sexta-feira, 30 de março de 2012

Volei; Cambuquira campeã

Foto: Facebook

Cambuquira mais uma vez mostra sua força no volei femninino, sendo vencedora em Olímpio Noronha da 4ª Olimpíada Noroenhense.

Parabéns as meninas e ao cooodernador técnico Murtieri Salles.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Tumor cancerígeno em Lula desapareceu.


O Hospital Sírio-Libanês informou nesta quarta-feira (28) (veja nota ao final deste texto) que os exames realizados por Lula mostram "ausência de tumor visível". O ex-presidente teve câncer de laringe diagnosticado em outubro do ano passado.

A partir de maio, o ex-presidente se submeterá a avaliações trimestrais. Os médicos dizem que ainda não se pode falar em cura - isso só será possível após cinco anos de resultados negativos dos exames. O ex-presidente fez tratamento durante cinco meses, que consistiu em três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia.

Conforme nota do hospital, foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que revelaram "apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia". O ex-presidente seguirá, segundo o hospital, com sessões de fonoaudiologia.

Veja a íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital:
"BOLETIM MÉDICO
28/03/2012
11h50


O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã de hoje (28/03), para realização de exames e avaliação dos resultados do tratamento ao qual foi submetido.

Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado.

O ex-presidente continua realizando sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas.

A equipe médica que o assiste é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Paulo Hoff, João Luís Fernandes da Silva, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico"

Morre Millôr Fernandes


Millôr Fernandes morreu aos 87 anos de falência múltipla dos órgãos na noite da última terça-feira (27), segundo informou o Cemitério Memorial do Carmo, no bairro do Caju, Rio de Janeiro. Millôr Fernandes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 1923, contudo foi registrado em 27 de maio de 1924. Por isso, em diversos lugares, o ano de nascimento aparece como 1924.

Millôr Fernandes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 1923, contudo foi registrado em 27 de maio de 1924. Por isso, em diversos lugares, o ano de nascimento aparece como 1924. Perdeu o pai dois anos após seu nascimento e a mãe cerca de seis anos depois. "Tive a sensação da injustiça da vida e concluí que Deus em absoluto não existia", escreveu sobre a infância na capital carioca.

Em 1938, deu início a sua carreira de jornalista, como repaginador da revista O Cruzeiro. No mesmo ano, escreveu o conto A Cigarra, ganhou um concurso da revista e foi promovido para o arquivo. Mais tarde, assinava a coluna Poste Escrito, sob o pseudônimo de Vão Gogo. Dirigiu também a revista em quadrinhos O Guri e Detetive, de contos policiais.

Em 1940, começou a colaborar com com seção As garotas do Alceu, como colorista. Em 1942, fez sua primeira tradução literária, do romance A estirpe do dragão, da americana Pearl S.Buck. Em 1946, lançou Eva sem costela - Um livro em defesa do homem, sob o pseudônimo de Adão Júnior. No nao seguinte, sua participação na revista O Cruzeiro já atingia a marca de dez seções por semana. Em alta, encontrou-se com Walt Disney, Vinicius de Moraes, César Lates e Carmen Miranda nos Estados Unidos, em 1948.

No ano seguinte, assinou seu primeiro roteiro para o cinema, com Modelo 19, filme que ganhou cinco prêmios Governador do Estado de São Paulo, entre eles Melhores diálogos para Millôr. Em 1951, lançou a revista Voga, que não fez sucesso. Em 1955, dividiu com o desenhista americano Saul Steinberg o primeiro lugar da Exposição Internacional do Museu da Caricatura de Buenos Aires, na Argentina. Nesse ano escreveu as peças Bonito como um Deus, Um elefante no caos, que lhe rendeu um prêmio de Melhor Autor pela Comissão Municipal de Teatro, e Pigmaleoa.

Em 1962, na edição de 10 de março de O Cruzeiro, passou a assinar como Millôr. Em 1969, foi um dos fundadores do jornal O Pasquim. Um ano depois, deixa a revista e começa a trabalhar no jornal Correio da Manhã. Em 1974, lançou a revista Pif-Paf, que fechou em seu oitavo número, por problemas financeiros. No ano seguinte, escreveu para Fernanda Montenegro a peça É..., que se tornou o seu grande sucesso teatral.

Em 1996, passou a colaborar com os jornais O Dia, O Estado de São Paulo e Correio Braziliense. Ao longo se sua carreira, escreveu mais de 30 livros em prosa, três de poesia, além de mais de quinze peças para teatro. Depois de colaborar com os principais jornais brasileiros, passou a escrever para a revista Veja em setembro de 2004. Ele deixou a revista em 2009.

