sexta-feira, 31 de maio de 2024

Sargento da Marinha preso por ameaçar ministro do Supremo Tribunal Federal

Imagem: Reprodução


Raul Fonseca de Oliveira, preso juntamente com o irmão por ameaças e perseguição à família do ministro Alexandre de Moraes já responde a processos na Marinha.

O segundo-sargento Raul Fonseca de Oliveira, segundo-sargento lotado no Comando da Marinha, no Rio de Janeiro foi preso na manhã desta sexta-feira (31)  juntamente como o irmão por ameaças à família do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações constantes do registro de servidor no portal Transparência, do governo federal, revela que o militar da Marinha tem salário mensal bruto no valor de R$ 8.252,10.

Lugar de terrorista não é nas Forças Armadas e sim na cadeia!


 

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Cinemateca Brasileira disponibilizará cerca de 2.000 filmes brasileiros recuperados

Imagem: Reprodução 


A Cinemateca Brasileira catalogou e recuperou cerca de 1,9 mil filmes e uma seleção desses títulos já pode ser acessada gratuitamente no site da instituição (acesse aqui), enquanto o restante do material será liberado a partir do mês que vem, no dia 15.

Em 2021, a administração da Cinemateca Brasileira foi transferida para a sociedade Amigos da Cinemateca, que agora é responsável pelo  maior acervo de filmes da América do Sul.  

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Começa amanhã (30/5) em São Lourenço a 6° edição do Doces Minas

Imagem: Reprodução

De amanhã, 30 de maio,  até o próximo domingo, 2 de junho, será realizada em São Lourenço/MG a 6ª edição do Doces Minas. 

O evento reúne grandes fabricantes e também produtores artesanais, de São Lourenço e região, e tem também um espaço para outras delícias da culinária mineira e shows com artistas locais, tudo no estacionamento do Parque das Águas, no Centro de São Lourenço.

De quinta a sábado a programação começa às 14h e a última atração musical sobe ao palco às 21h. Domingo, começa um pouco mais cedo, às 13h, com previsão de encerramento no final da tarde.

Um ótimo programa para o feriadão.



segunda-feira, 27 de maio de 2024

Sábado, 1º/6 terá teatro e exposição de fotografia em Lambari

Sábado (01/6) é noite de estreia no Vagão 98

A partir das  18h30 o teatro do Vagão 98 abrirá as portas para a exibição "Nossas Origens", monólogo teatral combinado com uma exposição de fotografias e objetos sobre o tema da peça.

É um espetáculo belo e emocionante sobre a importância e a vivacidade da cultura popular lambariense, baseado em histórias e vivencias de idosos, lavradores, agricultores e outras figuras da ruralidade mineira e foi inspirado em uma extensa pesquisa feita pela autora, foto, junto a algumas comunidades rurais  da cidade de Lambari MG. 
Karina Vilas Boas (Facebook)

Ficha técnica do espetáculo:
Criação, direção e atuação: Karina Vilas Boas 
Produção, iluminação e fotografia: Tamires Francisco 
Música e sonoplastia: Fernando Pinho 
Cenografia: Odair Oliveira 
Assistente de produção: Natanael Paiva Sá 
Assistente de acessibilidade: Larisa Melo 

O espetáculo  integra os projetos de Ocupação do Teatro do Vagão 98, que está ao longo deste ano oferecendo trabalho e renda para artistas do Sul de Minas. 

O Teatro do Vagão 98 está localizado na Praça Vivaldi Leite Ribeiro, 98 - Lambari/MG




 

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Terrorista bolsonarista fugitivo é preso pela PRF

Imagem: Facebook


A desinteligência bolsonarista é gritante, Juvenal Alves Corrêa condenado a 16 anos de cadeia pelos ataques às sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023 foi preso na quarta-feira (22) quando tentava fugir  para a Argentina.

Ele foi detido pela Polícia por um motivo bizarro: realizar uma ultrapassagem em local proibido. Corrêa que é eletricista e deveria esta usando tornozeleira eletrônica, retirada por ele,  tentava chegar à Argentina, segundo informado à PRF pela mãe dele. 

Sujeito procurado por ato terrorista cometendo infração de trânsito em frente a Polícia Rodoviária ou é muito burro ou queria ser preso. 


 

quinta-feira, 23 de maio de 2024

95% dos mineiros estão contra privatização das estatais

 Imagem: Reprodução

98% das pessoas acreditam ainda que necessidade de referendos antes de privatizações deve seguir na constituição mineira

Mais de 300 mil mineiros participaram do Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais. Desses, 95% acreditam que Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) devem continuar públicas. 

A consulta, organizada por aproximadamente 500 movimentos populares e sindicais, estaduais e locais, aconteceu em 120 municípios de todas as regiões do estado. Ao todo, 3 mil militantes sociais se envolveram no diálogo com a população e na coleta de votos. 

“Foi uma iniciativa essencial. No último período, enfrentamos uma série de tentativas de privatização das empresas, que são essenciais, por exemplo, para a garantia do fornecimento de água e energia elétrica para toda a nossa população”, avalia Emerson Andrada, coordenador-geral do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética (Sindieletro/MG). 

Desde seu primeiro mandato, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), propõe a privatização das empresas públicas mineiras. Além disso, no ano passado, ele enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma proposta de alteração da Constituição do Estado, com objetivo de retirar do texto a obrigatoriedade de realização de um referendo popular para vender as empresas mineiras estratégicas. Muito criticada, a medida ficou conhecida como “PEC do cala a boca”.

Veja mais no Brasil de Fatohttps://www.brasildefato.com.br/2024/05/23/plebiscito-popular-consulta-mais-de-300-mil-em-mg-e-95-e-contra-privatizacao-das-estatais



Sábado, 25, em Varginha a Segunda Sessão do Projeto “CineManas – Cinema Itinerante de Combate Ao Machismo”

 Imagem: Divulgação

No sábado, 25/5, a partir das 17 horas, será realizada em Varginha, no Império da Serrinha, Rua Oiapoque, Nº 145, no bairro Santana, a Segunda Sessão do Projeto “CineManas – Cinema Itinerante de Combate Ao Machismo” com a exibição do filme “O Corpo É Nosso!”‘, com Renato Goes, Roberta Rodrigues, Oscar Magrini, Lumena Aleluia e Heitor Martinez com direção de Theresa Jessouroun.

A produção visa discutir a liberdade do corpo feminino, seja na música, dança ou na sexualidade. Através de entrevistas, cenas ficcionais e imagens de arquivo, o longa propõe uma ampla reflexão sobre o feminismo através da desconstrução do masculino e, mesclando documentário com ficção.

 A sessão é gratuita e recomendada para maiores de 14 anos.

                     Durante a exibição será servido  pipoca e refrigerante gratuitos



quarta-feira, 22 de maio de 2024

A inexpressiva deputada Carla Zambelli e o Hacker de Araraquara agora são réus por invasão do sistema do CNJ

 Imagem: Reprodução


A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ontem,  terça-feira (21) por unanimidade aceitar a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) em tornar réus a inexpressiva deputada federal Carla Zambelli )PL/SP) e  Walter Delgatti Neto,  pela invasão dos sistemas digitais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A dupla vai responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

A PGR já tinha oferecido a denúncia no último dia 23 de abril, apoiada pela investigação da Polícia Federal. Na denúncia, Delgatti é apontado como o executor das invasões de sistemas digitais e inserções de documentos falsos. Ele afirmou em depoimento ter sido contratado por Zambelli, que é tratada como a mentora e mandante do delito.

Em 4 de janeiro de 2023, Delgatti teria entrado no sistema do CNJ a mando de Zambelli para inserir documentos e informações falsas. Entre as últimas revelações do episódio, foi inserido um alvará de soltura falsificado de Sandro Louco, líder do Comando Vermelho condenado a 200 anos de prisão pelos crimes de falsificação, roubo, homicídio, latrocínio, sequestro e cárcere privado e porte de arma de fogo.

A ideia seria colocar a soltura do criminoso na conta do ministro Alexandre de Moraes, principal alvo dos bolsonaristas e seus planos golpistas no Judiciário. Além disso, Zambelli tinha a intenção de adicionar ao sistema um mandado de prisão falso contra Moraes, com uma assinatura falsificada no nome do magistrado.

Na sessão do STF que tratou do assunto a deputada foi ridicularizada, com razão, pela ministra Carmem Lúcia e pelo ministro Alexandre de Moraes, veja abaixo: 





quinta-feira, 16 de maio de 2024

Águas Minerais, do Sul de Minas, podem ser reconhecidas como patrimônio histórico, cultural e imaterial

 Imagem: Reprodução


Foi aprovado em segunda instância na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projeto de lei da deputada Beatriz Cerqueira (PT) tornando o uso e a coleta das águas minerais das estâncias de Cambuquira, Caxambu, São Lourenço, Poços de Caldas, Lambari, Caldas e Conceição do Rio Verde, patrimônios históricos, culturais e imateriais do Estado de Minas Gerais.

O próximo passo será a sanção pelo governador e o encaminhamento ao IPHAN para os trâmites legais de tombamento.

Segundo informações, a deputada em questão, se orientou por documentação enviada pelo promotor Bergson Guimarães e ONG Nova Cambuquira.

terça-feira, 7 de maio de 2024

"Este Filme É Uma Merda!" selecionado no Festival de Cinema de Caratinga.



 Saiu a lista dos curtas selecionados para a 2° Mostra Nacional de cinema de Caratinga 2024. Foram escolhidos  16 curtas, em um total de 178 filmes escritos. 

 Participaram da curadoria da mostra os profissionais e super competentes professor e cineasta Leandro Martins,  a produtora cultural e artista multimídia @beingdafny, o ator, produtor e diretor de cinema @tonsilvacatata.

O Festival será realizado nos dias 07, 08 e 09 de Junho no NUDOC. Espaço Cultural-Núcleo de Documentação e Estudos Históricos.
Localizado na Av. Moacyr de Mattos, 291,  Centro. Caratinga-MG 

Selecionados
 

"Firme”, Drama de Rafael Bonesi - FICÇÃO - SP

“Deixa João”, - drama de Rafael Talib - FIÇÃO - SP

“O Poético Fim das Mulheres que amei”, de Renan Amaral - ficção-RJ

“Anjos Cingidos”, de André Dias Araújo – animação -PR

“Ana Rúbia”, de Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda Rondonópolis-MT- documentário -MT

“Terminal”, de Getsemane Silva- ficção -DF

“Abrição de Portas”, de Jaime Guimarães – documentário -PR

“Este Filme É Uma Merda” de Antonio Almeida -Ficção - Lambari/MG

“Sonhos da Isah: O baÚ do Papai”, de Joao Ricardo Costa - Animação -SC

“Sigma”, de Allan Riggs e Rubens Sant’Ana - ficção - RS

“Bergamota”, de Hsu Chien - ficção -RJ

“Aqui de fome não morro”, de Leila Xavier -documentário -RJ

“Única Saída”, de Sérgio Malheiros - ficção -RJ

“Myself” de Elizeu Mol e Robert Andrade – ficção - Timóteo/MG

“Malunga”, de Gal Souza – documentário - SP

“Rainbow”, de Petter Baiestorf - Experimental - SC


"Este Filme É Uma Merda" foi produzido em Lambari/MG, com apoio do Centro Cultural Vagão 98 e é uma coprodução da Gato Cinza filmes  com a Marginália Filmes, direção de Antonio Almeida e protagonizado por Dimitria, Jorge Ferreira e Roberta Romerus.