terça-feira, 12 de março de 2024

Prefeitura da Campanha homenageada em Belo Horizonte

Imagem: PM Campanha 


Nesta terça-feira, 12,  durante um evento na capital mineira, a Prefeitura da Campanha foi homenageada por estar construindo o Plano Municipal pela Primeira Infância. A Honraria foi recebida pelo Chefe do Executivo, Prefeito Roberto Silva (foto). Essa iniciativa é um passo importante para garantir políticas públicas voltadas aos nossos pequenos cidadãos!

O Diploma, recebido em nome do Município, é um reconhecimento da Rede Primeira Infância de Minas Gerais pelo compromisso em criar estratégias de cuidado e melhorar a qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos.

 O evento foi marcado por palestras e debates, que teve a participação do Prefeito Roberto Silva e do Chefe da Seção de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura e Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Roberto Malaquias Elias, que neste ato, representou a Secretária Joelma Dias Ramos.

Dos 853 municípios mineiros, apenas 108 estão engajados nesse importante projeto. A presença da Promotora de Justiça Paola Domingues Nazareth (do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de MG) e de representantes de instituições como a Fundação Bernard Van Leer e a Rede Nacional Primeira Infância mostra o quanto essa causa é relevante para as crianças e o apoio de prefeituras, como a de Campanha é fundamental!



quinta-feira, 7 de março de 2024

Em comemoração a data, OAB de Varginha é presidida por uma mulher

Imagem: Reprodução



  A 20ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Varginha, instituição que sempre se pautou por ser essencialmente masculina, passa a ser presidida por uma mulher, neste mês de março.

O cargo passa a ser ocupado pela vice-presidente, doutora Shirley Teodoro (foto), por ocasião do Mês da Mulher.

Este blog espera que o cargo, brevemente, seja ocupado por mulheres, não somente em datas comemorativas como se fosse um favor.

A importância da mulher na sociedade compreende uma imensidão de campos sociais.  Só a experiência feminina pode enriquecer e transformar, ajudando a construir espaços diversificados, dinâmicos, justos e inovadores na sociedade. Esses espaços sociais, se forem marcados pela diversidade de habilidades e talentos femininos, podem produzir soluções mais adequadas para os problemas que enfrentamos atualmente.


segunda-feira, 4 de março de 2024

Exército liberou armas para assassinos e traficantes durante governo Bolsonaro

Imagem: Reprodução



 Nos últimos anos, o Exército brasileiro emitiu autorizações para Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) a indivíduos condenados por crimes graves, como tráfico de drogas e homicídio, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme informações do Estadão.

Segundo um relatório confidencial do Tribunal de Contas da União (TCU), entre 2019 e 2022, mais de 5.000 pessoas em situação penal conseguiram obter, renovar ou manter os certificados de registro (CR) para possuir armas de fogo.

Mais de 1.500 delas estavam em processo de execução penal quando solicitaram as autorizações. Além disso, a Força liberou armas de fogo para 2.690 pessoas com mandado de prisão em aberto, ou seja, que eram foragidas da Justiça.

“A concessão, a revalidação e o não cancelamento de CRs vinculados a pessoas inidôneas possibilita o acesso delas a armas de fogo e munições, representando um risco à segurança pública”, afirma o relatório.

De acordo com o relatório, essa concessão indiscriminada representa um risco à segurança pública, indo contra o disposto na Lei 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, que condiciona o acesso a armas apenas a pessoas consideradas idôneas, ou seja, que não estejam respondendo a inquérito policial ou processo criminal.

O relatório do TCU aponta que a legislação tem sido descumprida, destacando a falta de uma declaração de antecedentes nacional e unificada como um dos motivos. Um decreto assinado por Bolsonaro em 2019 restringiu a documentação ao local atual de domicílio da pessoa que solicita o registro de CAC.

O documento elenca os crimes mais comuns que renderam condenações aos CACs. Entre eles, homicídio, tráfico de drogas, lesão corporal dolosa, direção sob efeito de álcool, roubo, receptação e ameaça.

“A gravidade das condutas, por si só, já reforça indicadores de criminalidade e abala a sensação de segurança, sobretudo daqueles impactados de algum modo pelos delitos. Contudo, quando se leva em consideração que parcela significativa desses indivíduos ainda possui CRs ativos e acesso a armas, entende-se haver disponibilidade de meios para: a reincidência de práticas criminosas; a progressão da gravidade das condutas – por exemplo, a ameaça evoluir para um homicídio ou a lesão corporal contra a mulher evoluir para um caso de feminicídio; e a obstrução das investigações ou dos processos criminais – afinal, a arma para: a reincidência de práticas criminosas; a progressão da gravidade das condutas – por exemplo, a ameaça evoluir para um homicídio ou a lesão corporal contra a mulher evoluir para um caso de feminicídio; e a obstrução das investigações ou dos processos criminais – afinal, a arma pode ser utilizada para fuga, intimidação ou assassinato de testemunhas, entre outros”, diz o TCU.

Fontes: DCM e O Estado de São Paulo



Arti

sábado, 2 de março de 2024

Polícia Federal encontra arsenal em mansão de bolsonarista

Imagem: Reprodução 

A Polícia Federal (PF) apreendeu na manhã de quinta-feira (29), durante a operação Lesa Pátria, 77 armas, cerca de 110 mil dólares e 26 mil euros em Palmas (TO), valores que somam mais de 600 mil reais, na casa de Frederico Moraes de Barros Carvalho, um dos investigados. O local é um condomínio de luxo, às margens do lago da capital.

Os mandados, segundo o g1, fazem parte da investigação que apura os financiadores do ato que fechou a ponte da Integração entre Palmas e Luzimangues, logo após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

Fonte: Revista Fórum