PCdoB

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia do Circo


Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

COMO SURGIU O CIRCO
É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.
Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

NO PALCO DA HISTÓRIA
Por volta do ano 70 a.C, surgiu o Circo Máximo de Roma, que um incêndio destruiu totalmente, causando grande comoção. Tempos depois, no ano 40 a.C, construíram no mesmo lugar o Coliseu, com capacidade para 87 mil pessoas. No local, havia apresentações de engolidores de fogo, gladiadores e espécies exóticas de animais.
Com a perseguição aos seguidores de Cristo, entre os anos 54 e 68 d.C, esses lugares passaram a ser usados para demonstrações de força: os cristãos eram lançados aos leões, para serem devorados diante do público.

Os artistas procuraram, então, as praças, feiras ou entradas de igrejas para apresentarem às pessoas seus malabarismos e mágicas.
Ainda na Europa do século XVIII, grupos de saltimbancos se exibiam na França, Espanha, Inglaterra, mostrando suas habilidades em simulações de combates e na equitação.

O CIRCO MODERNO
A estrutura do circo como o conhecemos hoje teve sua origem em Londres, na Inglaterra. Trata-se do Astley's Amphitheatre, inaugurado em 1770, pelo oficial inglês da Cavalaria Britânica, Philip Astley.
O anfiteatro tinha um picadeiro com uma arquibancada próxima e sua atração principal era um espetáculo com cavalos. O oficial percebeu, no entanto, que só aquela atração de cunho militar não segurava o público e passou a incrementá-la com saltimbancos, equilibristas e palhaços.

O palhaço do lugar era um soldado, que entrava montado ao contrário e fazia mil peripécias. O sucesso foi tanto, que adaptaram novas situações.
Era o próprio oficial Astley quem apresentava o show, vindo daí a figura do mestre de cerimônias

QUANDO O CIRCO CHEGOU AO BRASIL
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.
Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

CIRCO CONTEMPORÂNEO
Circo contemporâneo é o que se aprende na escola. Fenômeno conseqüente das mudanças de valores na sociedade e suas novas necessidades. Grande parte dos profissionais do circo mandaram seus filhos para a universidade, fazendo com que as novas gerações da lona trabalhem mais na administração.
Em fins dos anos 70, começam a aparecer as primeiras escolas de circo, no mundo inteiro. Na França, a primeira a surgir foi a Escola Nacional de Circo Annie Fratellini, em 1979, com o apoio do governo francês.
No Canadá, artistas performáticos têm aulas com ginastas e, em 1981, é criada uma escola de circo para atender à necessidade desses novos acrobatas.
Interessante lembrarmos, no entanto, que essa importância que o circo assume no mundo capitalista já era cultivada na ex-URSS, desde a década de 20. Data de 1921 a criação de uma escola de circo na União Soviética, que coloca o circo no patamar de arte, com inovação dos temas e das formas de apresentação.

ESCOLAS E GRUPOS BRASILEIROS
No Brasil, a primeira escola de circo foi criada em São Paulo, em 1977, com o nome de Piolin (que é também o nome de um grande palhaço brasileiro). Funcionava no estádio do Pacaembu.
No Rio de Janeiro, surge em 1982 a Escola Nacional de Circo, abrindo oportunidades para jovens de todas as classes e vindos de diferentes regiões do país. Eles aprendem as novas técnicas circenses e, uma vez formados, montam seus próprios grupos ou vão trabalhar no exterior.
São muitos os grupos espalhados pelo Brasil afora. Citamos a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli e a Nau de Ícaros.

NOSSOS PALHAÇOS
Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" - ele mesmo se intitula assim - diz que os melhores palhaços que ele conheceu na vida foram Piolin, Arrelia e Chicarrão. Essa notoriedade de George Savalla Gomes, seu verdadeiro nome, se deve muito à TV. Comandou programas de televisão, gravou vários discos, e soube tirar dessa mídia o melhor proveito. A TV, para ele, não acabou nem vai acabar nunca com o circo. Segundo Carequinha, o circo é imortal.

"Sou contra circo que tem animais. Não gosto. O circo comum, sem animais, agrada muito mais."

Carequinha
Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922.
"O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer"
Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas

domingo, 25 de março de 2012

Polícia age para manter a ordem

Foto: Antonio Almeida

Este blog parabeniza a ação da Polícia Militar na madrugada de hoje,na Rua Direita, onde atuando com eficiência, multou e apreendeu veículos com documentação irregular e com o som acima dos limites normais.

Infelizmente após a retirada da viatura policial vários veículos com o som alto circularam pela avenida, especialmente um Gol prata, cuja placa não conseguimos anotar.

Coral e Orquestra em Brazópolis

Fotos: Antonio Almeida




Estive em Brazópolis na noite de ontem (24) assistindo na Igreja Matriz, apresentação dos Corais de Brazópolis e Poços de Caldas, juntamente com a Sinfônica de Poços de Caldas a um excelente concerto.

Bem que a Igreja de Cambuquira poderia ceder seu espaço para eventos deste naipe que engrandeceria a cultura cambuquirense tão ávida por espaço para apresentações dessa categoria.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre Chico Anysio



O Brasil fica um pouco mais sem humor.

Eleitores podem fazer denúncias sobre propagandas na internet


As propagandas eleitorais não podem ser feitas antes do dia 6 de julho deste ano. Somente após esta data é que os candidatos às eleições podem colar cartazes, distribuir santinhos, fazer pinturas em muros, carreatas e publicidade em carros de som. Os eleitores que souberem de irregularidades podem denunciar e o contato deve ser feito no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Através do sistema, o denunciante preenche um formulário que será direcionado à zona eleitoral onde ocorreu a irregularidade. Esta zona é responsável pela fiscalização. No momento do registro, o cidadão recebe um número com o qual pode consultar o andamento do processo. Constatada a irregularidade, o juiz da zona eleitoral pode determinar a retirada da propaganda.

É importante que o eleitor saiba que o sistema não aceita denúncias anônimas, mas os dados ficam restritos a Justiça Eleitoral. Além do formulário online, o cidadão também pode fazer a denúncia cartórios eleitorais ou no Ministério Público.

O site do TRE é o www.tre-mg.jus.br

Fonte: G1 Sul de Minas

quinta-feira, 22 de março de 2012

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

Somos todos iguais, diferente é o preconceito de alguns.

Formação do professor: Abertas inscrições para cursos presenciais de licenciatura


Professores em exercício na rede pública de educação básica podem fazer sua pré-inscrição para cursos de licenciatura presenciais até o dia 8 de abril. O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor Presencial) abriu inscrições nesta terça-feira, 20. Serão oferecidas 14.277 mil vagas para cursos que terão início no segundo semestre de 2012.

O Parfor Presencial é organizado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo é garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

São oferecidos cursos de primeira licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior; de segunda licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica, em área distinta da sua formação inicial, e formação pedagógica, para professores graduados, mas não licenciados.

Os professores devem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação docente, para obter mais informações.

As pré-inscrições deverão ser validadas, no período de 9 a 23 de abril, pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado. A seleção das instituições acontece entre 24 de abril e 8 de maio.

terça-feira, 20 de março de 2012

Borracheiro suspeito de incendiar "Chico Louco" se apresenta à polícia


O borracheiro suspeito de incendiar Francisco Carlos Lemes, o "Chico Louco", às margens da Rodovia Fernão Dias, em Três Corações, na semana passada, se apresentou à polícia na tarde desta terça-feira (20) após a Justiça emitir um mandado de prisão temporária. Segundo a Polícia Civil, o homem iria prestar depoimento e depois seria levado para o presídio da cidade.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dois pesos, duas medidas


Mulher é presa após tirar a roupa em show de Zezé e Luciano em Aracaju.

No BBB da rede Globo, tudo é permitido para milhões de telespectadores.

Polícia aguarda mandado para prender suspeito de matar Chico


Um borracheiro que aparece nas imagens do circuito de segurança de um posto de combustíveis comprando gasolina é o principal suspeito da morte de Francisco Carlos Lemes, o Chico Louco, que foi encontrado em chamas na noite de quinta-feira (15).

Segundo a Polícia Civil, o homem confessou o crime informalmente, mas alegou legítima defesa. A polícia agora aguarda um mandado da Justiça para prender o borracheiro.

Chico sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em 85% do corpo. O homem, que estava internado na UTI do Hospital São Sebastião, em Três Corações, no Sul de Minas, morreu na tarde de sábado (17) e foi enterrado neste domingo (18).

Desenvolvimento sustentável:crítica ao modelo padrão


Artigo de Leonardo Boff, publicado no site Amai-vos (http://amaivos.uol.com.br):

Os documentos oficiais da ONU e também o atual borrador para a Rio+20 encamparam o modelo padrão de desenvolvimento sustentável: deve ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. É o famoso tripé chamado de Triple Botton Line (a linha das três pilastras), criado em 1990 pelo britânico John Elkington, fundador da ONG SustainAbility. Esse modelo não resiste a uma crítica séria.

Desenvolvimento economicamente viável: Na linguagem política dos governos e das empresas, desenvolvimento equivale ao Produto Interno Bruto (PIB). Ai da empresa e do pais que não ostentem taxas positivas de crescimento anuais! Entram em crise ou em recessão com conseqüente diminuição do consumo e geração de desemprego: no mundo dos negócios, o negócio é ganhar dinheiro, com o menor investimento possível, com a máxima rentabilidade possível, com a concorrência mais forte possível e no menor tempo possível.

Quando falamos aqui de desenvolvimento não é qualquer um, mas o realmente existente que é aquele industrialista/capitalista/consumista. Este é antropocêntrico, contraditório e equivocado. Explico-me.
É antropocêntrico pois está centrado somente no ser humano, como se não existisse a comunidade de vida (flora e fauna e outros organismos vivos) que também precisa da biosfera e demanda igualmente sustentabilidade. É contraditório, pois, desenvolvimento e sustentabilidade obedecem a lógicas que se contrapõem. O desenvolvimento realmente existente é linear, crescente, explora a natureza e privilegia a acumulação privada. É a economia política de viés capitalista. A categoria sustentabilidade, ao contrário, provém das ciências da vida e da ecologia, cuja lógica é circular e includente. Representa a tendência dos ecossisstemas ao equilíbrio dinâmico, à interdependência e à cooperação de todos com todos. Como se depreende: são lógicas que se auto-negam: uma privilegia o indivíduo, a outra o coletivo, uma enfatiza a competição, a outra a cooperação, uma a evolução do mais apto, a outra a co-evolução de todos interconectados.

É equivocado, porque alega que a pobreza é causa da degradação ecológica. Portanto: quanto menos pobreza, mais desenvolvimento sustentável haveria e menos degradação, o que é equivocado. Analisando, porém, criticamente, as causas reais da pobreza e da degradação da natureza, vê-se que resultam, não exclusiva, mas principalmente, do tipo de desenvolvimento praticado. É ele que produz degradação, pois delapida a natureza, paga baixos salários e gera assim pobreza.

A expressão desenvolvimento sustentável representa uma armadilha do sistema imperante: assume os termos da ecologia (sustentabilidade) para esvaziá-los. Assume o ideal da economia (crescimento) mascarando, a pobreza que ele mesmo produz.

Socialmente justo: se há uma coisa que o atual desenvolvimento industrial/capitalista não pode dizer de si mesmo é que seja socialmente justo. Se assim fosse não haveria 1,4 bilhões de famintos no mundo e a maioria das nações na pobreza. Fiquemos apenas com o caso do Brasil. O Atlas Social do Brasil de 2010 (IPEA) refere que cinco mil famílias controlam 46% do PIB. O governo repassa anualmente 125 bihões de reais ao sistema financeiro para pagar com juros os empréstimos feitos e aplica apenas 40 bilhões para os programas sociais que beneficiam as grandes maiorias pobres Tudo isso denuncia a falsidade da retórica de um desenvolvimento socialmente justo, impossível dentro do atual paradigma econômico.

Ambientalmente correto: O atual tipo de desenvolvimento se faz movendo uma guerra irrefreável contra Gaia, arrancando dela tudo o que lhe for útil e objeto de lucro, especialmente, para aquelas minorias que controlam o processo. Em menos de quarenta anos, segundo o Índice Planeta Vivo da ONU (2010) a biodiversidade global sofreu uma queda de 30%. Apenas de 1998 para cá houve um salto de 35% nas emissões de gases de efeito estufa. Ao invés de falarmos nos limites do crescimento melhor faríamos falar nos limites da agressão à Terra.

Em conclusão, o modelo padrão de desenvolvimento que se quer sustentável, é retórico. Aqui e acolá se verificam avanços na produção de baixo carbono, na utilização de energias alternativas, no reflorestamento de regiões degradadas e na criação de melhores sumidouros de dejetos. Mas reparemos bem: tudo é realizado desde que não se afetem os lucros, nem se enfraqueça a competição. Aqui a utilização da expressão “desenvolvimento sustentável”possui uma significação política importante: representa uma maneira hábil de desviar a atenção para a mudança necessária de paradigma econômico se quisermos uma real sustentabilidade. Dentro do atual, a sustentabilidade é ou localizada ou inexistente.

Leonardo Boff

domingo, 18 de março de 2012

Reunião do PC do B


O diretório municipal do PC do B aprovou em reunião realizada ontem, uma resolução onde aponta a posição do Partido para as eleições municipais deste ano, além de documento que será enviado aos partidos considerados aliados, como o PT, PDT e PSB.

Segundo o Secretário de Organização do PC do B, Fernando Ricardo Filho, "o partido tem nomes para os cargos majoritário e proporcional e esses nomes serão levados à discussão com os demais partidos em época oportuna".

Abaixo a íntegra da Resolução aprovada.

