terça-feira, 30 de setembro de 2014
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Meu voto no próximo domingo.
Votarei em Luciana Genro por que é a única candidata a defender com firmeza e coragem as bandeiras que são levantadas pelos movimentos sociais e o povo brasileiro. Serviços públicos de mais qualidade e universais, mais participação popular e democrática, respeito às minorias e combate às injustiças sociais decorrentes de uma estrutura tributária perversa. Sua campanha não é financiada pelas grandes empreiteiras,grandes corporações financeiras ou industriais. Ficha limpa e não tem rabo preso.
domingo, 28 de setembro de 2014
MOSCA 9 Programação
Dia 8 de outubro, as 19h30 acontecerá a abertura do MOSCA9 apresentando MOSTRA BRASIL | Sessão Cambuquira com os filmes
TARDES DE 72 – O RECITAL, Rodrigo Lemes, FIC/EXP, MG, 2014, 27’///
O lapso momentâneo e instantâneo entre a novidade e a antiguidade musical.///
AMOR COM PROPRIEDADE, Alexandre Felix de Carvalho, DOC, MG, 2014, 19’08"///
O documentário narra a história de superação de seis mulheres com diferentes trajetórias de vida.///
CAÇADORES DE PERERECAS, Antonio Almeida, FIC, MG, 2014, 10’///
Um bar, entre todas as conversas, cervejas e mulheres, dois amigos e uma ideia: caçar pererecas.///
NO CAMINHO DOS PÉS, Stefania Vasconcellos, FIC, RJ, 2014, 14’27"///
O curta conta a história de José, um homem que, como muitos, acaba se deixando levar pelas armadilhas sociais que estão tão presentes em nossa sociedade.///
SAGACIDADE, Cauê Araujo Castro, FIC/EXP, MG, 2014, 5’30"///
Um garoto explora o mundo usando como base o esporte.///
OLD SCHOOL BIKE, Raoni A. Castro, FIC, MG, 2013, 23’///
Paulinho é um garoto que estuda na cidade, mas mora na zona rural. Um dia, na volta para casa, ele encontra uma antiga bicicleta enterrada. Com a bicicleta em mãos e o trabalho a fazer na fazenda em que mora, ele precisa se dedicar mais para montar sua bicicleta.///
A programação completa você vê clicando aqui.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Oficinas do MOSCA 9 inscrições abertas a partir de hoje.
Este ano terá INTERPRETAÇÃO; Realização Audiovisual na oficina LUGARES DE MEMÓRIA; comunicação e produção em EU COM O MUNDO: MÍDIAS DIGITAIS E EMPODERAMENTO SOCIAL; e para crianças (de 7 a 70 anos) ANIMAÇÃO PIXILATION, um novo módulo pra quem já fez stop motion no ano passado, ou pra quem quer começar a animar.///
As inscrições são gratuitas! Mas as vagas são limitadas.///
COMO SE INSCREVER: Você pode fazer a inscrição pessoalmente no Espaço Cultural Sinhá Prado (Av. Virgílio de Melo Franco, 481 – Cambuquira) ou por email.
1. No Espaço Cultural em algum desses horários de atendimento: (sex, 26/9) das 14h00 às 17h00 / (sáb, 27/9) das 11h00 às 14h00 / (seg, 29/9) das 11h00 às 14h00 | 1500h às 17h00
2. Pelo email: espacoculturalsinhaprado@gmail.com Envie-nos um email com o título da oficina no assunto do email e seus dados completos: nome completo, idade, telefone, endereço completo.///
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Portanto, não perca tempo! Serão considerados emails recebidos apenas partir sexta, 26/9 às 14h00. Todas as oficinas são gratuitas.///
INTERPRETAÇÃO
Ministrada por Diogo Mattos
///
Aulas práticas que visam estimular a imaginação, sensibilização e percepção quanto a si mesmo e as arte de atuar. Contará com gravação de cenas para um falso documentário (Mockumentary).///
Idade Mínima: 14 anos | Número de vagas: 30 | Local: Salão do Cassino | Carga horária: 9 horas
Horários:///
Quinta, 09/10: 14h às 17h
///
Sexta, 10/10: 14h às 17h
///
Sábado, 11/10: 10h às 13h
///
Diogo Mattos é graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Ator formado pelo Studio Beto Silveira já acompanha as atividades da escola há 10 anos onde ministra aulas para Oficina Infantil e o Curso Profissionalizante. Dirigiu curtas metragens (Meu Amigo Girassol, Liberdade Futebol Clube), peças de teatro (Lucas e o Grande Teatrologista, Ploc – A borboleta mais linda que já vi, Quando (H)ouve, Bang Bang Você Morreu). Preparou o elenco infantil do filme “Os Amigos” de Lina Chamie (2014).
///
LUGARES DE MEMÓRIA
Ministrada por André Bomfim e Tereza Ruiz
///
Oficina teórica e prática de realização audiovisual a partir de memórias e histórias pessoais relacionadas a um lugar. Os alunos terão a oportunidade de conhecer filmes e vídeos com viés autobiográfico e realizarão um curta-metragem passando pelas seguintes etapas: argumento, roteiro, planejamento e gravação. Todos os participantes devem trazer um objeto pessoal de livre escolha e fotografias de pessoas e lugares com os quais tenham uma ligação afetiva. Sugerimos que aqueles que possuam celulares e câmeras digitais tragam seus aparelhos.///
Idade Mínima: 15 anos | Número de vagas: 15 | Local: Espaço Cultural Sinhá Prado | Carga horária: 20 horas
Horários:///
Quinta, 09/10: 9h30 às 12h30 e 14h às 18h
///
Sexta, 10/10: 9h30 às 12h30 e 14h às 18h
///
Sábado, 11/10: 9h30 às 12h30 e 14h às 17h
///
André Bomfim é formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Dirigiu o documentário em média-metragem “As Incríveis histórias de um navio fantasma” para o canal ESPN e o programa “O Papel da Vida” para o Canal Brasil. Montou o curta-metragem de ficção “Os Irmãos Mai” de Thais Fujinaga e o longa-metragem documental “Consideração do Poema” de Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz e Flávio Moura. É sócio da Mira Filmes, onde trabalha como diretor e montador.
///
Tereza Ruiz é formada em Audiovisual e Letras pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como produtora em programas televisivos da TVCultura e em produções cinematográficas de curta-metragem, e como pesquisadora nos documentários “Em Trânsito” de Henri Gervaiseau e “O Bom Retiro é o mundo” de André Klotzel. Foi proponente e professora em oficinas de produção audiovisual na Escola de Aplicação da USP e no Circo Escola São Remo. Atua como pesquisadora e educadora em projetos de memória e história de vida do Museu da Pessoa.
///
EU COM O MUNDO: MÍDIAS DIGITAIS E EMPODERAMENTO SOCIAL
Ministrada por Alexandre Félix e Pâmella Albuquerque
///
Oficina prática e teórica sobre atuação social a partir de mídias digitais. A oficina mostra aos participantes como é possível colaborar com a valorização e comunicação da sua cidade produzindo um documentário utilizando apenas um celular e um programa de edição gratuito.
///
Os participantes irão produzir um documentário utilizando um celular e um programa de edição livre. Serão expostos exemplos de filmes produzidos através de celulares, e alguns movimentos sociais no Brasil e no mundo que tiverem a participação direta do uso de vídeos feitos a partir de um celular. A oficina mostra aos participantes como usar as novas mídias para colaborar com a valorização e comunicação da sua cidade. O foco da oficina está no processo de produção do documentário e sua capacidade de interação entre pessoas e iniciativas sociais.
///
Idade Mínima: 15 anos | Número de vagas: 10 | Local: Espaço Cultural Sinhá Prado | Carga horária: 18 horas
Horários:///
Quinta, 09/10: 9h às 12h e 14h às 18h
///
Sexta, 10/10: 9h às 12h e 14h às 18h
///
Sábado, 11/10: 9h às 13h
///
Alexandre Félix é formado em Comunicação Social, Faculdade Estácio de Juiz de Fora – 2010. Diretor/Produtor Audiovisual na Escadas Produções. Diretor dos curtas “Na Companhia de Caronte”, “Em uma tarde de Abril em Cambuquira”, “Chão e Fé” e “Escadaria”, todos premiados em edições anteriores da MOSCA.
///
Pâmella Albuquerque é pós-graduada em Comunicação Social pela UFJF. Ministra oficinas com os temas mídias digitais e cultura colaborativa.
///
OFICINA DE ANIMAÇÃO | PIXILATION
Ministrada por Michel Geraissate e Natalia Vaz
///
Oficina prática de introdução ao Pixilation (técnica de animação quadro a quadro) para crianças e adolescentes. Através de fotografias, os participantes criarão histórias animadas, onde eles mesmos serão os protagonistas de seus filmes.
///
Várias turmas de até 10 participantes cada | Idade mínima: 7 anos | Local: Espaço Cultural Sinhá Prado | Carga horária: 2h
Horários:///
Sexta, 10/10 – TURMA1: 10h às 12h | TURMA 2: 14h às 16h | TURMA 3: 16h às 18h
///
Sábado, 11/10 – TURMA 4: 10h às 12h | TURMA 5: 14h às 16h | TURMA 6: 16h às 18h
///
Michel Geraissate é formado em Comunicação Social e estudante de Letras, mescla o trabalho de redator e roteirista nos canais FOX com oficinas de animação ministradas em escolas, unidades do Sesc-SP e espaços que atendem crianças e adolescentes.
///
Natalia Vaz é cenógrafa, bonequeira, diretora de arte e animadora, tendo realizado trabalhos para peças de teatro, cinema, televisão, vídeos para a internet e campanhas publicitárias (portfolio).
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Arthur Moreira Lima em Três Corações
Como parte dos festejos alusivos aos 130 anos da cidade, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura oferecem aos tricordianos, na noite de 28 de setembro, às 20 horas, na Praça Odilon Rezende Andrade, o projeto “Um Piano pela Estrada”, com a apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, um dos maiores concertistas brasileiros, cujo nome é destaque no cenário internacional.
O repertório reúne o melhor da música clássica e popular, trafegando por nomes como Bach, Beethoven, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Astor Piazolla, entre outros. O evento tem o patrocínio da Petrobras, Correios e Caixa Econômica Federal e seu objetivo é levar a música erudita e a música brasileira ao alcance de todos, promovendo a inclusão social e musical.
Para nossa tristeza em Cambuquira teremos Katinguelê (é assims que se escreve?) em novembro.
Estadual Sub18 Feminino de Volei começou nesta quarta (24) em Cambuquira
Fotos: Antonio Almeida
Começou ontem, quarta-feira (24.09) no Ginásio Poliesportivo a edição 2014 do Campeonato Estadual Sub18 Feminino. A competição reunirá 10 equipes entre 24 e 28 de setembro.
Modo de disputa/////////////////////////
As 10 equipes foram divididas em dois grupos com cinco equipes cada. Na fase de classificação, elas enfrentam em turno único os integrantes do grupo oposto, totalizando cinco jogos por agremiação. Na fase seguinte, no sábado (27), as quatro equipes melhores classificadas enfrentam-se na semifinal (1º x 4º, 2º x 3º). No mesmo dia, serão definidas da quinta à décima colocações. A final e a disputa pelo terceiro lugar serão realizadas no domingo (28).///////////////////////////
Grupo A: Dentil/Praia Clube, Olympico Club, SESI Patos de Minas, CRES Varginha e SESI Juiz de Fora.//////////////////
Grupo B: Minas Tênis Clube, Mackenzie EC, Prefeitura de Betim, Sport Juiz de Fora e CEV Brasil.
domingo, 21 de setembro de 2014
Rosa de Pedra e Feijão Coletivo um show imperdível no Rio de Janeiro
Atenção Rio de Janeiro: Quarta-feira (24/9) a partir das 20h, dentro do projeto "Uma Odisséia para todos" o Teatro Odisséia receberá uma mistura de ritmos da cultura popular com o rock, dub e drum'n’bass, executadas pelo grupo Rosa de Pedra (RN), que faz música autoral com sotaque nordestino, unindo sonoridades do tradicional com o contemporâneo-urbano e abrindo a noite o grupo Feijão Coletivo apresenta os ingredientes composto de muito samba, afrobeat, afoxé, reggae, dub, salsa e muito mais.
O Teatro Odisséia fica na Avenida Mem de Sá, 66, na Lapa.
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
No Caminho dos Pés em festival norte-americano
O Filme "No caminho dos pés" ( The way) foi selecionado agora para o GOIAF (Golden Orchid International Animation Festival) Pennsylvania, USA . É um festival de Animação que tem uma sessão para curtas e longas de ficção.
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
No Caminho dos Pés e Caçadores de Pererecas selecionados para a MOSCA 9
Os curtas selecionados para a MOSTRA BRASIL concorrem ao prêmio de “Melhor Curta da MOSCA pelo Júri Popular”. Os 3 primeiros colocados receberão prêmios de instituições parceiras da mostra. Nossos dois filmes, "No Caminho dos Pés", dirigido por Stefania Vasconcellos e "Caçadores de Pererecas", com minha direção estão selecionados.
Veja a lista completa clicando aqui.
domingo, 7 de setembro de 2014
"No Caminho dos Pés" emplaca mais um festival internacional.
Mais um festival seleciona o filme "No Caminho dos Pés", desta vez foi o Festival de Cine e Infancia y Adolescencia de Bogotá. O curta metragem, filmado em Cambuquira, foi dirigido por Stefânia Vasconcellos e contou com os atores cambuquirenses Antonio Almeida e Marcelo Britto, além da equipe da Escadas Produções e da Primórdio Estúdios.
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Instituto Federal do Sul de Minas abre concurso para professores
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), está com as inscrições abertas para o concurso público de provas e títulos destinados a professores de ensino básico, técnico e tecnológico. São 13 vagas para os campi de Passos, Pouso Alegre, Três Corações e Carmo de Minas.
Para o campus de Passos, são três vagas disponíveis para professores de administração I, e moda I e II. Já para a cidade de Pouso Alegre, as vagas são para professores de engenharia química I, II, III e IV e professor de português/espanhol.
As outras vagas são para os campi avançados de Carmo de Minas e Três Corações, com vagas para professores de administração II, III e IV e professores de engenharia mecânica I e II.
O concurso será dividido em três etapas: Prova escrita, que será aplicada no dia 19 de outubro na cidade de Pouso Alegre; Prova prática de desempenho didático, cuja data será divulgada pelo endereço eletrônico a partir do dia 11 de novembro, e prova de títulos que também terá datas e horários divulgados posteriormente pelo site da instituição.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro pelo endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br. Os salários variam de R$ 3.804,29 a R$ 8.344,64 para 40 horas semanais de trabalho. A taxa de inscrição é de R$100,00.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Livros para a Biblioteca Cid Ney Villar.
Foto: Olga Nunes
Aproveitando o espaço literário da Feira de Cambuka fiz entrega a Maria Cecília Santos Carvalho de meus três livros para o acervo da Biblioteca Comunitária Cid Ney Villar.
Constituinte exclusiva
Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?
Todos os brasileiros e brasileiras têm direito a um sistema político que lhes garanta representação e participação e que assegure, de fato, que demandas, desejos e problemas sejam tratados conforme as reais vontade e necessidade da maioria. Hoje, não é assim. Por isso, os movimentos sociais buscam apoio sobre a importância de uma reforma política no Brasil.
Uma mudança que avance além do sistema eleitoral e crie mecanismos para dar ao povo condições de influir efetivamente nas decisões do País. Para atingir esse objetivo, as entidades defendem o instrumento fundamental que assegure aos próprios cidadãos a possibilidade de convocar plebiscitos e referendos - algo que hoje somente o Congresso Nacional pode fazer.
A partir de um plebiscito popular, o povo dirá sim ou não a uma Constituinte Exclusiva e Soberana composta por cidadãos e cidadãs eleitos/as exclusivamente para mudar o sistema político, e não pelo Congresso Nacional.
Em setembro de 2013, a Plenária Nacional dos Movimentos Sociais aprovou a realização de um Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A Plenária também definiu que a pergunta será única: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”
Para votar clique aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)