sábado, 21 de março de 2015
Sarau Voz e Versos
POESIA
Fotos: Antonio Almeida
Aconteceu ontem a noite (20/03) no Tushi Café em Três Corações o Segundo Sarau Voz e Versos com presença de poetas tricordianos e cambuquirenses.
terça-feira, 17 de março de 2015
Segundo Sarau Voz e Versos
POESIA
Será em Três Corações, no Tushi Café, a segunda edição do Sarau Voz & Versos. A ocasião será aproveitada também para o lançamento do Abril Poético 2015. O Sarau terá inicio as 21 horas e o Tushi Café está situado na Avenida deputado Carlos Luz, 294 - Centro, em Três Corações.
segunda-feira, 16 de março de 2015
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove a palestra “Documentação e o registro do patrimônio histórico e a aplicação fotogrametria arquitetural Digital 3D”
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove a palestra “Documentação e o registro do patrimônio histórico e a aplicação fotogrametria arquitetural Digital 3D”, ministrada pelo arquiteto, restaurador e fotógrafo Adolfo B. Ibañez. A conferência será complementada com debate com os arquiteta-conservadora Catherine Gallois (Coordenação Técnica /IPHAN). O evento, que integra a série Memória & Informação, acontece no dia 25 de março, às 14h30, na sala de cursos da FCRB. A entrada é franca.
O palestrante apresenta as contribuições que a fotogrametria oferece para a preservação dos monumentos históricos. A técnica promove, com agilidade e baixo custo, um levantamento fotogramétrico rico em informações, com um número excepcional de fotografias que registram objetivamente as características marcantes que os fazem pertencer a esta categoria especial de historicidade.////
:: Sobre a palestrante:
Adolfo B.Ibañez é arquiteto pela Escola de Arquitetura de Valencia (2007). Mestre em Restauração pela Fundação UPC (2007-09) e Teoria e História da Arquitetura pela Escola de Arquitetura de Barcelona. Estudou um ano acadêmico Erasmus no Istituto de Architettura di Venezia (2004-05). Atualmente, dedica-se à pesquisa na área da Fotogrametria Digital em 2D e 3D, tendo trabalhado em vários projetos de restauração em Barcelona, Valencia e no Rio de Janeiro.///
A Fundação está localizada na Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro.
domingo, 15 de março de 2015
Guiões - Festival Internacional de Roteiro Cinematográfico em Língua Portuguesa recebe inscrições
CINEMA/ROTEIROS
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Guiões - Festival Internacional de Roteiro Cinematográfico em Língua Portuguesa, que acontece em São João da Madeira, em Portugal, no dia 21 de novembro. O objetivo do festival é se estabelecer como ponto de contato entre roteiristas de língua portuguesa com agentes, produtores, realizadores e investidores.
Até o dia 30 de junho o festival recebe roteiros de obras de longa-metragem de qualquer gênero, com mais de 50 páginas, para o concurso que contemplará os vencedores com prêmios em dinheiro, livros e cursos à distância.
Os interessados devem fazer suas inscrições por meio do site FilmFreeway. A taxa varia de 15 a 45 dólares, de acordo com a antecedência com que é feita a inscrição. Não serão aceitos roteiros cujos direitos pertençam a terceiros, nem adaptações de obras cujos direitos não pertençam ao próprio roteirista. A organização do Guiões recomenda que os trabalhos sejam previamente registrados nos órgãos locais de registro de propriedade intelectual (no Brasil, a Biblioteca Nacional). Clique aqui para acessar o regulamento e leia também a seção de perguntas frequentes no site do festival.
Na cerimônia no dia 21 de novembro, os autores dos 10 roteiros finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos para uma platéia de produtores de cinema e para o público em geral. Ao final do evento serão conhecidos os vencedores e distribuídos os prêmios.
Para mais informações, acesse o site oficial do Guiões - Festival Internacional de Roteiro Cinematográfico em Língua Portuguesa.
Rio de Janeiro recebe 3ª edição do Festival Brasil de Cinema Internacional – FBCI
CINEMA/FESTIVAL
A 3ª edição do Festival Brasil de Cinema Internacional – FBCI, que acontecerá entre 19 e 22 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, têm inscrições abertas até 15 de abril. Por se tratar de um festival internacional, o evento promove um encontro entre profissionais do cinema brasileiro com realizadores de outros países a fim de difundir a indústria cinematográfica entre públicos diversos.
Com este intuito, os realizadores interessados em concorrer podem inscrever seus curtas, médias e longas-metragens nas mostras competitivas que o FBCI oferece. Entre elas estão a Nosso Planeta, com temas direcionados ao meio ambiente e a sustentabilidade; a Melhor Idade, com filmes de diversos gêneros produzidos ou dirigidos por pessoas com 60 anos de idade ou mais, ou com temática relacionada aos idosos; a Mundo Animado, com filmes de animação; a Cinema Universitário, com obras de até 30 minutos de duração realizadas por estudantes de Cinema; e a única não competitiva entre estas, a Mostra Informativa, que apresenta produções de qualquer gênero e duração.
Interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível no site e enviar os dados solicitados como o link do filme para a plataforma online ClickForFestivals, ou por via postal para o endereço indicado no regulamento do festival. Estão aptos para a pré-seleção filmes falados ou com legenda em português ou espanhol, finalizados entre 2012 e 2015. Não há limite de títulos por realizador.
Serão concedidos aos melhores filmes, diretor, roteiro, atuação e demais categorias técnicas prêmios oferecidos pelos júris Oficial e Popular, como o Troféu Brasileirinho. Um Júri Especial da Internacional Produções outorgará menções honrosas a cada categoria e escolherá, entre os filmes produzidos no Rio de Janeiro, o Prêmio Especial oferecido pela MR Sport Films.
Para mais informações sobre o Festival Brasil de Cinema Internacional – FBCI, acesse o site oficial do evento.
Aqui o regulamento.
sábado, 14 de março de 2015
Dia da Poesia comemorado em Três Corações
Fotos: Antonio Almeida
Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.
Para homenagear a data poetas se reuniram no Calçadão em Três Corações, transformando a manhã deste sábado em um lirismo profundo.
sexta-feira, 13 de março de 2015
Mutirão contra a dengue
Amanhã será mais uma vez realizado o serviço de Inspeção, Conscientização, Limpeza Emergencial e telas serão colocadas nas caixas de água que se encontrarem sem no Bairro Estação.
Há necessidade de mais voluntários da nossa comunidade para ajudarem a conversar com os moradores no trabalho de educação e retirada de entulhos e materiais que possam acumular água ou conter focos.//
Ponto de encontro: Em frente ao antigo Quartel da Polícia Militar.
Horário: 7:00
quarta-feira, 11 de março de 2015
Inscrições abertas para Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
CINEMA
Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, que realiza sua 17ª edição internacional e sua 8ª edição nacional entre os dias 10 e 13 de junho, no Cine Brasília, no Distrito Federal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 10 de abril pela internet. O evento se dedica a filmes com até 3 minutos de duração.//
Inscrições e premiação:
Os curtas-metragens devem ser inscritos pela internet, com upload pela plataforma We Transfer ou via link para visualização do filme no Vimeo ou no YouTube. Também é necessário o preenchimento de uma ficha de inscrição, disponível no site do evento. Podem ser inscritos filmes de qualquer ano, desde que inéditos no festival. Serão aceitas produções em qualquer formato. Consulte o regulamento.//
O júri do evento outorgará prêmios para melhor filme, melhor animação, originalidade e melhor filme brasiliense. O público do festival também votará para escolher o seu filme favorito.//
Para mais informações, acesse o site oficial do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos.
terça-feira, 10 de março de 2015
II Fronteira abre as inscrições para Mostras Competitivas Internacionais
CINEMA
Ousar pensar, ver, discutir o real e a experiência no cinema de outras formas. Com outras linguagens e pontos de se observar a vida. Foi nessa fronteira que o festival nasceu e é nela que ele encontrou sua razão de ser. No ano passado, na primeira edição, foram exibidos 120 filmes em 11 mostras durante 9 dias de evento. O sucesso dessa experiência garantiu que o projeto continuasse caminhando 2015 adentro já preparando a segunda edição que será entre os dias 20 e 29 de agosto. O II Fronteira já começou e convida todos os realizadores e produtores que ousam se arriscar nas fronteiras da linguagem para inscrever seus filmes para suas Mostras Competitivas.
As inscrições para as Mostras Competitivas Internacionais de Curtas e Longas estarão abertas a partir da próxima quarta-feira (25). Seguem até dia oito de abril e poderão ser realizadas exclusivamente pelo site http://www.fronteirafestival.com. Os filmes podem ser de qualquer lugar do mundo e devem ter sido realizados a partir de janeiro de 2014. Também serão aceitos filmes versão work-in-progress (que ainda estejam sendo feitos). Os filmes podem ser documentários e experimentais, preferencialmente. Outros gêneros também podem ser inscritos.//
Ao Festival interessa pouco a ideia fechada de gênero. “Elegemos o documentário e o experimental como lugares da invenção, tradições do desvio. Colocamos no nome do festival, dizemos: é aqui que queremos estar. Erra quem pensa que o Fronteira entende essas formas de cinema como gêneros fechados. Ficções, animações podem se inscrever, afinal, os filmes são universos abertos e à curadoria interessa o cinema e sua liberdade”, explica Marcela Borela, uma das diretoras artísticas do festival, ao lado de Rafael Castanheira Parrode e Henrique Borela.//
Serão aceitos filmes de todas as metragens. A curadoria está sob a responsabilidade de Rafael Parrode, que é crítico e programador, Ewerton Belico (BH), pesquisador e curador e Toni D’Angela (Itália), professor e editor da revista multilíngue La Furia Umana.//
Filmes na fronteira-
Para Marcela Borela, há duas perspectivas de fronteira em produções cinematográficas que o festival tem interesse em selecionar. A primeira é a da linguagem do cinema, que vai além do modelo tradicional da ficção e contação de estória. “Nos interessa o que foge do modo de produção industrial que tem a visão do filme como produto. Aquele em que não pode ter erro, conta com amplo planejamento, controle, deve ser feito no menor tempo possível com a garantia de um roteiro previamente definido e que esteja ligado a diretrizes do fluxo de capital e não estético,” explica. São bem vindos projetos singulares que busquem novas invenções e relações com a imagem em movimento. A outra perspectiva de fronteira que define a filosofia do festival é de ordem político-ideológica. “Estamos interessados em filmes que abordem enfrentamentos às formas dominantes do capitalismo. Todas as formas de lutas sociais e de resistência nos interessam”,//
Premiação-
Haverá seis premiações para as melhores produções: três para longa-metragens e três para curta-metragens. Recebem os troféus as seguintes categorias: o melhor longa-metragem, de acordo com júri popular, o melhor longa de acordo com o júri oficial, que também elege a melhor produção de longa para o prêmio especial. Os curta-metragens são premiados de acordo com as mesmas categorias. Há o melhor curta de acordo com o júri popular, outro eleito pelo júri oficial que também julga o melhor curta para levar o troféu de prêmio especial.//
A premiação acaba por conferir um peso especial para os realizadores brasileiros. Ao contrário da maioria dos festivais internacionais no Brasil, o Fronteira não distingue a premiação nacional da internacional. Desta forma, os filmes brasileiros acabam entrando na mesma disputa que os estrangeiros, conferindo uma chancela internacional aos possíveis vencedores. Além dos filmes que serão selecionados para a Mostra Competitiva Internacional, o Festival ainda promete outras mostras especiais, oficinas e residência. O Fronteira é realizado pela Barroca Produções Artísticas e Cinematográficas e tem patrocínio da Lei Goyazes e Ministério da Educação.//
Inscrições clique aqui.
Festival de Cinema Latino-Americano de Vancouver
CINEMA
Estão abertas as inscrições para o 13º VLAFF – Festival de Cinema Latino-Americano de Vencouver, no Canadá. O evento será realizado entre os dias 3 e 13 de setembro e busca desenvolver contatos entre as indústrias canadense e latino-americana de cinema. As inscrições vão até o dia 30 de abril.//
Inscrições
Nas categorias competitivas, podem ser inscritos longas de ficção de realizadores em seus primeiros ou segundos longas-metragens, na categoria Novos Diretores; e ficções, animações e documentários de até 20 minutos para a Competição de Curtas. Os títulos devem ter sido concluídos a partir de 2014 e ser legendados em inglês. Os prêmios para o melhor em cada categoria são de 500 dólares canadenses para o melhor curta-metragem e 2.500 dólares canadenses para o vencedor da competição Novos diretores.
A categoria não competitiva Panorama do Cinema Latino-Americano aceita filmes realizados a partir de 2013. Podem ser inscritos longas de ficção, documentário ou animação.
O processo de inscrição consiste no pagamento de uma taxa de 10 dólares canadenses para curtas-metragens e 15 para longas, no preenchimento do formulário de inscrição, e no envio do filme por link protegido por senha em plataformas como YouTube, Vimeo e GoogleDocs. É necessário se cadastrar no próprio site do evento para realizar tanto o pagamento quanto o preenchimento do formulário.
Para mais informações, acesse o site oficial do 13º VLAFF – Festival de Cinema Latino-Americano de Vancouver.
Definida a programação da 2ª Feira Literária
LITERATURA
Programação: dias 04, 05, 06 e 07 de setembro/2015///
Mesa 1° dia:
Avanço das propostas de “Cambuquira e região, como Polo Turístico Cultural”, levantadas na I Feira Literária.
Participantes: Antonio Almeida, Flávia Borges, Gustavo Valin, Thais Lemes, F. Marcelo Lemos, Paulo Cesar de Barros, Luiz Gonzaga Teixeira, Ananda Guimarães.
Mediadora Judith Souza.//
Mesa 2° dia:
Consciência Ecológica e premiação do concurso de poesias e contos, sobre Meio Ambiente. Participantes: Celso Simões, Magali Oliveira, Mariza, Ana Paula Lemes, Artur Queirós de Souza, Simone Carneiro Morais Souza.//
Mediadora: Rosangela Zampero.
Mesa 3º dia:
Imprensa, Literatura e Cultura – Alguns momentos de Cambuquira e região.
Participantes: Sylvio Brito, Luiz Antônio Maria, Vanessa Manes, Flávio Ortiz, Margarida Marques de Carvalho, Márcia Lemes.
Mediadora: Maria Cecilia Santos Carvalho.//
Mesa 4º dia:
Falando sobre os homenageados.
Homenageados: Maria Laura Hermida Sales - José Argemiro Correia - Jorge Beltrão - João Silva
Participantes: Rafaela Antierio, Cristina Antierio, Maria Antonia Vilhena, Isa Beltrão, Meimei Correia, João Signorelli.
Mediadora: Suely Vilhena.//
Atividades culturais e artísticas, ainda em elaboração. Já confirmados: Banda Mr Bonny, Banda Le Cambada e Tema Trio e Wander. Peça teatral "O Quarto Escuro" com o Grupo Le Mins e Vós.
Desafios da tecnologia na educação são mostrados em documentário
EDUCAÇÃO
O cenário atual de transição que vive a educação com a chegada da tecnologia, inspirou a consultoria de engajamento Santo Casos a investigar quais os desafios enfrentados nessa etapa de mudanças, o que resultou no documentário "Do giz ao tablet".
Para o documentário foram ouvidos especialistas, pais, diretores, gestores e professores, além do mapeamento de oito escolas no Estado de São Paulo entre públicas e privadas. O que mais chamou a atenção na fala dos participantes foi que nenhum deles está satisfeito com o processo de aprendizagem que vivemos hoje e enfrentam resistência de todos os lados.
segunda-feira, 9 de março de 2015
MARÇO É MÊS DE MOSTRA DE CURTAS!
CINEMA
Athos, de Sério Moriconi. Athos Bulcão trabalha e conversa em seu atelier enquanto pixadores, rapeleiros, fetichistas e falsos arqueólogos descortinam a presença de sua arte em Brasília. 20 minutos. Ano de produção: 1998//
Caçadores de pererecas, de Antonio Almeida. Em um bar, entre todas as conversas, cervejas e mulheres, dois amigos e uma ideia: caçar pererecas. 10 minutos. Ano de produção: 2014//
Andarilhas, de Gustavo Freitas. A mobilidade urbana sobre a perspectiva das drag queens. 15 minutos. Ano de produção: 2014//
Jogos indígenas, de Thiago Frade e Alexandre Magno. O filme não é apenas uma visão sobre a prática esportiva, mas retrata a diversidade dos povos indígenas, a força de suas culturas, costumes, línguas, pinturas e a emoção de ver e participar desse encontro em um mergulho cultural e antropológico. 24 minutos. Ano de produção: 2014//
O projeto Mostra de Curtas, foi criado em 2012 pela atriz brasiliense Wol Nunnes, e é realizado em parceria com o Brasília Shopping. Nos três anos de existência, mais de 450 filmes foram exibidos na Mostra.
É Daí pra Pió!
ESPETÁCULO
Monólogo cômico, com uma hora e dez minutos de duração, é o fruto lúdico de uma pesquisa que vem valorizar a diversidade cultural das cidades do interior e do homem do campo.
Inspirado na literatura de cordel e poetas analfabetos, o autor e ator da peça, Ronildo Prudente, interpreta o matuto Chico Cica, que com seu dialeto peculiar, conta anedotas matutas e causos inusitados, porém, verossímeis, o que leva o público a identificar-se com as situações.
A peça tem grande interatividade com a plateia e remete às diversas expressões culturais como o cordel, cantoria, embolada, trava-línguas, parlendas e poemas matutos.
O espetáculo estreou em 28 de junho de 2008 e já foi apresentado em várias cidades do interior e na capital de Minas Gerais. Cumpre o importante papel de estimular ludicamente o interesse por essa rica expressão cultural, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, o que vem fortalecer o elo entre educação e cultura.
Em 2010, o espetáculo foi premiado pelo CENA MINAS – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas. Ingressos à venda no Relíquia Mineira!
Um pouco pro “santo” Bukowski
Hollywood está para Bukowski como Nova York está para Woody Allen: a cidade é sua personagem, seu ponto de partida, o cenário de tantas histórias. Na verdade, Los Angeles foi e continua sendo a casa do velho Buk. Onde se pode visitar seu túmulo, o número 875 da seção “Ocean View” do Green Hills Memorial Park em Rancho Palos Verdes, perto de onde ele viveu com sua esposa, Linda, de 1978 até o dia em que morreu, em 9 de março de 1994, vítima de leucemia. Sua lápide traz um desenho simples de um boxeador junto ao epitáfio “Don´t try” (“Não tente”). Basta perguntar a um funcionário do cemitério e os visitantes são conduzidos ao lugar de descanso de Hank. Segundo consta, é comum os fãs chegarem com uma garrafa de cerveja e derramarem o “líquido sagrado” junto ao túmulo numa demonstração de afeto. “Um pouco pro santo”, como se diz. Só que neste caso, nem tão santo assim…
Fonte: LPMEditores
domingo, 8 de março de 2015
Pré lançamento da Segunda Feira Literária
CULTURA
A Feira de Kambuca hoje viveu um dia especial, ao som do Tema Trio, barracas de petiscos variados, público bastante animado, homenagens ao Dia Internacional da Mulher foi lançada a pedra fundamental da II Feira Literária de Cambuquira que será realizada em setembro.