Resolução nº 001/2012

O Diretório Municipal do PCdoB, de Cambuquira/MG, reunido em 17 de março de 2012, considerando as eleições majoritárias e proporcionais de outubro do corrente ano,
RESOLVE:
Abrir discussão, com as demais forças políticas cambuquirenses, relativa a possíveis alianças;
Dar preferência a aliança com partidos comprometidos com as questões sociais de esquerda ou centro-esquerda, tais como PT, PDT e PSB;
Definir a data de 10 de abril de 2012, para a inscrição de pré-candidatos nas eleições proporcionais;
Colocar para discussão a indicação de nome do PCdoB, para os cargos majoritários;
Aprovar documento, anexo à presente Resolução, como compromisso básico para aliança.
Cambuquira, 17 de março de 2012
Comissão Provisória
Do Diretório Municipal de PCdoB

sábado, 17 de março de 2012

Baile Funk


Hoje em um espaço de shows(?) será realizado mais um baile funk e a propaganda informa que mulheres de mini saias até a meia-noite não pagam e a menor mini saia receberá um celular.

É apologia ao que?

Espero que o Conselho Tutelar, o Conselho da Criança e do Adolescente, a Promotoria da Infância e Juventude, a Polícia Militar, estejam atentos ao que ocorrerá no local.

Faleceu "Chico Louco"


Faleceu o cambuquirense conhecido como "Chico Louco", que teve 85% do corpo queimado em um ato desumano e criminoso na Fernão Dias.

Segundo informações, a polícia já identificou o criminoso e espero que seja preso o mais rápidamente possível e que pague por este ato hediondo.

Cultura: Chico Buarque

sexta-feira, 16 de março de 2012

Cambuquirense é queimado na Fernão Dias


Francisco Carlos Lemes, conhecido como “Chico Louco”, de 47 anos foi socorrido na manhã desta sexta-feira (16) com o corpo parcialmente queimado em Três Corações.

Ele foi encontrado no pátio de uma empresa que fica às margens da BR-381 (Fernão Dias).

Chico foi encaminhado para o Hospital São Sebastião, de Três Corações, em estado grave. Tendo sofrido queimaduras de 2º e 3º grau e apenas os pés deles não foram atingidos.

Em vista da gravidade de seu estado, foi transferido para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

TSE proíbe uso de Twitter antes de início da campanha


Os candidatos que irão concorrer a cargos na eleição municipal deste ano não poderão usar suas contas no site de microblog, o Twitter, antes do início oficial da campanha, em 5 de julho. As inserções que fizeram poderão ser consideradas campanha eleitoral antes do período, e eles poderão ser punidos dentro da lei eleitoral. A decisão foi votada nesta quinta-feira pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a decisão, casos de abuso antes desse período, quando começam também inserções das campanhas em rádio e televisão, serão avaliadas individualmente.
Segundo a decisão do TSE, os outros candidatos que sentirem que seus oponentes feriram as regras do período anterior à campanha com comentários em suas contas do Twitter deverão entrar com ação na justiça eleitoral.

Fonte: Agência O Globo

quinta-feira, 15 de março de 2012

Captação de água em Cambuquira

Local onde será a Estação de Tratamento de Água

Dois vídeos postados no Youtube denunciam a situação da captação de água na Serra.

Os dois vídeos comprovam o que a administração do prefeito Kaka já havia detectado, tanto que uma de suas primeiras ações foi buscar recursos para a construção de uma Estação de Tratamento de Água, que está sendo executada neste ano.

O descaso de 100 anos de administrações sem compromisso com a população, levou ao estado que se encontra a captação e felizmente, agora, com uma administração voltada para resolver de fato o tratamento da água, isto vai acabar.

Veja os vídeos acessando:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=es9MoaOihjI
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Kwv9BCHQsOk#!

Aprovado no Orçamento da União mais 500 mil para o Hospital


A audiência pública realizada em 1º de dezembro de 2011 definiu que a Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento Geral da União para 2012, referente ao nosso município, seria para o Hospital Geral de Camnbuquira.

Em reunião da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, realizada ontem, a proposta de Cambuquira foi aprovada e assim, será destinado 500 mil reais para o Hospital Geral de Cambuquira.

terça-feira, 13 de março de 2012

Ministério Público denunciará militar por crimes na guerrilha do Araguaia


O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta terça-feira (13), que irá denunciar o coronel da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió, por crimes de sequestro qualificado contra cinco militantes que atuaram durante a guerrilha do Araguaia. A guerrilha foi um movimento armado contra a ditadura militar organizado pelo PC do B e reprimido pelo Exército, entre 1972 e 1975, no sul do Pará.

A denúncia, assinada por sete procuradores da República, será encaminhada nesta quarta-feira (14) à Justiça Federal de Marabá, no Pará. Se a denúncia for acatada pela Justiça, o caso pode se converter na primeira ação penal por crimes cometidos durante a guerrilha do Araguaia. Segundo os procuradores, se condenado, Curió poderá pegar de dois a 40 anos de prisão.

Fonte: G1

Fórum Mundial da Água começa com alertas sobre escassez de água doce


O Sexto Fórum Mundial da Água foi inaugurado na manhã de ontem em Marselha, no sul da França, com milhares de delegados que discutirão como encontrar soluções para garantir o acesso à água doce em condições sanitárias decentes para todos no mundo.

