sábado, 25 de janeiro de 2020
Novo ataque contra a cultura.
Em novo ataque à cultura e ao cinema, o governo federal quer fechar a Escola de Cinema Darcy Ribeiro. A escola está sendo despejada do prédio onde funciona, no Centro do Rio. O imóvel pertence à União e foi cedido aos Correios, mas a empresa cedeu o prédio à escola, desde 2000. De lá para cá, o prédio foi totalmente reformado (estava caindo aos pedaços), inclusive com verba da Fundação Darcy Ribeiro. Agora, com a iminente privatização dos Correios, a União mandou a escola sair, para que o prédio entre no inventário de bens dos Correios, hoje comandado pelo general Floriano Peixoto Vieira Neto. Alunos e professores prometem um Ocupa Darcy, neste sábado.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
Regina Duarte e a Lei Rouanet
Foto: Divulgação
A atriz Regina Duarte, convidada por Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial da Cultura, foi condenada a pagar R$ 319,6 mil aos cofres públicos por irregularidades com a Lei Rouanet. Uma empresa de Regina Duarte, chamada A Vida É Sonho Produções Artísticas, conseguiu três financiamentos com base na Lei Rouanet, que somaram 1,4 milhão de reais. Em março de 2018, a área técnica do Ministério da Cultura reprovou a prestação de contas de um dos projetos, Coração Bazar, peça para a qual a atriz captou 321.000 reais com base na legislação. Com isso, Regina Duarte terá de restituir 319,6 mil reais ao Fundo Nacional da Cultura. A conta só não foi cobrada ainda porque houve apresentação de um recurso.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
“Beagá Psiu Poético” leva poesia, literatura, música, cinema e teatro a Belo Horizonte
A programação conta com poetas, videomakers, bailarinos, performances, professores, estudantes e músicos. A ocupação poética será realizada pelo Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Secretaria de Cultura de Montes Claros. Também fazem parte da iniciativa escritores, musicistas e agentes culturais da Belo Horizonte.
Pulverizado em diversos locais de BH, O “Beagá Psiu Poético” terá programação em escolas, metrô, terminal rodoviário, viaduto Santa Tereza, Praça da Liberdade, Centro de Referência da Juventude, UFMG e Bar Montes Claros, localizado no Edifício Maletta.
“Neste momento duro e difícil que vivemos no Brasil, temos que reforçar a voz poética e a força da poesia para contrapor toda essa situação. A poesia é essencial para momentos de crise”, avalia o curador do “Beága Psiu Poético”, Aroldo Pereira.
O “Beagá Psiu Poético” terá início no antigo Dia Nacional da Poesia, celebrado desde 1977, em caráter não oficial, em 14 de março para homenagear Castro Alves, que nasceu na mesma data em 1847. O poeta, que foi uma importante voz da causa abolicionista, publicou seu primeiro poema sobre o tema, “A Canção do Africano”, em 1863, no caderno acadêmico “A Primavera”.
A partir de 2015, o Dia Nacional da Poesia foi oficializado por meio de Lei nº 13.131 e passou a ser comemorado no dia 31 de outubro, celebrando o nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
domingo, 19 de janeiro de 2020
segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
O Brasil no Oscar 2020
O documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora brasileira Petra Costa, foi escolhido nesta segunda-feira (13) para disputar uma estatueta na 92ª edição do Oscar de 2020. Além deste, outros quatro vão concorrer junto com o filme de Petra. A cerimônia acontecerá em 9 de fevereiro, em Los Angeles.
A trama narra os bastidores do golpe que levou a ex-presidenta Dilma Rousseff ao impeachment, a prisão de Lula e a ascensão de Sergio Moro e Jair Bolsonaro. Lançado mundialmente em 19 de junho de 2019, o documentário emocionou diversos espectadores e gerou a ira de bolsonaristas, que atacaram a Netflix, onde o filme está hospedado.
O filme de Petra Costa, que também dirigiu “Elena” (2012) e “Olmo e a Gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio, já entrou na lista do New York Times sobre os melhores do gênero em 2019. Esta é a primeira indicação de Petra ao Oscar.
Além de “Democracia em Vertigem”, também vão disputar os documentários “American Factory” (Steven Bognar), “The Cave” (Feras Fayyad), “For Sama” (Waad) e “Honeyland” (Ljubo Stefanov).
Fonte: Forum
Assinar:
Postagens (Atom)