sábado, 7 de março de 2015
A saída é pela esquerda
POLÍTICA
A convocatória do ato para o dia 15 de março, propondo impeachment da atual presidente, faz parte de uma estratégia conservadora, desprezível. Não concordo com os setores sociais que querem aprofundar ainda mais as medidas de austeridade e querem privatizar o que ainda resta de bens públicos.
O lugar do povo brasileiro não é nem reforçando as forças conservadoras, nem tampouco apoiando o governo atual e suas medidas. É ocupando as ruas para exigir o fim do pacote de austeridade, o fim dos reajustes das tarifas públicas e dos combustíveis, o arquivamento dos projetos que representam retrocesso de direitos e a punição de todos os envolvidos nos escândalos de corrupção da Petrobrás, tanto do período FHC quanto Lula e Dilma.
Tenho convicção que a postura dos movimentos sociais, do parlamento e da sociedade civil em geral, deva ser a de defender uma plataforma de propostas emergenciais para enfrentar, pela esquerda, a profunda crise que o país atravessa.
Feira Literária
CULTURA
Amanhã, 8 de março, a partir das 14 horas na Feira de Cambuka, em frente ao Parque das Águas, pré lançamento da Feira Literária 2015. Tema principal: Planeta Sustentável: Literatura, Arte, Meio Ambiente.
Compareçam!
O quarto escuro
TEATRO
Hoje, Flávia Borges, Karine Rodrigues e Kelvin Cesar apresentam no Gran Circo Malconi a encenaçao poética musical "O Quarto Escuro".
"Uma garota e suas transições,dentro do teu quarto escuro.
Estreia do grupo Le Mins e "Vós"
O circo Malconi está instalado no antigo campo da Figueira e o espetáculo começa as 20:30.
sexta-feira, 6 de março de 2015
Circuito Inffinito de Festivais recebe inscrições
CINEMA/FESTIVAL
Estão abertas as inscrições para a edição de 2015 do Circuito Inffinito de Festivais. O circuito, que tem como objetivo promover e difundir a produção cultural brasileira, realiza, há 19 anos, festivais em diversas cidades do mundo, como Montevidéu, Buenos Aires, Nova York, Miami, Bogotá, Lima e Londres. As inscrições vão até 20 de março.
As inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma Festhome. Podem concorrer curtas (de até 15 minutos) e longas-metragens (com mais de 70 minutos) finalizados entre o 2º semestre de 2014 e o 1º de 2015, legendados em inglês e espanhol e que sejam inéditos nas localidades em que o circuito atua. É necessário que o realizador seja brasileiro ou radicado no país há mais de três anos.
Entre as datas já confirmadas pelo Inffinito estão o 6º Cine Fest Montedivéu (21 a 29 de abril), o 8º Cine Fest Brasil Canudos (4 a 24 de maio), o 6º Cine Fest Buenos Aires (18 a 24 de junho), o 13º Brazilian Film Festival de Nova Iorque (15 a 22 de agosto), o 19º Brazilian Film Festival de Miami (12 a 19 de setembro), o 2º Cine Fest Brasil Bogotá (em outubro), o 7º Brazilian Film Festival de Londres (em novembro), e o 1º Cine Fest Brasil Lima (em novembro).
Além dos 49 festivais já realizados, o Circuito promove oficinas de cinema e entretenimento, ações de responsabilidade sócio-cultural e exibições de filmes com os projetos Cinema da Gente, ECOCINE-LAMSA e B-A-BÁ do cinema nacional. Para mais informações sobre o Circuito Inffinito de Festivais, acesse o site oficial do evento.
Mostra Brésil en Mouvements, em Paris, recebe inscrições
DOCUMENTÁRIO/MOSTRA
Estão abertas, até 24 de abril, as inscrições para a 11ª edição da mostra Brésil en Mouvements. Realizado em Paris, o evento de filmes documentais terá sua edição deste ano entre os dias 14 e 18 de outubro. As inscrições são gratuitas.
Para inscrever seus documentários, os realizadores devem preencher um formulário de inscrição, a ser enviado para a organização da mostra por e-mail. Também é necessário o envio, por meio postal, de uma cópia em DVD do filme, preferencialmente legendada. Apesar de não especificar uma data de produção limite, a curadoria do evento busca filmes recentes.
Clique AQUI para inscrever seu documentário.
quinta-feira, 5 de março de 2015
quarta-feira, 4 de março de 2015
Exposição sobre vida e obra de Augusto Boal está em cartaz até 16 de março, no CCBB/Rio de Janeiro
EXPOSIÇÃO/HOMENAGEM/TEATRO
Até o próximo dia 16 de março, 343 imagens e vídeos sobre a vida e obra de Augusto Boal podem ser vistas na exposição que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. O tratamento de conservação e digitalização foi realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, a pedido de Cecília Boal, presidente da instituição, especialmente para esta mostra. Nela, o público pode conhecer um pouco mais da história de Boal, diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, em seis décadas – da ditadura ao processo de redemocratização do país. Augusto Boal foi o principal nome do Teatro de Arena e fundador do Teatro do Oprimido. A curadoria é do cenógrafo Hélio Eichbauer.
Fonte: Funarte
terça-feira, 3 de março de 2015
2015 - Ano Internacional da Luz
EVENTO
Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial.
Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.
Juntamente com a UNESCO, um grande número de organismos científicos participará dessa iniciativa, que, em 2015, vai reunir diversas partes interessadas, inclusive sociedades e associações científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado.
“Um Ano Internacional da Luz é uma grande oportunidade para garantir que gestores de políticas internacionais e partes interessadas se conscientizem sobre o potencial de solução de problemas que a tecnologia óptica apresenta. Nós temos agora uma oportunidade única para promover essa conscientização em âmbito mundial” (John Dudley, presidente do Comitê de Promoção do IYL 2015).
Festival Internacional de Cinema Lima Independente, no Peru, recebe inscrições
CINEMA
A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema Lima Independente, que acontece no Peru entre os dias 18 e 27 de junho, têm inscrições abertas até 31 de março. O evento, voltado para o desenvolvimento e crescimento da indústria cinematográfica , realiza seminários e atividades gratuitas a fim de difundir um maior acesso à cultura internacional, com a exibição de filmes pouco convencionais.
Em sua última edição, o Lima Independente exibiu "As canções", "Edifício Master" e "Jogo de cena", em homenagem ao cineasta brasileiro Eduardo Coutinho.
Maiores informações clicando aqui.
segunda-feira, 2 de março de 2015
Inscrições para a Rainha Expocafé 2015 são prorrogadas para o dia 15
EVENTO
Foram prorrogadas até o dia 15 de março as inscrições para as candidatas que quiserem concorrer ao título de Rainha da Expocafé 2015. Até o momento, 14 candidatas estão confirmadas e há seis vagas abertas.
Segundo a organização do evento, que acontece nos dias 28 e 29 de maio em Três Pontas (MG), representantes de estados como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e Minas Gerais já garantiram presença.
Ainda segundo a organização, cabe à Rainha e às Princesas o papel de representar a beleza feminina do meio rural e das produções agrícolas. Além de recepcionar os visitantes da Expocafé e seus expositores, a vencedora ainda receberá como prêmio uma TV Led 42 polegadas e mais R$ 2 mil em dinheiro. Já as princesas ganharão câmeras digitais.
Inscrições e informações clicando aqui.
Fonte: G1 Sul de Minas
Assinar:
Postagens (Atom)