quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
“Beagá Psiu Poético” leva poesia, literatura, música, cinema e teatro a Belo Horizonte
A programação conta com poetas, videomakers, bailarinos, performances, professores, estudantes e músicos. A ocupação poética será realizada pelo Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Secretaria de Cultura de Montes Claros. Também fazem parte da iniciativa escritores, musicistas e agentes culturais da Belo Horizonte.
Pulverizado em diversos locais de BH, O “Beagá Psiu Poético” terá programação em escolas, metrô, terminal rodoviário, viaduto Santa Tereza, Praça da Liberdade, Centro de Referência da Juventude, UFMG e Bar Montes Claros, localizado no Edifício Maletta.
“Neste momento duro e difícil que vivemos no Brasil, temos que reforçar a voz poética e a força da poesia para contrapor toda essa situação. A poesia é essencial para momentos de crise”, avalia o curador do “Beága Psiu Poético”, Aroldo Pereira.
O “Beagá Psiu Poético” terá início no antigo Dia Nacional da Poesia, celebrado desde 1977, em caráter não oficial, em 14 de março para homenagear Castro Alves, que nasceu na mesma data em 1847. O poeta, que foi uma importante voz da causa abolicionista, publicou seu primeiro poema sobre o tema, “A Canção do Africano”, em 1863, no caderno acadêmico “A Primavera”.
A partir de 2015, o Dia Nacional da Poesia foi oficializado por meio de Lei nº 13.131 e passou a ser comemorado no dia 31 de outubro, celebrando o nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.