sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Festival do Polvilho reúne 300 pratos inscritos em Conceição dos Ouros
Polvilho e mandioca. Estes são os ingredientes do Festival do Polvilho em Conceição dos Ouros (MG) que já tem mais de 300 pratos inscritos nesta edição.
O município, com pouco mais de 10 mil habitantes é um dos maiores produtores de mandioca do Sul de Minas, com 20 fábricas e mais de 250 famílias envolvidas no processo, que vai desde a lavoura até o beneficiamento da mandioca.
A dona de casa Joana Costa é especialista em pratos com mandioca, como a lasanha, que não tem molho e nem presunto, é feita à base de tapioca, recheada com carne seca. O prato diferente leva ainda purê de batata e segundo Joana, muito capricho. “Gosto de caprichar, de fazer com carinho para concorrer”, diz.
Além de Joana, mais de 300 pessoas também concorrem ao festival, com pratos salgados, sobremesas e várias outras opções.
Para Aloísia Rodrigues Harida, da comissão organizadora, a festa representa a cultura da cidade. “Não é apenas uma festa de entretenimento. É também uma expressão social”, pontua.
Já para os jurados fica a difícil missão de avaliar as receitas. A jurada Girlene Pícoli explica o que é avaliado.
“Em primeiro lugar, avaliamos a apresentação do prato que o candidato faz, sem seguida, a criatividade na hora de preparar e servir este prato e por último o sabor característico do que foi feito”, informa.
Tantos requisitos deixam a vitória ainda mais saborosa. Em 2011, a professora Maria Beatriz, que mora na cidade vizinha de Paraisópolis (MG) ficou em 1º lugar com a receita que é uma espécie de biscoito com massa de mandioca, feito também com margarina, leite em pó e açúcar, que chama atenção pela peça de artesanato montada com a mistura culinária. O biscoito ganha o formato de um passarinho. “Fiquei muito surpresa com a vitória e por isso não pude deixar de participar neste ano”, conta.
Programação cultural
Atividades culturais também marcam a festa em Conceição dos Ouros (MG), com shows e apresentações artísticas.
Confira a programação dos shows
Leonardo
Quando: Sexta-feira (3) a partir das 21h
Onde: Praça José Maria de Souza - Conceição dos Ouros
Bruno e Marrone
Quando: sábado (4) - a partir das 21h
Onde: Praça José Maria de Souza - Conceição dos Ouros
Oba Oba Samba House
Quando: domingo (5) - a partir das 21h
Onde: Praça José Maria de Souza - Conceição dos Ouros
Em Cambuquira não fixaremos para trás, devemos ter pagode no CTC.