sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Datafolha: avaliação positiva de Lula bate novo recorde

(Interino)
A pesquisa Datafolha, divulgada hoje, mostra um novo recorde de avaliação positiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o instituto, 70% dos brasileiros consideram o atual governo ótimo ou bom. A marca recorde anterior era do próprio petista, quando, em setembro, 64% dos pesquisados disseram ter a mesma opinião.
Na primeira pesquisa de avaliação do governo Lula feita pelo Datafolha, em abril de 2003, 43% haviam classificado a gestão como ótima ou boa.
De acordo com o Datafolha, o resultado da nova avaliação positiva foi influenciado principalmente pela diminuição dos que responderam que o governo tem desempenho regular: de 28% na última pesquisa, em setembro, o índice caiu para 23%. De 0 a 10, a nota média do governo ficou em 7,6, contra 7 no levantamento passado.
A pesquisa mostra ainda que a Região Nordeste continua como a que mais bem avalia a gestão de Lula. Dos entrevistados, 81% dos nordestinos avaliam o governo como ótimo ou bom. No levantamento de setembro, a marca foi de 75% na região.
De todas as áreas do governo petista avaliadas, a econômica foi a que teve um resultado melhor na avaliação espontânea, segundo os brasileiros consultados: 17% apontaram a economia como o setor de melhor desempenho. Educação foi citada por 12% dos entrevistados e o combate à fome e à miséria, por 11%.
Na pergunta estimulada sobre as áreas do governo, 61% avaliaram a gestão Lula na economia como ótima ou boa. Ainda de acordo com a pesquisa, 27% disseram não ter tomado conhecimento da crise financeira mundial e 14% afirmaram estar bem informados sobre o assunto.
A pesquisa Datafolha entrevistou 3.486 brasileiros com mais de 16 anos de todas as regiões do País. O levantamento foi feito entre os dias 25 e 28 de novembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: