Havana- A televisão cubana mostrou hoje novas imagens do ex-presidente Fidel Castro, as primeiras exibidas desde que, em meados de janeiro, o líder de Cuba se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nas imagens, registradas durante uma conversa do chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez, com seu colega de Cuba, Raúl Castro, Fidel aparece magro, tanto sentado como de pé, com a barba mal feita e vestindo roupa esportiva.
O vídeo exibido não traz som, com exceção de uma rápida intervenção de Chávez, que cumprimenta o ex-presidente cubano com a tradicional saudação "Até à vitória, sempre".
De acordo com o locutor da televisão cubana, o "intenso e produtivo" encontro de Chávez com os irmãos Castro aconteceu na manhã desta terça-feira e durou uma hora e meia.
O líder cubano, que fará 82 anos em 13 de agosto, se recupera de um grave problema no intestino, o qual lhe impede de aparecer em público desde julho de 2006.
Por causa da doença, em 24 de fevereiro deste ano, Fidel cedeu a Presidência a seu irmão mais novo, Raúl, de 77 anos.
Segundo a TV cubana, Chávez e os irmãos Castro conversaram "especialmente sobre o impacto da crise dos preços dos alimentos" e a maneira como os países devem enfrentá-la.
Além disso, "avaliaram o tema como um assunto estratégico e um problema de segurança nacional".
Os três concordaram que "a batalha fundamental" é aumentar a produção agrícola e que, para isso, são projetos conjuntos na área.
Além disso, comentaram a situação climática e o andamento da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba).
A televisão cubana informou que Raúl Castro se despediu de Chávez no Aeroporto José Martí, em Havana, na tarde de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário