quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Comissão do Senado aprova proposta de aumento do número de vereadores

Conhecida como 'PEC dos Vereadores', já havia sido aprovada na Câmara.Artigo que restringe gastos ainda deve tramitar no Senado.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) proposta para aumentar o número de vereadores nas câmaras municipais do país. O texto, uma proposta de emenda à Constituição de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), conhecida como "PEC dos Vereadores", já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta altera o número de vereadores e institui 24 faixas de composição das câmaras de vereadores, com objetivo de dar maior representatividade aos habitantes. A primeira faixa fixa o número de nove vereadores para o município de até 15 mil habitantes. A última faixa determina o número máximo de 55 vereadores para municípios com mais de oito milhões de habitantes.
Originalmente, a PEC também limitaria as despesas das câmaras municipais a percentuais sobre a receita anual do município. O artigo, no entanto, foi suprimido da proposta pelo relator, que decidiu separar os dois dispositivos - propôs a aprovação da parte que trata do número de vereadores e sugeriu a continuidade da tramitação da outra parte.

“É necessário reduzir as despesas das câmaras municipais, como é legítima a aspiração da sociedade brasileira, sem, entretanto, impedir as suas atividades fundamentais para a garantia da democracia na base de nosso sistema político”, disse César Borges.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: