quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Presidente Lula e ministros lançam PAC das Cidades Históricas em Ouro Preto (MG)




O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros Luiz Barretto (Turismo), Juca Ferreira (Cultura), Márcio Fortes (Cidades) e Fernando Haddad (Educação) lançaram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, na tarde desta quarta-feira (21), em Ouro Preto (MG).
“O programa visa estreitar a relação do turista com o lugar visitado, permitindo que ele aprofunde o seu conhecimento sobre as tradições e a história locais. Para que isso aconteça, precisamos de profissionais habilitados, que também reconheçam a densidade e a diversidade da cultura brasileira”, afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante a solenidade.
A iniciativa do governo federal pretende estimular o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país por meio da revitalização urbana de 173 cidades históricas e da recuperação de seus monumentos e prédios públicos até 2012. Ao todo, a estimativa é que R$ 890 milhões sejam investidos. Além das 27 capitais brasileiras, 12 cidades contempladas são sedes da Copa do Mundo de Futebol 2014 e 40 municípios são destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do país, foco da política de regionalização do Ministério do Turismo (MTur).
Presente na solenidade, o Prefeito Kaka manteve conversa com o Superintendente do IPHAM em Minas Gerais, Leonardo Barreto (foto) visando recursos para a recuperação da Chácara das Rosas, cujo projeto já se encontra em análise no Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: