domingo, 17 de fevereiro de 2019
Filme sobre ocupação de escolas paulistas ganha prêmio em Berlim
Defendendo a educação igualitária, o filme brasileiro Espero tua (re)volta, da diretora Eliza Capai, conquistou neste sábado 16 o Prêmio da Anistia Internacional (AI) e da Paz na Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim.
O filme, exibido na mostra Generation, fala sobre os protestos de estudantes de 2015, quando meninos e meninas ocuparam escolas de São Paulo para exigir melhores condições de aprendizagem.
O longa-metragem expõe a “repressão sofrida por estudantes que procuram defender o acesso à educação livre”, destacou o júri da AI. Emocionada, Eliza Capai recebeu o prêmio como um convite a “seguir lutando por esse direito básico”.
“Imaginem que seus filhos saem às ruas porque o governo quer fechar as escolas e são recebidos com bombas de gás lacrimogêneo e pancadas”, apontou a atriz austríaca Feo Aladag, do júri da AI, ao entregar o prêmio.
O filme de Capai recebeu, além disso, o Prêmio da Paz, que é dado pela Fundação Heinrich Böll, como expoente do cinema comprometido com a coragem cívica, segundo o júri.
Ambas as distinções, a da AI e a da Paz, fazem parte dos prêmios dos júris independentes antes da cerimônia de entrega dos Ursos de Ouro.
Fonte: Carta Capital