sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CAMBUQUIRA SEDIA 177ª ASSEMBLEIA GERAL DA AMAG

Foto e matéria do Jornal Panorama
A AMAG (Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das
Águas) realizou no dia 05 de agosto sua 177ª Assembleia Geral, no Espaço Cultural “Sinhá Prado”, antigo cassino de Cambuquira.
Com a presença de Prefeitos associados, autoridades legislativas, servidores e convidados, o encontro forneceu a todos os presentes informações importantes sobre assuntos de interesse geral. O momento foi bastante profícuo e possibilitou, mais uma vez capacitar a todos em relação a pontos que não se encontravam ainda esclarecidos.
O Presidente da AMAG Prefeito Geraldo Emiliano dos Santos, abrindo o encontro disse de sua alegria em estar em Cambuquira, cidade acolhedora e simpática. Elogiou a forma como o Município tem sido administrado, observando o desenvolvimento e o idealismo da Administração.
Com a palavra, o Prefeito anfitrião Evanderson Xavier “Káka”, iniciou suas palavras, refletindo de que não se recordava de quando ocorreu a última reunião da AMAG em Cambuquira. Falou também sobre os empreendimentos que estão sendo realizados, possibilitando um novo ritmo ao Município. Expressou sua felicidade e contentamento com a presença de todos os presentes.
Foram discutidos importantes pontos, que ofereceram a todos a troca de experiências e informações. Foram abordadas diversas áreas, entre as quais Educação, Consultoria e Desenvolvimento, serviços que foram disponibilizados aos presentes. O momento também foi destinado ao pedido de colaboração das Administrações Municipais quanto a alguns setores a serem melhor desenvolvidos.
Foram devidamente expostos alguns sistemas que possibilitam às comunidades melhores meios de trabalho e desenvolvimento. Entre os mesmos, citou-se a “Transferência de Ativos de Iluminação Pública aos Municípios”, e oportunamente o Engenheiro de Comercialização da CEMIG, Luciano de Souza Carvalho esclareceu o tema.
Com a resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), nº414/2010, todos os equipamentos voltados exclusivamente para iluminação pública - postes, lâmpadas, reatores e outros equipamentos -, até então mantidos pelas empresas de energia, serão repassados à responsabilidade das prefeituras. Os postes que sustentam as linhas de distribuição de energia permanecerão sob gestão das concessionárias.
O prazo para a mudança é até setembro de 2012, e as prefeituras receberão uma correspondência da CEMIG informando sobre o fato e os dados correspondentes a cada Município. Possivelmente a conta de luz deverá ficar mais cara para o consumidor, depois da transferência da gestão dos ativos de iluminação pública. Consequentemente, a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública (CIP), definida de acordo com cada Município e cobrada na fatura de energia, poderá ser aumentada.
O Prefeito de São Thomé das Letras José Roberto também expôs aos presentes sobre a situação do APL (Arranjo Produtivo Industrial). O Município é produtor de cerca de 78% dos material da Pedra de São Thomé. Pediu apoio aos prefeitos da Associação para a instalação de um APL em São Thomé das Letras. O documento será repassado aos prefeitos e encaminhado ao Governo do Estado.
Houve Informações e instruções de grande valia para os presentes, levando-os à melhor compreensão sobre os temas abordados, contribuindo para o desenvolvimento de todos. Enfim, todos puderam esclarecer questões abordadas, retirando as dúvidas e buscando mais conhecimento e orientações.