Sob o lema "É hora de soluções", o Fórum, que reúne durante seis dias chefes de Estado e de governo, ministros e representantes de empresas e da sociedade civil de 140 países, foi inaugurado pelo primeiro-ministro francês François Fillon.

Esta reunião sobre a água, realizada a cada três anos, foi aberta com chamados de advertência das Nações Unidas de que a mudança climática e o crescimento demográfico provocaram um aumento da pressão sobre a água, o que obriga a repensar como satisfazer esta galopante demanda do líquido.

Declarando que "os desafios são imensos e os números são tenazes", o chefe de Governo francês lembrou que "o número de seres humanos que não têm acesso à água salubre são contabilizados em bilhões".

E "o número de mortos a cada ano devido aos riscos sanitários é contado em milhões", acrescentou Fillon. "Esta situação não é aceitável", declarou o primeiro-ministro, que é também titular do ministério de Ecologia da França.

Diferentemente dos Fóruns sobre a água anteriores, o de Marselha promete "soluções concretas" para garantir uma distribuição equitativa da água, cujo direito foi reconhecido pelas Nações Unidas em 2010.

A reunião deverá ser concluída com propostas sobre como aliviar a crescente pressão sobre este valioso recurso e como repartir melhor a água potável, já que cerca de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a ela.

Entre os líderes mundiais que participarão da reunião em Marselha estão Mohammed VI do Marrocos, o chadiano Idriss Deby e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, além de cerca de 60 ministros.

Além de líderes governamentais, chefes de empresas, associações e organizações não governamentais discutirão o tema da água, esperando chamar a atenção internacional sobre a urgência de gerir melhor os recursos hídricos.

Em Marselha também será realizado um Fórum alternativo, que reunirá centenas de organizações não governamentais. Cerca de 2 mil representantes da sociedade civil, provenientes da América Latina, Espanha, Alemanha, Europa, África e Estados Unidos participarão do encontro, que tem início na quarta-feira.

Como pano de fundo destas duas reuniões está o alarmante estudo da ONU apresentado nesta segunda-feira, que ressalta que as mudanças climáticas, com suas consequentes secas e inundações, estão agravando a situação da água, ao derreter as geleiras e provocar mudanças nos padrões de chuva, o que impacta seriamente nas fontes de água.

Fonte: Yahoo! Notícias

segunda-feira, 12 de março de 2012

Diretório do PCdoB convoca reunião para discutir as próximas eleições

Recado de Bakunin


“Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.”

Do anarquista russo, do século 19, Mikhail Bakunin (1814-1876)

Mais de 30 mil escolas terão turno integral já este ano


A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda, dia 12, que mais de 30 mil escolas em todo o país terão aulas em tempo integral ainda em 2012. Segundo ela, o Programa Mais Educação, que oferece atividades em tempo integral aos estudantes do 1º ao 9º ano, deve beneficiar 5 milhões de estudantes, inclusive em escolas rurais.

"O Programa Mais Educação é responsável por uma grande transformação que já estamos fazendo em 15 mil escolas do ensino fundamental de todo o país. Hoje, 2,8 milhões de estudantes do 1º ao 9º ano já ficam na escola o dia todo. Eles participam de atividades orientadas, que vão desde o acompanhamento das tarefas escolares até a prática de esportes, aulas de arte e informática", explicou.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma ressaltou que a meta de 30 mil escolas com ensino fundamental em tempo integral era esperada para 2014, e que o novo número definido para o último ano de governo passou a ser de 60 mil escolas integradas ao Mais Educação.

"Elas (as crianças) ficam na escola, no mínimo, sete horas por dia. Lá, recebem um lanche pela manhã, almoçam e depois, à tarde, fazem novo lanche. E o que é importante: têm reforço em matemática, português, ciências, praticam esportes, têm aula de arte e ainda fazem informática", explicou.

O Ministério da Educação está com inscrições abertas até o próximo dia 30 para novas adesões das prefeituras ao Mais Educação. Ao todo, o governo deve investir R$ 1,4 bilhão este ano no programa. Têm prioridade escolas onde estudam beneficiários do Bolsa Família e também as que tiveram baixa avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"As atividades complementares podem contribuir muito para melhorar a qualidade da educação das nossas crianças", disse a presidenta. "É uma forma de superar desigualdades, permitir que todas as crianças tenham uma boa educação e acesso a atividades que serão muito importantes para o seu futuro", concluiu.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 11 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres

Análise Bacterológica das Fontes do Parque das Águas





Falta apenas o resultado da Fonte Sulfurosa, que publicaremos assim que o Laboratório nos enviar.

