão um resultado preliminar", disse.

Se entrevistarem o Diretor da Regional de Saúde de Varginha, possivelmente ele dirá e a EPTV divulgará a nível nacional, que a causa é a água de Cambuquira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade!!!

Alexandre Sales - SP/SP