terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Chefs mineiros mostram nossa cozinha no "Madri Fúsion"
Minas Gerais, com sua culinária simples e original, desembarcou em Madri esta semana com o desafio de conquistar a capital espanhola, além dos corações e mentes (e o paladar) dos mais renomados chefs de cozinha e especialistas da área que, até amanha, participam do XI Congresso Internacional Gastronomico Madrid Fusión, um dos mais importantes e respeitados eventos do setor no mundo. O estado foi escolhido para ser a grande estrela desta edição e, tomando por base o que se viu e se serviu, ontem, dia da abertura, não decepcionou. Escolhida para representar o Brasil fez bonito e contribuiu ainda para inaugurar uma nova fase neste que é considerado o “Oscar da gastronomia mundial” e que desde o seu início, há 11 anos, nunca havia homenageado um ente subnacional, somente países, como México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Singapura.
Quinze chefs mineiros participam como convidados dos organizadores do Madrid Fusión, cabendo a eles, apresentar ao mundo os muitos sabores de Minas. Os responsáveis por esse trabalho de divulgação do melhor de Minas e do Brasil são: Beth Beltrão (Virada’s do Largo); Edson Puiati (Senac Minas); Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica); Eduardo Maia (Festival Comida di Buteco); Felipe Rameh (Restaurante Trindade); Frederico Trindade (Restaurante Trindade); Guilherme Melo (Restaurante Hermengarda); Ivo Faria (Restaurante Vecchio Sogno); Leonardo Paixão (Taste-Vin); Dona Lucinha (Restaurante Dona Lucinha); Dona Nelsa (Restaurante Xapuri); Pablo Oazen (Assunta); Paula Cardoso (Albanos); Rafael Cardoso (Restaurante Atlântico) e Rodrigo Fonseca (Taste-Vin). Além dos mineiros, Alex Atala, o mais renomado chef brasileiro e considerado o quarto melhor do mundo, participa do festival, como convidado e palestrante.
O governador Anastasia em entrevista ao jornal Hoje em Dia afirmou " Eu me lembro que no almoço que oferecemos à direção do Madrid Fusión, em Belo Horizonte, os diretores ficaram muito impressionados com a qualidade, especialmente com a água mineral Cambuquira, que no passado foi considerada como uma das melhores águas do mundo. Então, tudo isso fez esse ambiente favorável, foram feitos convites aos chefs e foi feito todo esse nosso esforço com as entidades empresariais e aqui estamos com muito orgulho representando o Brasil e mais do que isso mostrando que a gastronomia mineira é uma gastronomia internacional".