Bienal do Livro de Minas recebe inscrições de novos talentos literários


A Bienal do Livro de Minas está com inscrições abertas para autores independentes. Haverá um espaço dedicado aos novos talentos literários. Interessados devem entrar em contato com a Câmara Mineira do Livro até o dia 16 de março.

A bienal acontece entre os dias 18 e 27 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. O contato para inscrição é o telefone (31) 3241-3325 ou ramais 2177 e 4484. O e-mail é camara@camaramineiradolivro.com.br

PCdoB ressalta apoio à luta emancipadora das mulheres


Viva o 8 de março – Dia Internacional da Mulher

O PCdoB, no 8 de março —Dia Internacional das Mulheres —, saúda as brasileiras ao mesmo tempo que manifesta seu apoio às comemorações desta data, sempre marcada pela luta das mulheres, do Brasil e do mundo inteiro, por sua emancipação.

No ano em que se comemora os 80 anos da conquista do voto feminino, esta data tem um significado especial na trajetória das brasileiras que querem avançar na construção de um mundo de igualdade.

O PCdoB acredita que o protagonismo das mulheres é fator decisivo para o avanço das reformas democráticas, tão necessárias para impulsionar o projeto nacional de desenvolvimento que o país almeja e contribuir para se avançar na conquista da equidade.

O PCdoB acredita que a verdadeira democracia será conquistada quando a sub-representação das mulheres for superada em postos de poder e decisão, criando condições para que a mulher se realize enquanto sujeito emancipado. Neste ano eleitoral acredita ainda, que a presença das mulheres nas chapas eleitorais é fundamental para mudar a cara do Brasil.

As(os) comunistas irão às ruas neste 8 de março pela valorização do trabalho, por creches, pela real implementação da Lei Maria da Penha, em defesa do SUS, no reconhecimento do aborto como questão de saúde pública e da sua legalização, perseguindo sempre a efetivação das políticas sociais. As mulheres querem mais que atenção, mais que mobilidade social, querem, também, decidir e avançar acumulando forças para a conquista da sociedade socialista.

O PCdoB reconhece que a injusta discriminação das mulheres precisa ser superada e por isso valoriza o processo democrático como fundamental à caminhada emancipadora das mulheres.

Queremos Mais Política Mais Poder com a participação das Mulheres

Viva o Dia Internacional da Mulher

Viva a Luta das Mulheres.

Partido Comunista do Brasil - PCdoB

Dia Internacional da Mulher

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ônibus que saiu de Brasília para São Lourenço é assaltado em Goiás


Um ônibus interestadual que saiu de Brasília rumo a São Lourenço, foi assaltado na noite desta terça-feira (6) na BR-040, perto de Cristalina (GO) – cidade a pouco mais de 100 quilômetros da capital federal.
De acordo com informações da polícia, três bandidos encapuzados invadiram o veículo por volta das 22h – um dos assaltantes ficou do lado de fora dando suporte. Eles renderam e ameaçaram o motorista e 11 passageiros. Ninguém ficou ferido durante o assalto. Os bandidos levaram dinheiro, computadores, celulares e joias das vítimas.

Para impedir a passagem do ônibus na rodovia, os assaltantes colocaram troncos de árvores no meio da pista. O motorista teve que parar o veículo depois que os homens apontaram armas em direção ao ônibus. O veículo foi levado para uma via secundária, com menor movimento.

A jornalista Naira Trindade estava no veículo assaltado. Ela afirmou que os bandidos estavam "estressados". “O mais apavorante foi que, depois de revirar tudo, eles ameaçaram nos levar para o meio do mato, tirar a roupa de todos os passageiros e deixar os passageiros pelados no meio do mato.”
Naira ainda disse que os bandidos desistiram de deixar os passageiros no mato porque planejavam outro assalto. “O outro ônibus que saiu de Brasília às 20h estava se aproximando.” A passageira informou que o outro veículo não foi assaltado porque o motorista do veículo abordado teria ficado com um celular e conseguiu alertar o outro ônibus sobre o crime.

Apesar do assalto, apenas uma passageira desistiu da viagem. O crime foi registrado no posto da Polícia Rodoviária Federal de Cristalina. A polícia ainda procura pelos autores do crime.

De acordo com a empresa responsável pelo veículo, esta não é a primeira vez que um ônibus da viação é assaltado no trecho. A empresa ainda informou que, entre 2011 e 2012, quatro veículos foram abordados de maneira semelhante ao assalto desta terça.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que assaltos a ônibus são frequentes na via que liga Brasília a Cristalina e que os crimes são praticados por quadrilhas especializadas. Apenas neste ano, foram contabilizados quatro assaltos em um trecho de 200 quilômetros na área de Cristalina.

A polícia ainda afirmou que conta com apenas quatro homens para fazer a segurança na região.

De acordo com o inspetor da PRF, Daniel Bomfim, a polícia vai fazer operações para combater esse tipo de crime. “Vamos prender as pessoas que acham que isso [assalto] é fácil e veem nisso oportunidade de aferir qualquer lucro”, afirmou.

Fonte: G1 DF

segunda-feira, 5 de março de 2012

Psiquiatria & Política: Síndrome de Hubris


Na revista Cerveau et Psycho nº 34 de Agosto de 2009, foi publicado um artigo de Sebastian Diegues - neuropsicólogo do laboratório de neurociências cognitivas (Suíça) - sobre o livro de David Owen In Sickness and in Power (Na doença do Poder, em tradução livre), publicado em 2008, que descreve as patologias do carácter dos chefes de Estado durante os últimos 100 anos.
O conceito de Hubris foi retirado da filosofia grega – Platão e Aristóteles – mas também do teatro.
D. Owen descreve 14 sintomas que segundo ele, caracterizam o Sindrome de Hubris. Para ter este síndrome é preciso apresentar no mínimo 3 sintomas. Uns são próprios do Síndrome de Hubris outros são comuns aos critérios de diagnóstico da personalidade narcísica, da personalidade anti-social ou da histriónica.

1. Inclinação narcisista para ver o mundo como uma arena onde exerce o seu poder e procura glória. (*)
2. Predisposições para lançar acções susceptíveis de apresentar o indivíduo sob facetas favoráveis, isto é, que possam ornamentar a sua imagem. (*)
3. Atracção desmedida pela imagem e pela aparência (*)
4. Maneira messiânica de evocar os negócios correntes e tendência a exaltação. (*)
5. Identificação com a nação ou organização, ao ponto do indivíduo pensar que o seu ponto de vista e os seus interesses são idênticos à nação ou à organização (SH)
6. Tendência a falar de si na 3º pessoa. (SH)
7. Confiança excessiva no seu próprio julgamento e despeito pelas críticas ou conselhos de outros. (*)
8. Sentido de omnipotência sobre o que o individuo é pessoalmente capaz de realizar. (*)
9. Crença que em vez de ser responsável diante dos seus colegas ou da opinião pública, deverá responder perante um único tribunal, o tribunal da história. (*)
10. Crença inabalável que o julgamento deste tribunal lhe será favorável. (SH)
11. Perda de contacto com a realidade, associada a um isolamento progressivo. (**)
12. Agitação, imprudência e impulsividade. (SH)
13. Tendência a atribuir importância à sua visão, às suas escolhas, o que evita tomar em consideração os aspectos práticos ou a avaliar os custos e as consequências. (SH)
14. Incompetência “hubristique”, quando as coisas correm mal, porque uma confiança em si foi excessiva, o que levou o líder a negligenciar os procedimentos habituais da política e o direito (***)

Um pouco de humor
Em síntese, a característica principal deste síndrome, é ser visível a todos, menos ao próprio e aos seus fiéis.

Legenda:
(SH) Características próprias do síndrome de hubris;
* Características próprias da personalidade narcísica;
** Características próprias da personalidade anti-social;
*** Características próprias da personalidade histriónica

Fonte:Cerveau et Psycho nº 34 de Agosto de 2009

domingo, 4 de março de 2012

sábado, 3 de março de 2012

A cidade está de luto


Faleceu Maria Laura de Salles Gomes, Dona Mariazinha

Nascida em 1907, Foi a vereadora mais votada na Administração do Dr. Gabriel Carneiro. Ex-diretora do Hospital Geral, Fundadora da Creche Cantinho Feliz e do Centro Espírita Cristão de Cambuquira, lúcida, recentemente lançou mais um livro. D. Mariazinha deixa uma enorme lacuna na cidade.

Seu corpo será velado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

sexta-feira, 2 de março de 2012

José Serra não sabe o nome correto do Brasil


Pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra cometeu uma gafe ao participar do "Jornal da Band" na noite de quinta-feira (01). Ao responder um questionamento do apresentador Boris Casoy sobre a possibilidade de a crise econômica na Europa chegar ao país, o tucano disse que o nome completo do Brasil é Estados Unidos do Brasil, quando, na verdade, o país se chama República Federativa do Brasil desde 1967.

- Eles (a Europa) criaram uma moeda única na Europa sem que houvesse um país. O Brasil se chama Estados Unidos do Brasil. Os Estados Unidos se chamam Estados Unidos da América - respondia Serra, quando foi imediatamente corrigido por Boris Casoy:
- Não, o Brasil não se chama Estados Unidos do Brasi.
- Mudou? - questionou Serra.

- Se chama República Federativa do Brasil - completou o apresentador.
O tucano, então, emendou:
- O que é parecido. É federação.

Como diria aquele personagem do seriado Chaves:

- Que burro, dá zero pra ele!